Alinhamento de direção, será algo do outro mundo?

Boas

Em janeiro troquei a cx de direção do meu A4 B5 por uma recondicionada, até ai tudo bem, o mecânico teve o cuidado de deixar tudo nas marcas para ao montar tudo ficar igual e ficou, mas fui na mesma alinhar a direção, desde então que fiquei com o volante fora do ponto, fui 2x e nada.

Hoje fui a outra casa, meteram os valores corretos na maquina para a versão do carro SPORT (será que o problema está aqui, o carro é a versão sport) saí/voltei lá pois agora estava o carro a fugir para a esquerda, uma das jantes tem um pequeno empeno, meteu se trás->frente, igual, aliviou um pouco. Terei de ir lá amanhã novamente para fazer mais coisas e ver se dão com o problema.

Que azar o meu com este tipo de serviços, só de me lembrar que no A5 estive 1ANO!!! com o volante fora do ponto por ninguem me conseguir resolver a questão do alinhamento, mas resolveu se.
 
como em todo o lado ha bons professionais e ha maus professionais comigo ha passado cuase igual ate que levei a um alinhador que sabe do assunto e o carro ficou com uma direcao totalmente diferente
 
Esta semana foi a por pneus a frente e lá se tentou alinhar e fazer com que o volante fique centrado, sem efeito, devolveu os 20€ do serviço. Já ano nisto desde janeiro.
 
Esta semana foi a por pneus a frente e lá se tentou alinhar e fazer com que o volante fique centrado, sem efeito, devolveu os 20€ do serviço. Já ano nisto desde janeiro.


Tens de ver se tens alguma folga nos braços de suspensão. E vê também folgas nos rolamentos das rodas.
 
Esta semana foi a por pneus a frente e lá se tentou alinhar e fazer com que o volante fique centrado, sem efeito, devolveu os 20€ do serviço. Já ano nisto desde janeiro.
Fogo! Isso num B5 é facílimo! (centrar o volante).
Um pouco mais complexo é o alinhamento para ficar bem e não romper pneus por dentro ou por fora.
Como bem dito acima, verificar existência de folgas.
Em caso negativo, alinhar a direção (sem fazer caso do volante).
No final, retirar airbag do volante (bateria desligada com antecedência), se o desvio for pequeno apenas basta retirar o volante da coluna e reposicioná-lo centrado. Ao colocá-lo, ter atenção ao ecrã do banco de alinhamento para ver que não se tenha desviado (mas também se pode fazer fora do banco, neste caso tem de se ir à estrada fazer teste e ver se ficou bem à primeira).
Se o desvio for muito acentuado, caso de troca de caixa de direção, pode ser necessário centrar o enrolamento da fita destorcedora do airbag e buzina.
Por fim ligar bateria (com a chave fora da ignição) e aguardar 10min.
E siga.
 
Tens de ver se tens alguma folga nos braços de suspensão. E vê também folgas nos rolamentos das rodas.

Tinha precisamente ido ao mecanico mudar um braço inferior e uma ponteira, de resto estava ok.

Fogo! Isso num B5 é facílimo! (centrar o volante).
Um pouco mais complexo é o alinhamento para ficar bem e não romper pneus por dentro ou por fora.
Como bem dito acima, verificar existência de folgas.
Em caso negativo, alinhar a direção (sem fazer caso do volante).
No final, retirar airbag do volante (bateria desligada com antecedência), se o desvio for pequeno apenas basta retirar o volante da coluna e reposicioná-lo centrado. Ao colocá-lo, ter atenção ao ecrã do banco de alinhamento para ver que não se tenha desviado (mas também se pode fazer fora do banco, neste caso tem de se ir à estrada fazer teste e ver se ficou bem à primeira).
Se o desvio for muito acentuado, caso de troca de caixa de direção, pode ser necessário centrar o enrolamento da fita destorcedora do airbag e buzina.
Por fim ligar bateria (com a chave fora da ignição) e aguardar 10min.
E siga.

Levou no final do ano passado uma caixa reconstruida que a de origem tinha dado o berro, o mecanico montou tudo e ficou impec, mas na teimosia, em janeiro resolvi ir alinhar e desde então que não se consegue meter o volante certo.

