Arvore de cames esgalhada, como???

Boas people!
Hoje tirei a minha tampa das válvulas fora, para a semana vou fazer o serviço de distribuição e como reparei que tinha uns parafusos com a cabeça meio moida, hoje tratei de os substituir por novos, não fosse no dia de mudar a correia ficar encalhado por não conseguir tirar os parafusos da tampa das válvulas, 3 sairam a mal, mas sairam, lol
Tirei a tampa para inspecionar a arvore de cames, como tenho o carro à uns meses, ainda não sei o que ali está.
Não estava à espera de encontrar o que encontrei, sempre achei que o motor fazia um ligeiro cantar de tuches mas de resto nada de anormal, puxa bem e nada de problemas, mas isto foi surpresa. Uma das cames está um bocado em mau estado, parece que andaram ali a limar (e devem ter andado) e à volta da cavidade da tuche também tá tudo cravado.

Ali houve merd@, só não entendo o que aconteceu, terá partido a correia e uma válvula bateu no piston, ou uma tuche que gripou e deu cabo da came, não percebo, está tudo normal à excepção daquela came....
E quanto tempo aguentará isto sem me dar problemas?? É que para ficar descansado era substituir a arvore de cames e as tuches, mas isso é arrombo no orçamento!!:(

Ficam uma fotos:

Aqui parece tudo ok:



Uploaded with ImageShack.us

Mas vejam de perto:



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us

Os outros estão normais:



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us
 
Bolas......isso está péssimo!

Nem tenho conhecimentos sufecientes para sugerir se a própia cabeça em si não estará com problemas, mas se fosse a ti, preparava JÁ a carteira para uma CAM nova, touches, bronzes, etc,etc...

E isto partindo do principio que a cabeça é aproveitável......

Houve para aí uma coisa feia que não vou escrever aqui.....
 
É assim, problemas para ja nao existem. Isto parece resultado de uma reparaçao mal feita em que a cam devia ter sido substituida.
Infelizmente para ja nao tenho hipotese sequer de substituir a cam e as touches, pois so em material deve ser cerca de 600€...
O meu medo é o excentrico da cam libertar limalhas ou dar cabo da touche...

Sent from my GT-S5660 using Tapatalk 2
 
Esse valor é demasiado alto.....

Num PD com CAM nova, pelo menos para mim, fazes a festa por 500 euritos...(CAM + Touches INA + Bronzes + Topo Injectores).

Num VP, até pode ser menos.....

Nem que metesses duas touches e uma CAM e 2ª mão, não poderia ser pior do isso......e tens razão qto as limalhas...

Cumps,
 
Sim num VP deve ser um pouco mais barato.
Já andei a ver valores na net e realmente o valor que eu pensei está acima do que realmente se consegue! Arranjo uma Arvore de cames nova da Ruville por 150€ a mandar vir da Polonia, mas para a semana vou buscar o kit de distribuição da INA que mandei vir numa loja de peças que costumo ir e já lá vejo os preços do material, eles fazem-me sempre um descontinho!

Então trocando a Arvore de cames convém trocar tudo certo? Touches e bronzes e já agora o vedante.
 
Sim pelo menos nos PD`s, a fim de a coisa ficar a 100 %.

Cuidado com essas CAM manhosas....a custa disso tive de mandar uma de volta para a Alemanha, supostamente da Mogul. Resultado, tive de meter a CAM de origem já não mto boa e as touches semi-novas....

Aconselho-te a limpar isso bem, devido as limalhas.

Acho que igualmente deves remover o cárter a fim de dar uma limpeza para eliminação de limalhas.

Reza que nada tenha passado para os pistons....e verifica o estado das válvulas.

Mais do isto, sinceramente terminam aqui os meus conhecimentos, espera que algém mais competente que eu te dê umas dicas

Boa sorte nisso.
 
Apesar de notoriamente ter havido ai arte, não vejo grandes razões para alarme...

Não percebo absolutamente nada de mecanica, mas se fosse eu, não mexia em nada.
Não pode estragar-se absolutamente mais nada do que já está estragado e irias trocar com essa reparação, por isso não vejo o porquê de não continuares a a andar até um dia haver problema.

