Ajudem me a perceber!!

Olá, boa noite pessoal,
Tenho uma audi A4 b5, 110cv de 99 à cerca de 10 anos e até à pouco sempre foi um relógio, mas agora começou a dar problemas.
Há pouco mais de um mês e meio tive problemas com a bomba injetora, custava a pegar, deitava imenso fumo, etc, foi a reparar e lá voltou ela a casa perfeita.
Aí à coisa de uma semana, para minha surpresa, de manhã ao pôr a carrinha a trabalhar senti algo diferente no trabalhar, um som diferente, uma batida diferente e dois dias depois, os sintomas que apresentava aquando do problema da bomba repetem-se, mta dificuldade a pegar, muito fumo, mas tb falta de óleo e quis-me parecer que estava a consumir mais gasóleo. Como não entendo nada de nada de carros, marquei para ir à oficina, era suposto ter ido sexta feira passada, mas a coisa atencipou-se inesperadamente. Quinta ao fim do dia, quando sai do trabalho, tentei por a carrinha a trabalhar, 1,2,3,4 xs e nada, além de fumo, a carrinha dava sinal de querer pegar mas nada, não ia lá. Pedi ajuda e foi lá um mecânico que prontamente me disse que o problema estava na codificação da chave e possível bloqueio da centralina. Lá chamei reboque e lá vai a carrinha ao electricista. No dia seguinte, dirijo-me à oficina e a novidade era que dá chave não vinham os problemas, andaram de volta da carrinha, ligaram a centralina ao computador e dizem-me, mais tarde, que a carrinha tinha o motor fora do ponto e que dava um erro no turbo...
Bem eu pouco entendo disto, mas tenho andado a pesquisar e não vejo ligação de motor fora de ponto e turbo, não me apercebi que a carrinha puxasse mal ou andasse pouco e não sei como o motor sai fora do tempo. Precisava da vossa opinião, ainda não mandei reparar a carrinha e estou à espera de orçamento.
Abraço e desde já agradeço a vossa disponibilidade ao caso 8)
 
ola boa noite sim e possivel o motor sair do ponto e fazer o que descreves e o melhor mesmo e mandar a um mecanico de confianca e que entenda do assunto para ele ver o porque do motor ter saido do ponto podem ser muitas as causas podera ser a polia da cambota podera ser a distribuicao o tensor da correia de distribuicao mas é como digo o melhor e entregares a carrinha a um mecanico de confianca. infelizmente quando mudei a distribuicao na minha argolinhas sofri o mesmo problema que tens a carrinha em frio custava muito a pegar e depois de pegar era uma nuvem de fumo branco que ate assustava levei a outro mecanico e ele disse-me que a bomba injectora estava fora de ponto meteu novamente td direitinho e a carrinha ficou um brinco. espera que nao seja nada de grave e nada de desanimar
 
ola boa noite sim e possivel o motor sair do ponto e fazer o que descreves e o melhor mesmo e mandar a um mecanico de confianca e que entenda do assunto para ele ver o porque do motor ter saido do ponto podem ser muitas as causas podera ser a polia da cambota podera ser a distribuicao o tensor da correia de distribuicao mas é como digo o melhor e entregares a carrinha a um mecanico de confianca. infelizmente quando mudei a distribuicao na minha argolinhas sofri o mesmo problema que tens a carrinha em frio custava muito a pegar e depois de pegar era uma nuvem de fumo branco que ate assustava levei a outro mecanico e ele disse-me que a bomba injectora estava fora de ponto meteu novamente td direitinho e a carrinha ficou um brinco. espera que nao seja nada de grave e nada de desanimar

Mas o motor estar fora de ponto tem haver com o problema de turbo? É que foi essa a justificação que me deram e a única coisa que disseram que tinha que ser mandada arranjar é isso? Tem ligação uma com a outra?
 
