Algum Radioamador ou operador de CB por aqui?

Viva pessoal!
Sou mais um Radioamador português de indicativo de estação CT2JQB e operador de Rádio CB!
Gostava de saber se anda aqui pelo fórum mais pessoal dedicado ás comunicações amadoras via rádio! E então, há por cá alguém? :D

...E sim, ando com uma antena no meu TT que tem 1,80 metros eheh! :)

Cumprimentos a todo o pessoal!
 
Ja tive CB montado durante algum tempo.. ;) É algo bem engraçado.. que so entende quem realmente gosta ;)

tirei licença da anacom... comprie um jackson II e tal... mas acabei por vender tudo...:( Mais tarde em casa colocarei uma estação à homem.. ;)
 
Uma curiosidade, não chegou a ser (ou é) proibido andar com isso nos carros? Ou estou a fazer confusão?
 
Uma curiosidade, não chegou a ser (ou é) proibido andar com isso nos carros? Ou estou a fazer confusão?
Depende. Se for aqeles que funcionam nas redes da policia etc isso é ilegal. Mas se for aqeles pa TT é legal

Android GT 5800
 
O que faz um "Radioamador ou operador de CB"?

O radioamadorismo é um hobby científico com diversas modalidades. O radioamador é a pessoa que procura manter funcionando uma estação de radiocomunicação, ora para comunicados e conversas informais bem como para concursos e competições nacionais e internacionais. Além dos "bate-papos" e contestes, o radioamador pode auxiliar as autoridades de Defesa Civil nas situações de risco e calamidades públicas, levando as comunicações aos mais longínquos rincões, por exemplo, no interior da Amazônia ou da Savana Africana. Algumas dessas modalidades utilizam-se do Código Fonético Internacional e do Código Q em sua comunicação que é muito utilizada por radioamadores no mundo inteiro em troca de informações e mensagens, tanto em curtas quanto em longas distâncias. Além dos operadores de estações amadoras de radiocomunicação, estes códigos são utilizados por serviços diversos, tanto civis quanto militares, e também por profissionais e empresas que utilizam a radiocomunicação como fator de contato entre seus integrantes.

Fonte: Radioamadorismo
 
Hoje em dia 90 % dos operadores de Cb são camionistas, normalmente para saber onde estão os pratinhos de aluminio ou os cavalinhos de chumbo/prata :)

Ps DJholz a antena que usas é a Santiago 1200?
 
Last edited:
Ando no maré de outra onda e ultimamente não o tenho ligado, este é o meu "menino"

20120512.jpg
 
Hey pessoal!
O Anjovadio disse quase tudo! Dentro do mundo do radioamadorismo há diversas vertentes e a que mais me fascina e dá mais "pica" são as comunicações a longa distância vulgarmente conhecidas por DX. Há um vasto leque de tipos de antenas para diversas bandas e frequências e usando boas configurações e montagens consegue-se contactar com todo o mundo sem estar dependente de qualquer tipo de retransmissor, de qualquer ligação á internet, etc. Dado que a terra é redonda e que as ondas rádio viajam pelo ar em linha recta, contamos com algo muito útil na nossa natureza que é a ionosfera. A ionosfera é a 7ª camada das 13 que compõem a atmosfera e o que ela faz é actuar como um espelho e reflectir as ondas rádio para outro ponto do globo terrestre. Esta reflecção é muito gira porque é influênciada por inúmeros factores tais como o ciclo solar, a actividade solar, a altura do ano, a hora... Consoante a ionosfera está mais densa ou menos densa, esta reflete mais as ondas rádio de frequência mais alta ou mais baixa e a altitude a que se encontra, que também varia, dita o quão longínqua pode ir a reflecção! A partir daqui já entra muita ciência ao barulho... O que interessa é que a ionosfera esteja densa e estável e hoje em dia facilmente se encontra na internet as previsões para a propagação tal como há a previsão do tempo.
A grande diferença entre o CB e o radioamadorismo é todo o conteúdo porque o CB é muito mais "restrito" que o radioamadorismo. Em CB (que significa citizen's band ou banda do cidadadão) é utilizado um rádio com 40 canais (legais porque há os piratas) que pode ser montado em casa ou no carro pois é alimentado a 12V, uma antena específica e afinada para a frequência de trabalho, e mais alguns acessórios como fontes de alimentação, microfones especiais, etc. Dentro destes 40 canais junta-se muita malta numa rodinha a conversar sobre os mais diversos assuntos. Fala-se de tudo, desde futebol até ás questões mais técnicas do rádio. Reina a boa educação, a cortesia e a entre-ajuda para com os mais novatos, no entanto, há uma praga chamada camionistas que passam o dia de cú sentado no camião onde têm o seu rádio e antena montados e falam um com os outros de alhos e bugalhos para cima e só utilizam o CB para saberem onde andam uns e outros e onde anda a polícia. Felizmente esses senhores acabam o trabalho por volta das 17 ou 18h e reina a tranquilidade. Para se utilizar o CB legalmente é necessário uma licença da ANACOM mas é uma coisa que se passa bem em ela porque não há fiscalização nenhuma a isso, aliás, o CB vai passar a ser livre em Portugal tal como já é em quase toda a europa. O CB funciona nos 27Mhz e permite fazer comunicações para todo o mundo com uma antena construída e montada por si tal como a maioria do equipamento!
Radioamadorismo é algo um pouco mais a sério e não basta tirar uma licença. É necessário tirar uma carta de radioamador, tal como a carta de carro, em que a pessoa tem que fazer 3 exames até puxadotes: legislação, radioelectricidade e electrónica. Também há o exame de telegrafia ou morse mas já é opcional. O radioamadorismo tem uns horizontes quase inatingíveis porque há inúmeras modalidades que podem ser praticadas, uma série de bandas dedicadas só para radioamadores desde onda-longa, onda-média e onda-curta, a VHF, UHF e microondas. Temos legislação bem aplicada e rica que nos guia, podemos emitir com muito mais potência do que no CB, podemos escutar comunicações militares, radionavegação, podemos transmitir para satélites, podemos usar a lua como reflector de ondas rádio, podemos fazer muita coisa mesmo! Quem tiver interesse em descobrir mais um bocadinho pode fazer uma pesquisa no google que encontra muita informação!

Respondendo ás questões que me foram colocando... A antena que tenho no carro não é uma Santiago 1200, isso é antena de camionista LOL tenho uma Outback 2012 que é uma antena multibanda com várias bobines. Também não tenho equipamentos da President porque também é material para camionista eheh no carro tenho um belíssimo rádio que é um Kenwood TS-50 com o antenna tuner á parte AT-50. Em casa tenho diversos rádios entre eles Icom IC-756 Pro II, Kenwood TS-870, Icom IC-7400, Icom IC-7000, Kenwood TS-2000HX, etc... Tenho várias antenas tais como direccionais, delta loops, verticais, periódicas... Houve um colega que perguntou se uso amplificador. Uso mas não no carro, tenho alguns em casa mas o que costumo utilizar é um que construí, a válvulas claro porque é do melhor que há, que debita cerca de 2100W de potência em full power...
Faço CB com o meu equipamento de radioamador porque é equipamento muito superior ao equipamento específico para CB mas há muita malta no CB e todas as semanas aparecem estações novas aqui na zona de Sintra!

Cumprimentos a todos!
 
Back
Top