Apresentação

Bom dia sou o Miguel do Porto e ainda não tenho um. Audi. Como recentemente fui pai do 2° estou à procura de um carro familiar e ao mesmo tempo tenha bom espaço para alguma carga para a minha atividade. Como sempre gostei da audi e tenho "apalavrada" uma audi allroad 2.5tdi c5 2001, gostei muito do estado da carrinha e corresponde ao que procuro. A carrinha tem 278000kms, a suspensão foi convertida para molas. Pelo que me disse o vendedor que é mecânico, a carrinha teve parada durante 5 anos por causa do valor da reparação da suspensão, (por isso decidiu converter em molas). Dei uma volta na carrinha e parece tudo ok. Apenas quando se "puxa" um pouco por ela o turbo assobia a mudar de velocidade. O mecânico lá da zona aconselhou me apenas a fazer revisão e trocar correia de distribuição, dado ao tempo que esteve parada. Conclusão, o meu objectivo é pela vossa experiência com carrinhas deste género o que posso esperar? Se puderem dar uma ajuda agradeço no entanto se fechar negócio apresento o "novo" brinquedo. Obrigado e continuação de um bom dia.

A primeira questão, é se de facto tens possibilidade de manter essa carrinha. Dá suspensão problemática, está resolvido. De motor, são fiáveis e muito resistentes, mas com um custo de manutenção bem pesado face a um 1.9. Portanto há que ver vem a situação. Os 2.5 são bons, mas requerem uma manutenção muito apertada e minuciosa que se torna dispendiosa. Também, como motor, há 2 aspetos a ter em conta:
1- se é AE na maior parte dos trajectos
2- se faz falta ter o tipo de potência/benefício/consumo do 2.5tdi

Esse motor tem muito para dar, mas é na auto estrada. Na cidade, mais vai parecer uma ford transit das antigas do que um carro. É molengao em baixas, pouco agil. A força está sempre presente, a aceleração é que não. O 2.5 mostra a sua boa capacidade fora da cidade em que só quer é andar mais e mais.
Já o 1.9tdi 130vc é muito mais eficaz e agradável em cidade, anda bem na mesma na AE. E gasta bem menos combustível. Consegues médias boas de 7ltrs em cidade e 5.7 em AE. Claro que pisando gasta mais um pouco.
No caso de reparações e avarias, terás muito mais despesa no 2.5 face ao 1.9. Portanto há prós e contras bem notórios. Só tu podes decidir o que melhor se enquadra no teu dia a dia e carteira.

Agora eu pessoalmente, acho a allroad mais engraçada de aspecto, mas prefiro uma b6 1.9tdi em todos os aspectos económicos e utilização.
A bem dizer, só gostaria da 2.5tdi para viajar de férias. No dia a dia nunca seria opção.

Back