Altifalantes (colunas), como escolher?

Investigando na net cheguei a conclusão que o valor que esta relacionado ao volume é a sensibilidade da coluna quanto maior, melhor, e também observei que algumas colunas com valores de Peak Power e Rated Power tem valores menores de sensibilidade, em relação a algumas de menor Peak Power e Rated Power.

A minha duvida é se ser um altifalante de com valores de Peak Power e Rated Power baixos é mais vantajoso que ter um altifalante de Peak Power e Rated Power alto mais com a mesma sensibilidade, pois, estas requerem menos poder do amplificador pela mesma sensibilidade.:S
 
??? chinês é na porta ao lado amigo xD onde diz "EDP", aqui é "audipt" looool não estou a brincar xD

desculpa não percebo nada disso mas estou curioso :)
 
O que importa saber é sempre apenas o Rated power (RMS), e não o peak power (MAX). O peak é o máximo que a coluna consegue produzir se tivesse todas as condições perfeitas para o seu funcionamento, sem distorções, num sinal super limpo, e a 14.4v normalmente, ou seja, uma coisa que raramente algum carro terá. O rated (RMS) é a potência continua que a coluna puxa constantemente, e é o mínimo que tens de lhe fornecer para que ela funcione em pleno.

Normalmente quanto mais RMS a coluna tiver, mais ela aguentará, e melhor será a qualidade de som. O ideal e o correcto é "casar" os valores RMS do amplificador, com os RMS da coluna a comprar, assim o amplificador trabalha em pleno, e o mesmo se pode dizer da coluna.
Se o valor RMS da coluna for inferior ao RMS mandado pelo amplificador, á que mexer no ganho (GAIN) do amplificador, um botão redondo que lá existe, e reduzir o valor, de forma a não forçar os limites da coluna. (Amplificadores Audi OEM não sei se têm o tal botão de GAIN, se não tiver a solução e mesmo comprar com RMS iguais).
Se eventualmente a coluna for boa, ou tiver mais RMS que o ampli conseguir fornecer, não convém liga-la a esse amplificador, pois as colunas gostam muito pouco de trabalhar com menos potência do que o recomendado ... Elas irão trabalhar sem duvida, e até podem trabalhar sem se queixar, mas não irão durar muito tempo.

Quanto á gama de frequências, depende da marca, e do tamanho da coluna. Óbvio que quanto mais frequências conseguir produzir, melhor será a qualidade de som, mas tambem não estás á espera tirar o mesmo som (por exemplo os graves, ou a batida) de uma coluna de 10 cms, em comparação com uma de 16 ou 20 cms por exemplo ....



Espero ter ajudado qualquer coisa

Abraço
 
Back
Top