Arranque e morre...

Boas tardes :)

Hoje de manhã, aconteceu-me uma coisa, na minha opinião, estranha...

A4 B5 1.9TDI 90Cv de 95... Após 20Km de andamento, distancia de casa até ao estágio, vou deixar o meu colega, e quando meto-me à estrada, uma estrada com movimento, tive uma oportunidade de me meter e arranque um pouco depressa, mas sem problema...
Portanto, até aqui... Parado, à espera de uma oportunidade para me meter, arranco com alguma rapidez, 1ª até às 3500RPM, + ou -... Meto 2ª e calquei pé, e o carro simplesmente morre, ou seja, desce até às 1000RPM e engasga-se... Volto a arrancar, desta vez calmamente, e o carro atrás apita :)lol:), meto 1ª e calco acelerador e o carro nasce outra vez, com alma, meto 2ª, calco outra vez e 3ª, 4ª e 5ª e tudo normal...

Fiquei com o coração na boca, como se costuma disser, porque, pensava eu, que já tinha lixado o carrito com aquele arranque :':)':)'(

O carrito é velhinho já, tem à volta de 330 mil Km e de motor está totalmente original. Às 2000RPM, se calcar ouve-se o turbo a assobiar como se o turbo estivesse novo, penso que o intercooler foi mudado à coisa de 10 anos atrás, devido a uma batida que a minha mãe sofreu, faz uma fumarada preta, penso eu que seja normal devido aos Km, e é só revisões e gasóleo para dentro.


O que acham que se passou com o carrito? :( Agora que vou começar a andar nele mais vezes, estava a pensar em colocar EGR off através de juntas cegas e através do VAG-Com e continuar a meter gasóleo :lol:

Fiquei o dia todo a pensar no que aconteceu...
 
boas e bem vindo

...situaçao do catano um gajo arrancar no transito e puff :S
desligas-te o carro e voltas-te a ligar?
 
boas e bem vindo

...situaçao do catano um gajo arrancar no transito e puff :S
desligas-te o carro e voltas-te a ligar?

estás a referir-te ao safemode, mas acho q nos 1.9 tdi mais antigos ele faz safe, e mal normalize os valores volta ao modo normal sem ser necessário desligar e ligar o motor...

mas tb acho q foi isso q aconteceu, será melhor fazer um diagnostico (vag-com) ao carro pra tentar perceber o q se passou...
 
Se tiveres oportunidade, liga ao Vag-Com, e ve se alguma erro surgiu dessa situação ... Deverias mesmo liga-lo, pois pelo que deu a entender, não custumas andar permanentemente com o carro, e quiçá já tenha feito isso anteriormente sem ser nas tuas mãos,ou até pode já lá ter algum erro detectado anteriormente ...
 
estás a referir-te ao safemode, mas acho q nos 1.9 tdi mais antigos ele faz safe, e mal normalize os valores volta ao modo normal sem ser necessário desligar e ligar o motor...

mas tb acho q foi isso q aconteceu, será melhor fazer um diagnostico (vag-com) ao carro pra tentar perceber o q se passou...

Agora que falam nisso, poderá ter sido um safe...

Mas até agora, pensava que era, como já vi acontecer, mas foi num Ibiza 6K. O meu colega tem linha directa, turbo d'origem 15, injectores, intercooler mas não tinha parte electrónica revista... O motor desse 6K também era o de 90Cv. Fui com ele testar numa recta com pouco movimento e o que aconteceu foi que ele levou a 3ª até às 4000RPM, mete 4ª e o carro morre, o rapaz calcava no pedal e o carro correspondia mas muito lento... Parecia a "minha" Ford Transit que é só a gasóleo.

O rapaz encosta, desliga e volta a ligar o motor, e parece que não se passou nada... Arrancamos normalmente, apenas a única diferença é que o rapaz não passou das 3500RPM até 4ª e o carro correspondeu normal.

Não desliguei o motor, apenas quando ele "morreu" em 2ª, calquei outra vez no pedal, e ele engasgou mas estava a começar a desenvolver, e eu voltei a colocar a 1ª e a arrancar normalmente até às 2500RPM e ele a partir daí foi como não tivesse acontecido nada... Fiquei assustado e preocupado, mas como até sair do estágio, ir ao Pinhal Novo e voltar para casa, não voltou a acontecer mais.

Vou ver essa situação através do VAG-Com.

Obrigado pelas respostas amigos Audistas :)
 
Bom, hoje aconteceu o mesmo, ou melhor, parecido... Entrei à estrada e puxei 1ª e o carro parece que ficou "preso" nas 4000RPM. Meto 2ª e o carro baixa até às 1500RPM e começa a soluçar mas a andar normal até às 2000RPM, onde o turbo depois começa a encher e volta tudo ao normal...

Cheguei ao estágio, e falei com um amigo, que é "mecânico" e que até percebe mais ou menos de carros... Expliquei-lhe a situação, e ele apontou-me algumas "dicas" para explorar...

1 - MAF
2 - Filtro de ar (entupido, a precisar de um novo)
3 - Intercooler entupido
4 - Sensor qualquer na centralina
5 - Tubo para que vai para o intercooler furado, ou até mesmo no intercooler...
6 - Turbo com geometria presa
7 - Turbo a dar as ultimas...

Com isto tudo, posso concluir que se calhar tenho de gastar uns €€€ para ver o que se passa com o bicho...

O que acham que se anda a passar com o meu bichinho? :)
 
o bichinho ta a pedir que lhe ponhas o vag primeiro a ver se regista algum erro..

:)

Sim, irei colocar o vag, mas infelizmente só posso daqui a 2 semanas... Até lá, vou tentar andar com ele calmamente...

Mas entretanto vou tentar falar com uns colegas do estágio que também são destas andanças, para ver se alguém tem pelo o cabo...
 
Back
Top