Assunto ; EGR

Tópico em 'Geral' iniciado por baioneta, 8 Jul 2011.

Tags:
  1. baioneta

baioneta

11 Abr 2009
    Gostos Recebidos:
    56
    Em primeiro lugar como não sabia onde por o topic, ( mecanica ou vag com ) postei aqui
    Se algum moderador achar mal colocado agradeço que o mude.

- Após muito pesquisar sobre a EGR, cheguei a um forum em que aconselham afinar a dita, ou seja não fechar totalmente.
    Vou explicar melhor:
    A minha Allroad e os motores 2.5 TDI tem um deficit até ás 1700RPM (acho que quase todos os TDI).
    pelo que experimentei fechar através do Vag a EGR ao máximo passado, reparei que o carro deixou de morrer em baixas e ficou mais redondo.mas conforme eu tinha lido não convinha fechar totalmente, pelo que dos valores apresentados como máximo e minimo optei por dividir e fiquei com o carro igual com baixas e altas óptimas e pasme-se que está a consumir menos ( pelo menos em cidade, e estou a falar de 1 lt ) tambem noto que não preciso de acelarar tanto. desde já aconselho q uem possa que feche em metade a EGR, principalmente em carros com deficit de baixas, alem de não sujar tanto o motor não se precisa de acelarar tanto para arrancar nem faz o coice do turbo a entrar, ou seja responde desde inicio , mas conforme dito pelo Muncho cada carro é um caso pelo que existe carros que com a EGR fechada ao máximo vibram e tem que se afinar a abertura.
    resumindo eu estou contente

Eu sei que isto está mais que falado mas a maioria dos que falam não sabem o que dizem, pois a EGR não deixa o carro desenvolver pois manda gases queimados para a camara de combustão e só a partir das 2000 ou 2500 é que fecha totalmente pelo que se acelerar de repente entra muito gasóleo mas pouco ar puro e o gasóleo que não é gasto sai pelo escape dai o fumo nos arranques ora se fechar-mos a EGR por metade continuamos amigos da natureza e amigos da carteira

2. RockyBoy

RockyBoy

7 Mar 2007
    Gostos Recebidos:
    968
    mas, quando se fecha uma EGR electronicamente (com VAG) a centralina, continua a abrir \ fechar a EGR... Só se consegue fechar a EGR electronicamente e entenda-se fechar como não funcionar, através de uma REPRO, ai sim, na repro coloca-se a 0 os valores da EGR..

no meu caso, meti junta cega, fechei electronicamente atraves do processo descritivo no forum e realmente em andamento ao fazer um LOG ve-se no VAG o valor de EGR Duty a variar, logo se não tivesse a junta cega, estaria a funcionar na mesma (talvez numa menos escala). Pela via das duvidas levou junta cega..

3. tecno321

tecno321

23 Set 2009
    Gostos Recebidos:
    367
    a minha fechei-a na repro e 100%, meti 8500 no mapa todo, no inverno abro-a até ás 1900rpms para aquecer mais depressa, o meu pára de maneira igual, fuma o mesmo e sente-se o turbo igual, o carro gasta menos mas também poderá ser da repro, só a fundo gasta mais 0.5l...

4. baioneta

baioneta

11 Abr 2009
    Gostos Recebidos:
    56
    se está a gastar mais a fundo é porque anda mais e isso não tem nada a ver com a EGR, mas sim com a repro pois ela fecha-se a partir das 2000 ou 2500RPM ( varia de motor para motor, onde se nota ganhos é em baixas, eu antes de a fechar tinha que carregar mais no acelarador para arrancar agora é só um toquezinho, logo preciso de menos gasoil para arrancar, ou seja não desperdiço gasoil

5. baioneta

baioneta

11 Abr 2009
    Gostos Recebidos:
    56
    A EGR trabalha com a MAF, se fechas a EGR a MAF deixa entrar mais fluxo de ar para compensar e quem gere isso claro que é a centralina. se tapares fisicamente a EGR e não avisares a centralina ela continua a fazer o mesmo como se lá tivesse a EGRe ficas com falta de ar na mistura. se electronicamente avisares a centralina ela manda-te mais ar puro e a mistura é mais rica, por isso em baixas tens melhorias mas em altas é igual pois a EGR fecha a partir de uma certa rotação

6. baioneta

baioneta

11 Abr 2009
    Gostos Recebidos:
    56
    e o interesse disto tudo é tornar o motor mais confortavel e sem esticões mas com uma boa acelaração, e eu posso dizer que já não sinto a entrada do turbo ás 1700RPM, ou seja parecia que o carro estava a dormir até ás 1700 e depois dava um coice agora parece um carro a gasolina.....

