Allroad C5 2.5tdi

Olá a todos,

Bem já estou inscrito no fórum à uns quantos anos, mas estive 12 anos longe dos Audi’s, regressando agora com um dos mais mediáticos e talvez problemáticos de sempre.

Recordo-me que um dos motivos que me levou à 12anos atrás a vender a A4 foi os custos de manutenção elevados e a necessidade de ter um carro 0km pois estava a fazer 50.000km/ano e não era viável todos os meses ter que despender 200/300€ para a manutenção da máquina, é com muita pena minha desfiz-me dela após ter “investido” alguns milhares.

Agora regresso talvez com um dos modelos mais caros de manter, mas como amante da marca, tenho a expetativa que só acontece aos outros e não a mim .

Fiquei com uma retoma, uma allroad de fins do ano 2000 com 230000km. A mesma parece estar muito estimada em termos mecânicos tendo alguns apontamentos normais para a idade.

As minhas maiores preocupações prendiam-se com o famoso problema da árvore de cames e da suspensão pneumática que até ver está tudo ok. Já me falaram também na bomba injetora, mas também não aparenta estar com problemas pelo que vou mantendo as figas feitas.

Dos problemas que quero resolver a curto prazo enumero os seguintes:
- display multifunções. Trabalha mas mal se percebe.
- colunas. Estão sinceramente horríveis, rebentadas creio eu. Não são Bose. Este problema sinceramente preocupa-me pois ao que entendi as colunas que têm são demasiado específicas e não sei como poderei resolver esta situação de forma econômica.
- substituição das abas de roda do lado direito. Uma está amassada e a outra estalada.
- pequena mossa junto à aba frente direita.
- colocar sensores de estacionamento frente e trás de maneira que fique bom e que sejam fiáveis pois a garagem obriga a várias manobras e a patroa que é quem usa a máquina já fez questão de marcar o para-choques frontal.

Depois há algumas modificações que queria fazer, como colocar um rádio 2din mais moderno que suporte Apple CarPlay e que possibilite uma câmara traseira. Ele tem o navigation plus mas além de básico não é muito fácil de utilizar. Também queria colocar e averbar umas películas. E por fim tentar mantê-la o melhor possível.

Confesso que inicialmente pensei que fosse uma grande máquina em termos de prestações, para justificar o elevado consumo de gasóleo, mas aparenta ser um pouco “arrastadeira” tendo eu preferido adotar uma condução mais de alguém com 70 anos, pois para ela desenvolver tem de se puxar pela mudança é isso seguramente irá agravar ainda mais os consumos. Mas temos de ver o lado positivo, segurança e conforto são Top! e como é a patroa e o puto que andam com ela, é imperativo que assim seja.

Caso algum de vocês consiga dar-me umas indicações de como resolver alguns daqueles problemas mencionados, fico como sempre extremamente agradecido.

Abraço a todos,
Ricardo Jordão













 
Back
Top