Aparentemente, por alguma razão uma das touches não quiz sair quando devia... alguem arranjou uma maneira facil de a remover e conseguiu... Quando meteram a trabalhar, a arvore acabou por se desgastar pelo serviço anteriormente feito... mas agora já tudo acamou e não vejo nada que possa estar a estragar mais...

Tudo mexe na normalidade?! Experimenta se tudo está a mexer...dá uma limpeza... oleo nisso e kilometros pra frente...
 
Sim pelo menos nos PD`s, a fim de a coisa ficar a 100 %.

Cuidado com essas CAM manhosas....a custa disso tive de mandar uma de volta para a Alemanha, supostamente da Mogul. Resultado, tive de meter a CAM de origem já não mto boa e as touches semi-novas....

Aconselho-te a limpar isso bem, devido as limalhas.

Acho que igualmente deves remover o cárter a fim de dar uma limpeza para eliminação de limalhas.

Reza que nada tenha passado para os pistons....e verifica o estado das válvulas.

Mais do isto, sinceramente terminam aqui os meus conhecimentos, espera que algém mais competente que eu te dê umas dicas

Boa sorte nisso.

Supostamente Ruville pertence ao grupo da INA, Mogul é bom mas tu podes ter tido azar...

Acredito que isto já anda assim a bastante tempo, tenho o carro à uns meses, já devo ter feito uns 5 mil kms com ele e não noto nada de anormal, puxa bem já fui com ele aos 200km/h, sem alarmes.
O antigo dono teve o carro 2 anos e disse-me que nunca teve problemas com o motor à excepção de uma vez ter batido num lancilo a tirar o carro de casa e partiu o carter, não sei se terá algo a ver ou não, o carter nota-se que foi soldado.
Não estou extremamente preocupado e acho que não é caso para tanto alarme, no entanto é uma situação preocupante.
No que toca a limalhas, acho que se existem ou existiram já foram para onde tinham que ir... mas pela condição da came em questão pode sempre nicar devido a fragilidade e libertar algo (espero bem que nao)
Relativamente a verificar o estado das valvulas, tambem gostava de saber, mas queria evitar desapertar a cabeça até porque se subtituir a arvore, touches e bronzes, devo ser eu a faze-lo, mas tirar a cabeça já vai um pouco além dos meus conhecimentos.

- - - - - - - - - -

Apesar de notoriamente ter havido ai arte, não vejo grandes razões para alarme...

Não percebo absolutamente nada de mecanica, mas se fosse eu, não mexia em nada.
Não pode estragar-se absolutamente mais nada do que já está estragado e irias trocar com essa reparação, por isso não vejo o porquê de não continuares a a andar até um dia haver problema.

Aparentemente, por alguma razão uma das touches não quiz sair quando devia... alguem arranjou uma maneira facil de a remover e conseguiu... Quando meteram a trabalhar, a arvore acabou por se desgastar pelo serviço anteriormente feito... mas agora já tudo acamou e não vejo nada que possa estar a estragar mais...

Tudo mexe na normalidade?! Experimenta se tudo está a mexer...dá uma limpeza... oleo nisso e kilometros pra frente...

Concordo com o que disseste, excepto uma coisa, devido ao desgaste do excentrico ou came, pode estar fragilizado e nicar libertando limalhas, ou provocar desgaste prematuro naquela touche, podendo até parti-la (acho eu), nem é bom pensar nisso!
E sim aquelas marcas na cabeça a volta da cavidade onde trabalha a touche podem ter sido feitas pelo mecanico a tirar a touche, não acho normal, mas é possivel... até porque as touches devem ter sido substituidas, pois a tuche em questão nao tem marcas anormais nem desgaste anormal e o excentrico que lá trabalha está todo cravado...
 
Last edited:
Sem ofensa mas mas foi dos piores conselhos que li em fóruns em toda a minha vida..

A CAM está pura e simplesmente quase a desfazer-se, e dá-se o conselho de continuar a andar?

