ALERTA: Atenção aos pagamentos com cartões MB (aconteceu-me a mim...)

Lembrei-me de pôr aqui um alerta para uma situação que me aconteceu, a mim mesma...

Isto já me aconteceu em Outubro de 2008...

Trabalhava perto de uma Telepizza, em Arroios, Lisboa, e à hora de almoço fui lá almoçar.
Como devem saber, normalmente fazemos o pedido ao balcão, pagamos, e dão-nos um talão com o nr da nossa encomenda. Depois aguardamos que a pizza esteja pronta e vamos embora, ou então comemos lá no restaurante.

Foi o que aconteceu comigo.
Mais concretamente: fiz o pedido, paguei com cartão MB, deram-me o talão e almocei lá no restaurante.
Eu entrei no restaurante deviam ser umas 13h15m e devo ter demorado 15m a almoçar (foi uma coisa muito rápida).

Regressei ao meu emprego.

À noite, por volta das 20h00m precisei de ir á farmácia e noto que não tinha comigo o meu cartão MB... pensei: "agora tá escuro, a mala de uma mulher é uma complicação e o cartão deve estar refundido num buraco qualquer... se calhar até caiu aqui no carro... amanhã procuro melhor que agora não dá..." e peço o cartão MB do meu marido.

No dia seguinte, de manhã, ás 09h00m, estava eu já no emprego e comento com os meus colegas que não sabia onde estava o meu cartão MB e um deles diz:
"Liga já para o banco e pede para te cancelarem o cartão! Não facilites!"
"Oh Daniel, grande stressado...! Bolas...! O cartão deve estar num bolso das minhas calças ou no casaco... também não é preciso tanto!"
E ele insistiu mais uma ou duas vezes... até que...
"Pronto, Daniel, eu vou ver o meu saldo aqui no NetBanco..."
Ia tendo um colapso! TINHA MENOS 800€ NA CONTA! O-I-T-O-C-E-N-T-O-S EUROS!! Dois levantamentos de 400€! Um levantamento no dia anterior, às 13h37m (logo depois do meu almoço) e outro levantamento naquele dia às 00h01m!

Quase morri...
Passei pelo meu chefe a corrrer e disse-lhe que ia ao banco pedir o cancelamento do meu cartão MB e ia á Policia...

Cheguei ao banco, expus o caso e disseram que muito dificilmente recuperaria o meu dinheiro porque o meu cartão MB não tinha um seguro como têm os cartões de crédito... O meu cartão MB ficou numa Lista Negra do banco. Disseram-me que até tive sorte, porque na CGD, podem fazer-se levantamentos diários de 700€ desde que seja num ATM daqueles que estão à entrada dos bancos (mas que têm cameras de filmar, normalmente).
Depois fui á Policia de Arroios apresentar queixa... no caminho as coisas foram-se encaixando na minha cabeça...

Basicamente o procedimento foi: eu entreguei o cartão MB para fazer o pagamento; o tipo que me atendeu deu-me o terminal para marcar o código, eu marquei o código, ele cancelou de imediato a operação e disse que o cartão deu erro e que era preciso marcar novamente o PIN, e eu remarquei. Com isto ele viu-me a marcar o PIN e confirmou o meu PIN... Depois daquela pequena confusão, guardou o cartão numa área fora do alcance da minha vista (só depois de muito esforço mental consegui reconstituir a situação: ele pôs o cartão debaixo do terminal MB). Enquanto eu almoçava ele deu o cartão a um dos colegas que faz as entregas de mota... e pronto! Aquilo deve ser dividido a meias ou coisa que o valha...

Se estivermos minimamente absorvidos pelo facto de a maquina ter dado erro, nem nos lembramos que temos que receber o cartão MB de volta... ficamos apenas a aguardar um recibo em como pagamos... (quem está de fora, a ler isto, vai dizer que foi muita falta de atenção, mas só quem está lá é que percebe...) e como ele me deu um recibo, eu sentei-me, almocei, saí e fui trabalhar.

E como perceberam pela hora dos levantamentos... 17 minutos depois estavam a fazer um levantamento de 400€ (200€+200€ - valor máximo diário nos ATM de rua) na Rotunda do Areeiro! Assim que os relógios bateram as 00h00m, TUNGAS! Mais 400€ (200€+200€), levantados num ATM nas Olaias...

Na Polícia expliquei o que podia ter acontecido e mandaram logo 2 agentes fazer a recolha de imagens.
Tive tanta sorte que... aquela Telepizza não tinha cameras de videovigilancia...

Meses depois recebi um postal a dizer que o processo tinha sido arquivado por falta de provas... e um telefonema da CGD a dizer que não podiam restituir o dinheiro porque o código PIN é pessoal e intransmissível...

Portanto... a partir daí, sempre que pago com MB deixo sempre a carteira aberta e só a fecho quando o cartão está lá dentro.

A sugestão da PSP foi para se fazerem os levantamentos SEMPRE em ATM's que tenham cameras de video vigilância, ou naqueles que estão no interior dos bancos.

Os tipos que me roubaram tiveram um Natal em grande esse ano!

Passem esta informação se acharem útil.
 
Last edited:
Uma pessoa tem que andar sempre atenta a cada um...Fogo mesmo a dar a cara no proprio trabalho comeu-te o cartão e inda por cima te sacou o pin ...
Era pegar na cabeça dele e meter tb no forno junto com a pizza....:evil::evil:
 
Revoltante... :evil: :evil: :evil:

Claro que não iria adiantar de nada mas não tiveste vontade de lá ir confronta-los??? Sinceramente... nem mesmo à nossa frente
 
Uma pessoa tem que andar sempre atenta a cada um...Fogo mesmo a dar a cara no proprio trabalho comeu-te o cartão e inda por cima te sacou o pin ...
Era pegar na cabeça dele e meter tb no forno junto com a pizza....:evil::evil:

ainda fui à prisão da PJ que há lá ao pé com um colega que trabalhava comigo na Autosueco, na altura em que isto aconteceu, pq ele tinha lá um amigo na PJ que era daqueles q dava "apertões" para a as pessoas confessarem, só que o tipo tinha sido transferido para os Açores e acabei por ficar "desarmada"...
falei lá com um inspector que me disse que esse metodo agora é complicado pq as pessoas já não têm medo e denunciam quem faz as ameaças e depois quem fica mal é o lesado, não é o ladrão (que coitadinho foi ameaçado)... :D
 
Revoltante... :evil: :evil: :evil:

Claro que não iria adiantar de nada mas não tiveste vontade de lá ir confronta-los??? Sinceramente... nem mesmo à nossa frente

eu ainda fui lá falar com o gerente e ele ainda me olhou de lado... é daquelas coisas... não tinham cameras... não há provas de nada...
 
Que mais te irá acontecer...
Aqui fica um video de um coitado que a vida também não lhe corre bem...
 
Last edited by a moderator:
bichinha,

Isso aconteceu-te mesmo a TI, ou foi mais um mail que anda a circular por aí?

Ganda porra, pá!

:s :s :s
 
Que cena:wow::wow...Na historia toda o que não achei normal foi o gerente ficar a olhar de lado(pode ser que esteja metido nisso) e de a telepizza não ter camaras...se existir um assalto contra a telepizza como eles tem provas?
 
Que cena:wow::wow...Na historia toda o que não achei normal foi o gerente ficar a olhar de lado(pode ser que esteja metido nisso) e de a telepizza não ter camaras...se existir um assalto contra a telepizza como eles tem provas?

paras que que precisam de provas?

O que interessa é que o seguro se chegue à frente!
 
Back
Top