o motor ficar fora de ponto acontece o fumo branco o custar a pegar e ate a tal batida que falas pode ser as valvulas a bater. quanto ao turbo nao sei se mesmo ele tando com problemas acusara na maquina de diagnostico na minha a unica coisa que me acusava era excesso de pressao no colector de admissao que estava relacionado com o turbo pois o mesmo nao descomprimia por nao estar com o sistema de vacuo ligado. mas e como te disse procura um bom mecanico que entenda de audi e ele que veja ao certo o que esta errado no teu motor pois nao e mt normal o motor sair do ponto a menos que tenha acontecido algo na polia da cambota ou tensor da correia de distribuicao. nao sou mecanico mas quando foi com a minha o problema que tive pesquisei muito e o mecanico onde fui confirmou o que eu suspeitava o motor e a bomba injectora nao tavam no ponto. pk infelizmente so num ano ja tive 3 mecanicos e dos 3 nao se aproveita 1. agora tenho 1 em que confio plenamente e faz uma coisa que nenhum ate hoje fez nao se importa de montar material comprado pelo cliente e e um excelente mecanico.
 
O erro do turbo podia já lá estar antes, e não ser relacionado com o problema actual. Eles limparam os erros e voltaram a fazer diagnóstico, ou simplesmente leram os erros que lá estavam?

É comum haverem erros relacionados com pressões de turbo excessivas, devido a carvão acumulado, mas por vezes basta ir acelerar um pouco e a causa do erro desaparece, não voltando a chatear mais, no entanto, o erro lá fica. Mas neste caso não será por ai, mesmo que o turbo estivesse partido, não inviabilizaria o carro de pegar ou trabalhar.

As causas desses sintomas custumam ter a ver com imobilizador, má calibração da bomba, ou motor fora de ponto.

Imobilizador duvido, pois se fosse isso aparecer-te-ia o símbolo de chave a piscar no quadrante sem desligar, e não faria fumos nenhuns estranhos.
Sobra motor fora de ponto, geralmente associado a problemas no carreto da cambota ou seu parafuso, ou então problema na bomba injectora ou sua calibração (esta parte só através de computador para quem sabe).
 
realmente os sintomas podem estar relacionados com o motor fora de ponto mas o erro do turbo nao tem nada a ver, ja poderia la estar. costumas puxar pela carrinha de vez em quando? e que se nao, deves ter carvao acumulado. mas um erro nao esta relacionado com o outro. aconteceu-me ha algum tempo atraz o tubo do intercooler saltar fora(é como se o turbo nao estivesse la) e o carro pegava na boa à primeira volta
 
Honestamente não sei responder à questão pk os senhores não mo explicaram, apenas me disseram que ligaram ao computador deu problema de turbo e falar-me me do motor estar fora de ponto, tentei perceber a ligação, perguntei, mas não sei, ou por eu ser mulher ou por eu ser loira, não entraram em detalhes e mandaram passar amanhã! A bomba injetora foi reparada à mt pouco tempo e quando fui buscar a carrinha disseram me que a devia puxar um pouco porque a qualquer hora abafava, e em viagens longas notava que morria um pouco nas subidas, a última viagem que fiz ao Porto, imaginem, à ida morria nas subidas até aos 80klm/h e só desenvolvia em retas, mas no regresso já voava. Ainda não fui lá hoje por isso não sei como está a situação, mas ao que me disseram ontem, vai ser só reparado o turbo. O meu medo está em vir com a carrinha a funcionar para casa e daqui a uns dias voltar a ter o motor fora do ponto uma vez que não m apontam outro problema...
 
o problema do turbo nada tem a ver com o motor fora de ponto pk mesmo que o turbo estivesse com carvão ou com a geometria encravada a carrinha tinha que pegar a primeira apenas sentirias a carrinha morta a não desenvolver. desculpa que te vá dizer isto mas acho e que te estão a tentar roubar o máximo de dinheiro possível porque agora vão reparar o turbo depois vão dizer que afinal era um outro problema qualquer que fazia com que o motor saísse do ponto e vais andar a pagar mão de obra e peças que é uma coisa doida, ( atenção que não digo que o turbo não precise de ser reparado ) mas não é o turbo que esta a fazer o motor sair do ponto. já agora há quanto tempo mudas-te a distribuição sabes?
 
