Alinhamento de direcção

Amigos,
andava a sentir a frente do carro a resvalar quando fazia curvas muito apertadas, tipo no limite da direcção.
Para além disso, o pneu da frente do lado direito por dentro começou a apresentar um desgaste anormal.
Pensei que fosse a direção desalinhada e como tal fui a uma casa da especialidade. Fiz o alinhamento e recebi o relatório que podem ver mais abaixo.
Fiquei com algumas dúvidas e como tal, aqui ficam:
Dianteira
- Camber: O valor da roda direita não deveria ser igual ao da esquerda? Para além de estar fora do limite das especificações. O camber indica a inclinação da roda em relação ao solo? Se fosse 0º, a roda estaria perpendicular ao solo???
- Convergência: dianteira está dentro do especificado, mas não deveria estar exactamente igual nas duas rodas?
Traseira
- Camber: Novamente uma grande diferença, tendo o lado direito um valor mais elevado que o esquerdo.
- Convergência: A roda esquerda no limite mínimo e a esquerda no máximo... Isto não me parece bem...

Em relação aos ângulos secundários, não faço ideia do que sejam.

Podem dar-me uma ajuda tendo em atenção o relatório que se segue:
alinhamentozm9.jpg

Desde já obrigado.

Em relação ao camber tens razão a roda direita ficou fora da tolerância admissivel. Quanto à convergência ambas estão dentro da tolerância se bem que aqui é que se vê o profissionalismo de cada um :evil:

Quanto à perpendicularidade, penso que sim, 0º é a perpendicularidade.

Quanto à traseira, lá está a questão do profissionalismo.

Podes e deves, se quiseres, voltar lá para que te coloquem a roda dianteira dentro das especificações e apelar, com calma, ao profissionalismo para que te coloquem a traseira com alguma simetria, sendo que a primeira eles são obrigados as outras como estão dentro das tolerâncias ....

O mais engraçado é que foi o Eng. da Audi que me recomendou esta casa... têm um sistema de alinhamento a laser, ajustam-lhe a convergência das rodas e o camber sem problemas....

Quando o mecanico terminou o serviço perguntei-lhe se não ajustava as rodas traseiras, ao que ele me respondeu que as mesmas não têm regulações!!! :o

Tou a ver que vou ter de dar um chasinho ao eng. da Audi e depois ao gajo que me alinhou a direcção.

Alguem sabe as especificações exactas recomendadas pela Audi para o alinhamento de uma A4 B6 Sline de 2004? Se os pneus também importam, tem uns 235/40 ZR18.

BacoTuga disse:
O mais engraçado é que foi o Eng. da Audi que me recomendou esta casa... têm um sistema de alinhamento a laser, ajustam-lhe a convergência das rodas e o camber sem problemas....

Quando o mecanico terminou o serviço perguntei-lhe se não ajustava as rodas traseiras, ao que ele me respondeu que as mesmas não têm regulações!!! :o

Tou a ver que vou ter de dar um chasinho ao eng. da Audi e depois ao gajo que me alinhou a direcção.

Alguem sabe as especificações exactas recomendadas pela Audi para o alinhamento de uma A4 B6 Sline de 2004? Se os pneus também importam, tem uns 235/40 ZR18.

Pois. A mim tb ja me disseram q não dava para regular NADA nas rodas trazeiras...

bta4200401bc2.jpg

bta4200402qk6.jpg

bta4200403wu0.jpg

bta4200404ly4.jpg

bta4200405oq3.jpg

bta4200406zp3.jpg

Parece-me que serão estes os valores a considerar, de qualquer forma posso dizer que considerei um Audi A4 Avant 2004 8E5 motor AVF e caixa FPN. Mas, tal como se lê, aplica-se a todas as motorizações. ;)

boas alinhei a direção hoje os entendidos que digam se ficou bom , para se naõ ir reclamar , um obrigado a todas as respostas

alinhamento.jpg

A saga continua....
Depois de ir reclamar, o resultado é este:

Confrontei o "técnico" com o facto de o camber da roda da frente direita estar fora do limite - respondeu-me dizendo que o carro não tem essa afinação à frente.
Disse-lhe ainda que as rodas de trás não têm o mesmo valor de convergência - resposta foi que estão dentro dos limites que a marca indica.

Esta oficina está oficialmente riscada do meu mapa :evil:

Back