Falo disto:

14crxx4.jpg


Acho que qq pessoa de senso comum, não precisa de saber minimamente de mecânica para concluir que isto mais tarde ou mais cedo, vai dar uma despesa maior do que a reparação.....8)

Mais depressa eu ia a uma sucata buscar uma CAM qq sem olhar ao estado da mesma e metia no carro....
BAsta algo entrar para uma valvula, e empenar a mesma, e la vai o resto do motor....já vi coisas piores, e bem por menos...

Qto ao meu caso, a CAM, qd se removeu a mesma com apenas 15k, para meter um ARL, estava toda riscada na parte dos bronzes...e a verdade é que a Mogul, mandou-me o valor da mesma e deu-me razão. Os bronzes eram originais e até seguiram com a mesma.
Agora anda a de origem, mas está sob control, e irá levar mais tarde uma de origem...

Cumps,
 
Sem ofensa mas mas foi dos piores conselhos que li em fóruns em toda a minha vida..

A CAM está pura e simplesmente quase a desfazer-se, e dá-se o conselho de continuar a andar?

Falo disto:

http://i46.tinypic.com/14crxx4.jpg

Acho que qq pessoa de senso comum, não precisa de saber minimamente de mecânica para concluir que isto mais tarde ou mais cedo, vai dar uma despesa maior do que a reparação.....8)

Mais depressa eu ia a uma sucata buscar uma CAM qq sem olhar ao estado da mesma e metia no carro....
BAsta algo entrar para uma valvula, e empenar a mesma, e la vai o resto do motor....já vi coisas piores, e bem por menos...

Qto ao meu caso, a CAM, qd se removeu a mesma com apenas 15k, para meter um ARL, estava toda riscada na parte dos bronzes...e a verdade é que a Mogul, mandou-me o valor da mesma e deu-me razão. Os bronzes eram originais e até seguiram com a mesma.
Agora anda a de origem, mas está sob control, e irá levar mais tarde uma de origem...

Cumps,


E o que lhe adianta reparar?!

Então vamos a ver:

Se reparar agora:
- Tira distribuição (Não aproveita para mudar?!?! Já que está fora.... so se for maluco é que volta a por a velha, muda tudo o que faz parte... bomba de agua inclusive)
- Troca touches (ok... troca todas... touches, veios... pernos...ok)
- Troca cames... (Vai por usada?!?! So se gostar mesmo de abrir o motor todos os meses...)
- Manda facear a cabeça para reparar o problema naquela touche... Portanto, tem que a tirar fora...
- Quandoa cabeça tiver fora, tem o motor todo aberto.. ou estou a delirar?!?!? Nessa altura é rezar para os pistons, segmentos e bloco estar com bom aspecto... Que não está de certeza, derivado dos kilometros e da aparente má manutenção do carro...

Portanto... Parece-me que não há grande diferença em relação à reparação que aprego-as...

Alem de que, nada indica que vah acontecer algo a mais do que já está... mesmo que parta a touche ou mesmo a cam... Nada significa que possa acontecer algo....


Portanto, volto a dizer que não vejo razão para mexer...

Ou melhor: Ver vejo.... é aproveitar e arranjar tudo...
Agora mudar a cam por uma usada e mudar aquela touche?!?!? Isso ainda é melhor conselho que o serviço do anterior mecânico...

Atrevia-me até a dizer que a maioria dos carros que por aqui andam, andam exactamente como esse mas pronto.... Volto a dizer que esta não é a minha praia....

- - - - - - - - - -

Edit: Não vejo nenhuma cam a desfazer-se..... Vejo uma cam que apanhou pancada com a anterior touche... So isso...

Possivelmente o meu ecrão não dá a mesma qualidade de imagem que o teu.. ;)
 
queres um conselho de um gajo que tambem é pobre...? arranjava uma cam em segunda mao ou nova, dependendo do preço e reparava isso. pelo menos cam, touches e tirava o carter limpava tudo, e via se tinha limalha e dava uma vista de olhos nos bronxes das bielas... pode ter faltado o oleo ao carro ou algo parecido e esse touche ter agarrado e teres tambem substituido os bronzes de biela e nem teres rectificado a cambota.. mas mm com a cam em segunda mao, prepara sempre 300 ou 400 euros mas é preferivel e ficas descansado por mt e mt tempo...
 
