Arrefecimento do motor (ventoinhas)

Boas...

Estou com uma duvida!

Com o calor que agora está a fazer e ainda por cima depois de uma viagem em AE de +-1hora. Não seria de esperar que depois de parar o carro, até mesmo com o motor ainda em funcionamento, de as ventoinhas de arrefecimento entrarem em funcionamento?

Eu acho que alguma coisa não está bem no meu carro, porque troquei este ano o termóstato e o sensor de temperatura, porque não estava a fazer correctamente a leitura da temperatura do líquido de arrefecimento e julgava que seria por isso que não funcionavam. Mas agora que "tudo" está OK, alguma coisa está a faltar!

O que será??

O motor é o 1.9TDI 110cv de 2000, leitura de água e óleo, está sempre tudo bem. O óleo não passa dos 100ºC e a água estabiliza nos 90ºC.

Quem me pode ajudar com isto?


Cumprimentos 8)
 
Não se passa nada é mesmo assim.
A minha em 8 anos nunca ligou o ventilador eletrico por temperatura no motor.
Não te esqueças que tens um ventilador com acoplamento viscoso que está sempre em movimento enquanto o motor está a trabalhar, o ventilador que está ao lado desse, esse sim eletrico, funciona quando ligas o A/C.
Para esse eletrico ligar por temperatura no motor só se estivesse mesmo em excesso de temperatura
 
Penso eu que a probabilidade de as ventoinhas entrarem em funcionamento em trânsito será bastante maior que em AE, mesmo em viagens longas ... Costumas apanhar grande trânsito em alguma situação da rotina?? Nessa situação as ventoinhas não disparam??


Epá, tens os sensores novos, e o carro não aquece nadinha, tudo isso para mim são bons indícios ...
 
Boas...

Estou com uma duvida!

Com o calor que agora está a fazer e ainda por cima depois de uma viagem em AE de +-1hora. Não seria de esperar que depois de parar o carro, até mesmo com o motor ainda em funcionamento, de as ventoinhas de arrefecimento entrarem em funcionamento?

Eu acho que alguma coisa não está bem no meu carro, porque troquei este ano o termóstato e o sensor de temperatura, porque não estava a fazer correctamente a leitura da temperatura do líquido de arrefecimento e julgava que seria por isso que não funcionavam. Mas agora que "tudo" está OK, alguma coisa está a faltar!

O que será??

O motor é o 1.9TDI 110cv de 2000, leitura de água e óleo, está sempre tudo bem. O óleo não passa dos 100ºC e a água estabiliza nos 90ºC.

Quem me pode ajudar com isto?


Cumprimentos 8)

Tanto quanto sei, o que é normal é que em AE sem trânsito o motor arrefece com a entrada de ar pela grelha resultande da maior velocidade a que o carro circula. Esta é a situação em que menos precisa de ventoinha.
Já em transito de pára/arranca (em que quase não há entrada de ar natural) é que a ventoinha faz o seu papel de mandar ar para o radiador para arrefecer o motor.

Por isso não me admira que a tua ventoinha não dispare.
 
Tanto quanto sei, o que é normal é que em AE sem trânsito o motor arrefece com a entrada de ar pela grelha resultande da maior velocidade a que o carro circula. Esta é a situação em que menos precisa de ventoinha.
Já em transito de pára/arranca (em que quase não há entrada de ar natural) é que a ventoinha faz o seu papel de mandar ar para o radiador para arrefecer o motor.

Por isso não me admira que a tua ventoinha não dispare.

Ora aí está! ;)

Nem mais!...
 
Tanto quanto sei, o que é normal é que em AE sem trânsito o motor arrefece com a entrada de ar pela grelha resultande da maior velocidade a que o carro circula. Esta é a situação em que menos precisa de ventoinha.
Já em transito de pára/arranca (em que quase não há entrada de ar natural) é que a ventoinha faz o seu papel de mandar ar para o radiador para arrefecer o motor.

Por isso não me admira que a tua ventoinha não dispare.
Ora aí está! ;)

Nem mais!...


Peço desculpa de discordar... :roll:
 
Tanto quanto sei, o que é normal é que em AE sem trânsito o motor arrefece com a entrada de ar pela grelha resultande da maior velocidade a que o carro circula. Esta é a situação em que menos precisa de ventoinha.
Já em transito de pára/arranca (em que quase não há entrada de ar natural) é que a ventoinha faz o seu papel de mandar ar para o radiador para arrefecer o motor.

Por isso não me admira que a tua ventoinha não dispare.

É um pormenor que parece que não tem muita importância, mas se funcionar ao contário não arrefece... aquece...

A ventoinha puxa o ar do exterior não manda o ar... ;)
 
É um pormenor que parece que não tem muita importância, mas se funcionar ao contário não arrefece... aquece...

A ventoinha puxa o ar do exterior não manda o ar... ;)

Bem, na verdade também arrefecia... tirava ar quente do compartimento do motor em vez de mandar ar frio 8) mas arrefecia bem menos... era churrasco de motor na certa ;)
 
Epa expliquem ao rapaz como deve ser.


O teu motor tem uma coisa chamada Viscoso, que nada mais é que uma ventoinha que esta sempre a trabalhar e aumenta e diminui a velocidade consoante a rotaçao do motor, ou seja quanto mais depressa vais ou com mais rotaçao mais ela roda, logo é perfeitamente normal e obvio que a eletrica (Que até é do ar condicionado, mas em caso de sobreaquecimento dispara) nao funcione


É sinal que está tudo perfeitamente normal e a funcionar de forma correcta no teu carro
 
Obrigado a todos! A minha principal dúvida, era o caso dos ventiladores não se ligarem após o desligar do carro.

Mesmo assim fiquei esclarecido e pelo menos mais descansado! É que não queria num dia destes de verão, depois de dar muito andamento ao carro, chegar à garagem e ter um A4 feito em Churrasco... :D

Como eu conduzo muitos carros diferentes e actualmente ando é um clio de 98 que no fim do dia liga lá os ventiladores que parece uma daquelas bufadeiras de inverno a mandar calor e como sempre conduzi VAG's, sinceramente nunca dei conta do mesmo, mas tinha ideia que acontecia o mesmo!
 
Epa expliquem ao rapaz como deve ser.


O teu motor tem uma coisa chamada Viscoso, que nada mais é que uma ventoinha que esta sempre a trabalhar e aumenta e diminui a velocidade consoante a rotaçao do motor, ou seja quanto mais depressa vais ou com mais rotaçao mais ela roda, logo é perfeitamente normal e obvio que a eletrica (Que até é do ar condicionado, mas em caso de sobreaquecimento dispara) nao funcione


É sinal que está tudo perfeitamente normal e a funcionar de forma correcta no teu carro

O meu A3 8L 1.6 AKL n tem viscoso :(
 
Back
Top