7. RockyBoy

RockyBoy

7 Mar 2007
    Gostos Recebidos:
    968
    sendo eu um NOOB em Repros e gestão de calculos de injecção, vou questionar o que escreves-te (a vermelho):

Como é que a MAF manda mais ou menos ar??? a MAF não é um sensor que simplesmnete mede o caudal de ar?? Não é uma borboleta onde possa abrir e fechar a passagem de ar... O que pode meter mais ar (em quantidade) é o turbo porque pode comprimir (fazer mais pressão) e ai sim entra mais ar (em cm3) para a admissão..

o que dizes faz sentido sim... mas nao na MAF deixar passar mais ou menos ar.. o que no meu ver pode acontecer, é o calculador fazer mais ou menos pressao (actuando na geometria) e na injecção nos momentos em que a EGR esteja aberta ou fechada...

8. baioneta

baioneta

11 Abr 2009
    Gostos Recebidos:
    56
    É claro e tens toda a razão a MAF não manda ar simplesmente faz a leitura da temperatura e caudal de arpresumo que quem lê essa medição é a centralina que depois conforme as RPM abre ou fecha algures uma borboleta .
    Estou a falar em baixas rotações em que o valor do turbo quase não existe, e como sabemos a EGR aproveita os gases de escape ou seja sujos e sem qualquer valor explosivo.por exemplo no meu 2.5 o turbo entra em pleno ás 1800 RPM mas desde as 800 até ai custa a andar, ou seja custava que agora até parece um carro a zagolina é que está tão linear que nem se sente a entrada do turbo.
    Alem do mais está a consumir menos e tem um trabalhar mais silencioso

9. RockyBoy

RockyBoy

7 Mar 2007
    Gostos Recebidos:
    968
    não existe nehuma borboleta.. o que pode acontecer é injectar mais ou menos gasoleo,
    por exemplo, quanto mais alta for a temp. de ar menos concentraçao de oxigeneo existe, logo, em regioes de muito calor ou de grande altitude o oxigeneo é menos quantidade, a MAF faz a leitura da Temp. e injecta mais gasoleo para compensar a falta de oxigeneo na compressão.. neste caso da EGR pode acontecer isso, o carro ter mais baixas, porque o ar é limpo (niveis de oxigeneo melhores) e entao mais propicio a uma melhor combustão que por consequente melhor prestação..

da minha experiencia pessoal, não notei nada na eleminação da EGR...

10. baioneta

baioneta

11 Abr 2009
    Gostos Recebidos:
    56
    Pois eu pensava que na admissão havia um genero de borboleta ou válvula que condicionava a entrada de ar , mas seja como for estou mais contente. ( é que o carro a arrancar se fosse numa subida com o ar condicionado ligado quase que tinha que por as redutoras, e houve alturas em marcha atras que as pus.

-1º o carro tem mais baixas
    -2º para já está a consumir menos ( em cidade)

Eu não eliminei a EGRsimplesmente fecheia um pouco

11. virus

virus

19 Jul 2010
    Gostos Recebidos:
    1
    como se faz isso numa B7 de 2007???

12. baioneta

baioneta

11 Abr 2009
    Gostos Recebidos:
    56
    Acho que na tua só com reprogramação!

13. baioneta

baioneta

11 Abr 2009
    Gostos Recebidos:
    56
    Poi eu sou um leigo e descobri que a EGR ao relantim só funciona durante o +-1º minuto depois fecha-se e eu que pensava que estava aberta ao relantim !
    A função da EGR e se estou errado digam, é para cumprir com as normas anti poluição , evitando ao máximo a formação de NOX, sendo que a mistura ao ser pobre a camara de compressão não atinge temperaturas tão elevadas, e assim não se forma o NoX.
    Outra coisa que aprendi é que em temperaturas negativas a EGR mantem-se fechada até o motor atingir uma temperatura pré defenida, e eu que tinha uma ideia diferente!!!!

14. baioneta

baioneta

11 Abr 2009
    Gostos Recebidos:
    56
    Ser+a possivel que o carro esteja a consumir menos 2Lt,,,, isto através do <cb pois na realidade axo que´consome muito menos.......alguma coisa está mal!!!!!ou a galp está mal ou eu estou a enganar a GALP

15. baioneta

baioneta

11 Abr 2009
    Gostos Recebidos:
    56
    Qualquer dia começa a nascer gasóleo LoL

Partilhar esta página