Arranque a frio motores TDI

Olá a todos.

Com este tópico pretendo ajudar todos aqueles que como eu não encontram solução para este problema.

Não sou nenhum entendido em mecânica, apenas quero partilhar a minha experiência na resolução deste problema que muita dor de cabeça me deu durante muito tempo!

Tenho um A3 2.0 TDI Sportback de 2004 (BKD) com caixa DSG.

Estou muito satisfeito com ele, mas desde que o comprei, sempre custou a pegar a frio! Os sintomas são comuns a muitos utilizadores aqui no fórum e a muitos outros, muitos mesmo, que tenho encontrado em sites e fóruns por todo o mundo!...

- A quente pega sem problemas, a frio a história é outra!

- Custa a pegar a 1ª vez no dia, depois pega sempre bem, a não ser que fique parado mais de 4 ou 5 horas, aí custa de novo a pegar! Demora por vezes quase 5 segundos a pegar e quando finalmente pega, parece que fica instável por momentos, como se lhe faltasse gasóleo...
Notei que as variações de temperatura exterior faziam diferença, parecia que quanto mais quente, melhor.
De referir que levou uma cabeça nova aos 102.000m pela AUDI, (começa por B) cheguei a pensar que fosse de novo o mesmo problema, mas o liquido refrigerante nunca desceu no nível, não fazia fumo branco no arranque, por isso coloquei de lado essa hipótese...

Com o VAGCOM comecei por verificar erros...nada! Eis o que verifiquei a seguir por ordem;

- A injeção não estava no ponto, estava a -3.60! Pensei logo que estava aqui o problema, coloquei a 0 mas não resolveu o problema, apesar de notar uma enorme melhoria no ralenti (o motor está muito suave e silencioso agora)
- Alterei a injeção (Injection Quantity)
- Sensores de temperatura do radiador e do motor
- Tubagens gasóleo sem fugas, mas mesmo assim coloquei válvula antirretorno
- Verifiquei o funcionamento da bomba do gasóleo no depósito
- Filtro gasóleo trocado (Reservatório do filtro foi também purgado)
- Motor de arranque limpo
- Bateria nova