aquecimento excessivo - audi 80

Boas.

Tenho um audi 80 avant 1.6 GPL, com quase 350 mil kms (300 mil a gás, logo as válvulas e retentores já não estão com muita saúde), e nestes dias quentes deparei-me com um problema:

- a carrinha em estrada, a temperatura situa-se entre os 85-90ºc;
- como o motor já tem alguns kms ;), em cidade nas filas de trânsito, o ponteiro chega aos 100ºc e nessa altura as ventoinhas do radiador entram em funcionamento;
- acontece que estas apenas funcionam 20 segundos, não arrefecendo quase nada o motor....; :S
- o motor quando trabalha a 100ºc queima um pouco óleo, deitando por vezes algum fumo azulado;

É normal as ventoinhas não funcionarem mais tempo para arrefecer mais o motor ou se o sensor-interruptor das ventoinhas que está no radiador poderá estar a passar-se??!!! :roll:

Gostava que a carrinha funcionasse sempre em torno dos 90ºc, pois assim quase não consome óleo!

Obrigado pela ajuda. :p

P.S. Já pensei em rectificar a cabeça do motor, válvulas e retentores, mas enquanto o motor puxar bem como puxa, deixo-me estar quieto!!! 8)
 
podias começar por ver se os tubos do circuito de refrigeração estao todos (entrada e saida) com a mesma temperatura (quentes), se não estiverem deve ser o termostacto

se estiverem deve ser a valvula de temperatura (a tal do radiador)
 
Outro facto:

- quando o AC está ligado a carrinha nunca passa dos 90ºc, provavelmente pq as ventoinhas devem estar ligadas.

O termostato está bom, pois a água passa para o radiador, e o sensor da temperatura tb. ;)

Vou experimentar a ligar ao vag-com a ver se dá algum erro...não me tinha lembrado... :roll:

Entretanto, tb não me custa muito trocar o interruptor das ventoinhas... :lol:

Opiniões são bem-vindas... :p
 
Com o termostato avariado a agua passa na msm o k não é a quantidade certa para não passar dos 90º...eu apostava + no termostato mas :roll: :roll: :roll:...
 
Visto por esse lado, pode não abrir completamente o termostato... :roll:

Vou tentar trocar, pois tb não tenho nada a peder...

Quanto ao interruptor da ventoinha: É aquela peça que normalmente está no radiador que quando o líquido da refrigeração chega a uma determinada temperatura, ela deixa passar corrente accionando as ventoinhas do radiador, daí chamar interruptor - em inglês: Radiator switch fan. :)
 
...não deve ser o termostato pois o que acontece quando este avaria é que fica aberto....probavelmente vai notar-se no inverno quando o carro demorar a aquecer. O meu 80 tdi nessas circunstancias tambem por vezez aquece aos 100º....mas já se sabe que num diesel é mais normal e 100º não é uma tempratura muito elevada....
 
Back
Top