Ajustar convergência traseira A3 8P sportback

Boas. Tive um acidente estúpido em que distraído bati de lateral no passeio, lado do condutor.
Tive de substituir a frente esquerda o rolamento, braço e rotula inferior,, pois amassou ligeiramente. Ficou perfeito.
Agora na roda de trás esquerda, o camber foi fácil ajustar pelo parafuso excêntrico, porém, ainda tenho um ligeiro desvio de convergência.

A pergunta é:
É possível ajustar a convergência da roda?
Caso nao seja possível, la terei de trocar os braços de convergência todos e braço longitudinal (digo eu) até ficar perfeito.

Alguém entendido nesta matéria?

Penso que tenha de levar o braço novo.
No meu caso quando me bateram na traseira, apanhou a roda em cheio, penso que tenha afetado a convergencia que após o embate tinha de ter o volante meio torto para manter o carro direito e levou os 2 braços novos.
Mesmo que seja possivel afinar, podes não conseguir corrigir o suficiente.

Penso que tenha de levar o braço novo.
No meu caso quando me bateram na traseira, apanhou a roda em cheio, penso que tenha afetado a convergencia que após o embate tinha de ter o volante meio torto para manter o carro direito e levou os 2 braços novos.
Mesmo que seja possivel afinar, podes não conseguir corrigir o suficiente.
Mas trocaste qual deles?
São 4 braços. Um ao comprido, o transversal, e 2 pequenos paralelos ao transversal. A suspensão é multilink.

Fui ver aos documentos da peritagem.
Pelos vistos só levou o 1K0 505 311 AB, que é o que supporta a mola.
Tenho uma vaga ideia que também levou o que fica ao comprido (da carroçaria, em forma de L ). Já foi ha 6 anos e na altura tive algumas dores de cabeça com a reparação, dai ter a dúvida se não foi trocado mais algum.

Fui ver aos documentos da peritagem.
Pelos vistos só levou o 1K0 505 311 AB, que é o que supporta a mola.
Tenho uma vaga ideia que também levou o que fica ao comprido (da carroçaria, em forma de L ). Já foi ha 6 anos e na altura tive algumas dores de cabeça com a reparação, dai ter a dúvida se não foi trocado mais algum.

Sim, mas para convergência, será mesmo ou o tal braço em L, ou os 2 pequenos paralelos ao grande que trocaste. Porque eu tenho uma diferença muito ligeira mesmo.
Mas pronto, vou ver e analisar melhor e provavelmente trocar isso, pois tenho esse material todo em stock na garagem da lemforder. Daí, era mesmo so curiosidade de saber se havia algum tipo de ajuste em algum parafuso, tal como tem para o camber.

Last edited:
Rolamento traseiro trocado hoje ao almoço. O parafuso que apertava o rolamento estava empenado. O rolamento pareceu estar bom, mas troquei na mesma. Está melhor, mas ainda precisa "rodar mais uns 2 ou 3mm. Vou ter de desmontar tudo e ver melhor.

Resumo e novidades.
Após múltiplos falhanços no alinhamento das rodas, tive de rever as coisas com muito mais precisão.
Infelizmente acabei por ter de trocar muito mais que o previsto.
Ou seja, uma ligeira pancada lateral no passeio custou mais caro.

Material colocado:

Frente:
-manga de eixo
-braço e respectiva rotula
-rolamento

Traseira:
- manga de eixo
-braço longitudinal
-braço inferior da frente
-rolamento
-discos e pastilhas (disco tinha uma fissura e empenou)

Jantes reparadas e repintadas.

Depois de tudo montado por tentativa erro, e ter alinhado 5 ou 6 vezes, la finalmente hoje acertei o alinhamento a 100%, zero defeitos.
Pronto de novo para as curvas.

Anexos

• 20260203_164052.jpg
    20260203_164052.jpg
    366,4 KB · Visualizações: 4
Back