Não creio que andar a mudar a posição do volante para fora do veio/marca seja o mais correto, aquilo de fabrica vem centrado e as maquinas devem ter os valores corretos para que fique tudo ok, atualmente para ir a direito tenho de ter o volante um pouco virado para a drt, se o meto centrado o carro vai para a esq ou para a drt consoate os valores que la metem.

depois alinham o carro no chão, supostamente tem de se levantar e aí fazer as coisas.

para quem se lembra da novela do A5 que só ficou resolvida um ano depois ao colocar os valores a 0º, aqui parece que tem de ser o mesmo.
 
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Isso aconteceu desde que mudaste o braço e ponteira? As peças serão as correctas pra o carro em questão? Isso tem de ser alinhado num sitio em condições, em que todos os parâmetros sejam vistos. Basta o braço que meteste nao ser o indicado para alterar o camber, e isso nunca mais fica direito. Os amortecedores estão bons? Ou pelo menos com um eficiência semelhante dos dois lados?
 
Isso aconteceu desde que mudaste o braço e ponteira? As peças serão as correctas pra o carro em questão? Isso tem de ser alinhado num sitio em condições, em que todos os parâmetros sejam vistos. Basta o braço que meteste nao ser o indicado para alterar o camber, e isso nunca mais fica direito. Os amortecedores estão bons? Ou pelo menos com um eficiência semelhante dos dois lados?

Não, desde que resolvi alinhar a direção por sim, depois de ter mudado a cx de direção, estava tudo certinho.

Está tudo ok e compativel, o problema é encontrar uma casa em condições.
 
Não, desde que resolvi alinhar a direção por sim, depois de ter mudado a cx de direção, estava tudo certinho.

Está tudo ok e compativel, o problema é encontrar uma casa em condições.
E alinharam atrás?
É que a 100% a frente sem afinar atrás, e acontece o que descreves.
 
E alinharam atrás?
É que a 100% a frente sem afinar atrás, e acontece o que descreves.

Nunca

o A4 B5 tambem alinha atrás?

de um modo geral para mim alinhamentos e deixar o volante certo, sempre foi uma dor de cabeça para mim, até acertarem com aquilo, não é uma coisa de agora.
 
Não sei se tem a ver mas vou deixar o meu relato.
Aqui há uns anos valentes também fui alertado numa IPO que a minha B8 estava com um desalinhamento acentuado (não me lembro se puseram anotação). Mesmo tendo acabado de meter 2 pneus novos e feito alinhamento.
Óbviamente fui à casa onde tinha montado os pneus e foi-me dito que muitos modelos têm "2 alinhamentos".
O alinhamento de "fábrica" e o alinhamento para a IPO. E que muitas vezes o alinhamento de fábrica não passa na IPO. E o alinhamento para IPO faz comer pneus.
Ou seja, sempre que vou à IPO vou antes alinhar a direção e quando saio da IPO vou lá outra vez para me porem de fábrica.
E a minha caixa de direção também já não é original.
 
Quando vou na B6 alinhar ou mudar pneus perguntam sempre é para alinhar para a IPO.

Mas não devia ficar a fugir para o lado em nenhuma das opções

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Não entendo as vossas historias @moralez e @ptfuzi.
Quando tive a B6, fiz-lhe qq coisa como +/- 400k km, como tal, troquei muitas vezes de pneus e fui algumas vezes ao IPO.

É certo que quase sempre usei a mesma casa de pneus, mas nunca me perguntaram se era para alinhar para o "ipo" (a minha media é na ordem dos 60k por jogos, maioritariamente da Goodyear f1).
Nunca tive o carro reprovado ou com anotações. E do que via na casa de pneus, é que metiam os dados da carrinha na maquina e seguia os valores de fábrica.

No A5 a mesma coisa. Já troquei algumas vezes de pneus, já o tive de levar ao IPO e nunca me chamaram a atenção (apesar de este estar rebaixado e passar mesmo à tangente no poço).

@robie25 porque não vais à mesma casa onde te resolveram o problema no A5 e tentas falar com a pessoa que o alinhou.
 
Tenho um CLK que tenho sempre de fazer alinhamento para IPO e outro para a estrada…é sempre um filme. Não estranho o vosso testemunho


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