o problema do turbo nada tem a ver com o motor fora de ponto pk mesmo que o turbo estivesse com carvão ou com a geometria encravada a carrinha tinha que pegar a primeira apenas sentirias a carrinha morta a não desenvolver. desculpa que te vá dizer isto mas acho e que te estão a tentar roubar o máximo de dinheiro possível porque agora vão reparar o turbo depois vão dizer que afinal era um outro problema qualquer que fazia com que o motor saísse do ponto e vais andar a pagar mão de obra e peças que é uma coisa doida, ( atenção que não digo que o turbo não precise de ser reparado ) mas não é o turbo que esta a fazer o motor sair do ponto. já agora há quanto tempo mudas-te a distribuição sabes?

Tal e qual. Cheira-me a chulanço e dos grandes. O teu problema tem zero a ver com o turbo. Quanto muito, esse erro do turbo aparece-te devido ao sintoma de não puxar convenientemente, mas nada tem a ver com problemas de pegar ou deixar de pegar.
Acho que tens de te pôr atenta, pois tens noção que já de si não te levam a sério por seres mulher, daí nem terem entrado em detalhes, quanto muito se apanham que percebes pouco, isso para a grande maioria dos mecânicos Portugueses é uma porta aberta a ganhar o mês ás tuas custas.

O não saberes os erros ao certo não ajuda nada, se nos dissesses quais eram, por norma saberíamos o que podia ser. Imagina por exemplo que como não percebes nada disso, que o turbo tem a geometria carbonizada (algo normal de acontecer de tempos a tempos nos TDI). Como a geometria não consegue abrir e fechar como é suposto, o carro faz pressões anormais, dando erros de turbo na centralina (o turbo em si não dá erros, o que dá erros são as pressões fora dos padrões normais que a centralina espera receber). Nessa situação, imagina que te dizem que é algo a ver com o turbo e tal, e dizem isso com um ar de urgência e preocupação, e aconselham que troques o turbo. Ora, tu na tua inocência (tu e qualquer outra pessoa que não esteja dentro do assunto, claro), acreditas no que te dizem e pumba, lá se vai uma carrada de dinheiro a pôr um turbo novo. È certo que ao pores um novo os erros desaparecem, mas também é certo que se os erros forem causados por carbonização, por muitooooo menos limpas o turbo e fica a trabalhar a 100% novamente.


Se ainda fosses a tempo de mandar parar o que estão a fazer no turbo, e resolver apenas a parte do motor fora de ponto, seria isso que diria para fazeres.
A parte do turbo, não inviabiliza o carro de andar, mesmo que ande ligeiramente "fraco", e é algo que podias sempre resolver depois, ou perguntar como proceder em relação ao erro ao certo.

Esperemos no meio disto tudo que os teus mecânicos sejam de confiança, não andem a cobrar á toa, e sejam sérios e certos no seu trabalho.

cumprimentos
 
Bem, o chulanco verificou-se! Mandaram me ir buscar a carrinha ontem, que estaria reparada, qual não é o meu espanto quando chego e me dizem, mande cá vir quem reparou a bomba que a carrinha continua sem pegar! Olha olha, uma semana lá a carrinha e vou buscá-la e está igual! Lá vou eu saber do senhor, que assim que lhe explico a situação ficou com cara de parvo e me questiona, então a carrinha não pega, e eles mandam reparar o turbo? Lá vamos ver a carrinha, ele lá a ver e disse me que possivelmente era problemas nos rolamentos da cambota, mas que para ter a certeza teria que levar a carrinha para a oficina dele. Ora, liguei à assistência, arranjar uma história e pedi reboque, muitas coincidências, a carrinha estar na mesma rua da oficina de reparação, não ter fatura do serviço anterior, assistência recusada, lá tenho que ir saber do reboque e pagar do meu bolso. Chego à oficina com o reboque e... Não estava ninguém!! Liguei, bati à porta, esperei nada, ninguém aparecia, o reboque foi embora, e felizmente como era conhecido, não cobrou e pediu para quando estivessem lá que ligasse e ele lá ia, depois de telefonemas e tal lá consegui combinar com o homem e lá ir buscar a carrinha.! Duas coisas ou três interessantes, não me justificam nada, tiveram a carrinha a trabalhar sexta e dizem que puxou bem, disseram me que não precisava de reboque que eles se eu quisesse me punham a carrinha a trabalhar e chegava à oficina e... Comentam algo do género, Ah... De certeza que a bomba foi mal reparada, se fosse a si, não lhe pagava.... Mas então espera lá.... Tenho a carrinha parada uma semana, mandam reparar algo que não precisava de ser reparado apresentam me uma conta de 380€ e é suposto pagar-lhe a eles, e ao outro não? Se o problema for da bomba com certeza que não pago porque sei que tenho garantia, agora pagar a reparação do turbo? Hummmm não sei não mas alguém vai ficar a arder!!!
 
