Assobio ao trocar de velocidade/embraiar

Olá,

Tive que trocar a caixa de velocidades do meu A4 B6 (1.9 130cv) e depois de algumas voltas, caso puxe pelo carro numa primeira ou segunda (noto mais nestas velocidades, mas ainda andei pouco com o carro), ao embraiar / desacelerar para trocar de velocidade noto uma espécie de assobio.

Coincidência ou não, só comecei a notar esse assobio depois da caixa ter sido trocada. (Não posso garantir que não estivesse a acontecer antes)

- Existe alguma hipótese de ser a caixa em si?
- Poderá ser algum defeito da montagem? (a embraiagem é nova +/- 5000km)
- Caso não seja, alguém tem alguma ideia do que possa ser?

Obrigado



Update

Já passei na oficina para esclarecer e segundo eles, é só a descarga do turbo. É curioso nunca ter reparado neste barulho antes, mas a teoria até faz sentido. Espero que seja mesmo só isso é que esteja tudo em condições.
 
Last edited:
Não teria chegado ao turbo só pela descrição (associado à troca de caixa na oficina).

Sentiste que o carro ficou mais fraco a puxar? Mais lento a subir a rotação?
A oficina é de confiança e o turbo não tem sinais de ter sido mexido nem trocado?

Normalmente um turbo que se começa a ouvir é sinal de alerta.
Vê se tens fugas de óleo.

Se achas que a condução se mantém dentro do que estavas habituado mantem a muda dos filtros de ar em cada 15k para preservar a saúde dele sem descurar a qualidade do óleo.
 
Não teria chegado ao turbo só pela descrição (associado à troca de caixa na oficina).

Sentiste que o carro ficou mais fraco a puxar? Mais lento a subir a rotação?
A oficina é de confiança e o turbo não tem sinais de ter sido mexido nem trocado?

Normalmente um turbo que se começa a ouvir é sinal de alerta.
Vê se tens fugas de óleo.

Se achas que a condução se mantém dentro do que estavas habituado mantem a muda dos filtros de ar em cada 15k para preservar a saúde dele sem descurar a qualidade do óleo.

Não, não sinto que o carro tenha perdido força ou que demore mais a subir a rotação. A troca de caixa foi feita numa oficina da Audi.

Talvez tenha sido uma coincidência ou sou eu que estou mais atento porque estou a testar a nova caixa e a tentar perceber se está tudo ok.

Vou ficar atento e ver se continua.. mas é o que o foi dito aqui.. é a descompressão do turbo e acontece mais com o carro frio.
 
Back
Top