Continuar a andar como se nada fosse, também não é a melhor solução, mas gastei agora uns €€ valentes em kit de distribuição, bomba de agua, todos os filtros, etc, que tenciono mudar para a semana. O ideal era aproveitar e mudar a cam e touches, mas não vai ser possivel. Mudo a distribuição, rezo para que não tenha problemas e assim que possa trato da cam, também não existe nenhum problema em desmontar a distribuição e voltar a montar, tirando a trabalheira que dá, mas a mão de obra não deve ser problema pois traduz-se em tempo e não em €€.
Em principio se aquilo partir a garantia do stand deve cobrir. Não posso é ir reclamar com o homem pois o mais provável é ele também não saber (não costumam andar a inspecionar cams em todos os carros) e mesmo que soubesse não mo dizia...
Em relação a tirar a cabeça não queria ir tão longe.
E se esta merd@ me começa a chatear muito, por mil e poucos euros compro um motor usado com garantia....
 
E o que lhe adianta reparar?!

Então vamos a ver:

Se reparar agora:
- Tira distribuição (Não aproveita para mudar?!?! Já que está fora.... so se for maluco é que volta a por a velha, muda tudo o que faz parte... bomba de agua inclusive)
- Troca touches (ok... troca todas... touches, veios... pernos...ok)
- Troca cames... (Vai por usada?!?! So se gostar mesmo de abrir o motor todos os meses...)
- Manda facear a cabeça para reparar o problema naquela touche... Portanto, tem que a tirar fora...
- Quandoa cabeça tiver fora, tem o motor todo aberto.. ou estou a delirar?!?!? Nessa altura é rezar para os pistons, segmentos e bloco estar com bom aspecto... Que não está de certeza, derivado dos kilometros e da aparente má manutenção do carro...

Portanto... Parece-me que não há grande diferença em relação à reparação que aprego-as...

Alem de que, nada indica que vah acontecer algo a mais do que já está... mesmo que parta a touche ou mesmo a cam... Nada significa que possa acontecer algo....


Portanto, volto a dizer que não vejo razão para mexer...

Ou melhor: Ver vejo.... é aproveitar e arranjar tudo...
Agora mudar a cam por uma usada e mudar aquela touche?!?!? Isso ainda é melhor conselho que o serviço do anterior mecânico...

Atrevia-me até a dizer que a maioria dos carros que por aqui andam, andam exactamente como esse mas pronto.... Volto a dizer que esta não é a minha praia....

- - - - - - - - - -

Edit: Não vejo nenhuma cam a desfazer-se..... Vejo uma cam que apanhou pancada com a anterior touche... So isso...

Possivelmente o meu ecrão não dá a mesma qualidade de imagem que o teu.. ;)

:eek::eek::eek:

É impressão só minha ou será que afinal percebes alguma coisa de mecanica?:D

Agora em relação a essa CAM devo-te dizer que nem eu ficava descansado até ter isso em ordem nem que tivesse que desfazer o motor todo.
Claro está que teria que fazer grandes sacrifiçios para fazer tal operação mas isto é uma opinião de quem realmente não percebe nada de mecanica :D

Compreendo perfeitamente o ponto de vista do PC-Winboard como tambem entendo que niguem ficava descansado com esse problema mas se já tens isso á algum tempo e nunca te deu problemas então é porque o pior já passou mas uma vez que vais mudar a distribuição aproveitava para fazer uma bela revisão a isso.

Abraço!

;)
 
Last edited:
pelo que percebi, ainda tens garantia de stand? se sim ya já para lá para que ele resolvesse essa questao, a garantia e para isso mesmo, tudo bem que ele podia não saber, agora estares a arrecadar uma despesa de motor tendo a garantia e que não....

Fikem Bem...JeT
 
Back
Top