Bem, o chulanco verificou-se! Mandaram me ir buscar a carrinha ontem, que estaria reparada, qual não é o meu espanto quando chego e me dizem, mande cá vir quem reparou a bomba que a carrinha continua sem pegar! Olha olha, uma semana lá a carrinha e vou buscá-la e está igual! Lá vou eu saber do senhor, que assim que lhe explico a situação ficou com cara de parvo e me questiona, então a carrinha não pega, e eles mandam reparar o turbo? Lá vamos ver a carrinha, ele lá a ver e disse me que possivelmente era problemas nos rolamentos da cambota, mas que para ter a certeza teria que levar a carrinha para a oficina dele. Ora, liguei à assistência, arranjar uma história e pedi reboque, muitas coincidências, a carrinha estar na mesma rua da oficina de reparação, não ter fatura do serviço anterior, assistência recusada, lá tenho que ir saber do reboque e pagar do meu bolso. Chego à oficina com o reboque e... Não estava ninguém!! Liguei, bati à porta, esperei nada, ninguém aparecia, o reboque foi embora, e felizmente como era conhecido, não cobrou e pediu para quando estivessem lá que ligasse e ele lá ia, depois de telefonemas e tal lá consegui combinar com o homem e lá ir buscar a carrinha.! Duas coisas ou três interessantes, não me justificam nada, tiveram a carrinha a trabalhar sexta e dizem que puxou bem, disseram me que não precisava de reboque que eles se eu quisesse me punham a carrinha a trabalhar e chegava à oficina e... Comentam algo do género, Ah... De certeza que a bomba foi mal reparada, se fosse a si, não lhe pagava.... Mas então espera lá.... Tenho a carrinha parada uma semana, mandam reparar algo que não precisava de ser reparado apresentam me uma conta de 380€ e é suposto pagar-lhe a eles, e ao outro não? Se o problema for da bomba com certeza que não pago porque sei que tenho garantia, agora pagar a reparação do turbo? Hummmm não sei não mas alguém vai ficar a arder!!!
e que tal arranjares alguém de confiança, para te mexer na carrinha sempre que precise ;)
 
Pois arranjar alguém de confiança não é tão fácil assim, até à data não tinha tido problemas com a carrinha, além de mudanças de óleo nada... não conheço nenhum mecânico e vou lá por recomendação, as duas que visitei qual delas a de confiança? Numa sou enganada, noutra vamos lá ver... Onde esteve a carrinha esta semana era suposto ser de confiança e sérios, afinal não foi bem assim, enfim, vamos lá ver o que me toca na rifa agora....
 
Pois arranjar alguém de confiança não é tão fácil assim, até à data não tinha tido problemas com a carrinha, além de mudanças de óleo nada... não conheço nenhum mecânico e vou lá por recomendação, as duas que visitei qual delas a de confiança? Numa sou enganada, noutra vamos lá ver... Onde esteve a carrinha esta semana era suposto ser de confiança e sérios, afinal não foi bem assim, enfim, vamos lá ver o que me toca na rifa agora....
és de onde?
 
Back
Top