AjudaAudi A3 2003 com motor 2.0 140 cv... Motor fica sem potencia...

Boas pessoal,

Gostava que opinassem sobre o problema que vou relatar:

Comprei um A3, 140cv 2.0 TDI. Passado alguns 300 km o carro perde potencia e simplesmente estagna as rpm por volta das 2 mil rpm o que parece um safe mode... Desligo e ligo e fica OK...

Passado 1 dia vou a puxar uma 2ª a fundo, por volta das 3 mil RPM ele entra outra vez em safe, mas desta vez quando acelero faz um barulho tipo assobio que faz lembrar algo a aspirar ou um tubo solto, mas com bastante pressão a sair.

Com o desligar e ligar não resolveu, só passado alguns minutos (20 +/-) de estar desligado é que voltou á normalidade.

Fui montar um kit S3, e o mecanico alertou-me para uma fuga nos tubos do IC e era so preciso mudar os o-rings.

Fiz uma viagem de 200 km, e nos primeiros 80 km entrou em safe mode umas 4 vezes, á 4ª vez acendeu a luz do motor. Desliguei e liguei o carro, ficou a luz acesa e já não entrou mais vez nenhuma em safe mode. O resto da viagem nunca mais perdeu potencia, apenas vinha com a luz ligada e o carro estava normalissimo.

Entretanto um amigo meu que faz repros, viu o meu mapa actual e disse-me que estava lá um mapa com quase tudo no máximo a nivel de injecção e tudo mais... E supostamente por calculos aquilo era para uma preparação para 250 cv, mas que tinha os limitadores??? a bloquear a potencia para como se tivesse original... Uma autentica desgraça mesmo...

Ele colocou-me o mapa original no carro, e desde que a luz acendeu até a este momento o carro andou perfeito de luz acesa. O erro era "Under boost". Deduzimos que pudesse ser falta de pressão pela fuga, e depois lá mudei os o-rings...

Andei uma semana com o carro com o mapa stock e 5*, noto menos potencia mas tudo tranquilo...

Hoje fui colocar um mapa melhorado, o carro ficou muito melhor, que a nivel de andamento como de consumos... Depois de andar alguns 10 km a pastar, decidi experimentar outra vez a nova repro e ele volta ao mesmo de antigamente: Acelero e o carro desenvolve como se tivesse uns 100 cv a menos, e ouve-se imenso um assobio com bastante pressão...

O mecanico disse-me que tenho uma passagem de oleo no turbo, e tá a pingar, poderá estar relacionado? Se sim, porque é que só faz quando está com um mapa de ECU alterado e sem ser a puxar pelo carro?


Peço desculpa pelo testamento, mas realmente isto é uma situação complexa!

Abraço
 
Agora fui outra vez andar com o carro depois de 30 minutos de estar desligado... Puxei só meio pé para ver se tava com potencia para dar aquele impulso as 2 mil e pouco, e outra vez sem nada... Depois de totalmente quente la ficou ok, e agora pelos vistos cada vez a puxar mais desde que o mapa está a assentar... E não voltou a fazer... Enfim não percebo nada já.
 
se tens o turbo a passar oleo e com o carro a entrar tantas vezes em safe continuas a puxar por ele..?
tas à espera de rebentar com o motor todo é..?

manda reparar isso o quanto ante e não andes nem mais um metro com o carro a trabalhar..
 
Olha eu tenho 1 carro igual a esse. Como deves saber essas cabeças dao problemas. Portanto.

Se com repro andas a puxar com o carro a frio e assim. Cuidado isso nao é muito saudavel. Eu tambem veria isso primeiro do turbo e depois de o mecanico dizer que a mecanica está okay, ai sim ver o que se passa.
 
Eu não puxei com o carro a frio, acelerei apenas o suficiente para ter binario o suficiente apra andar normalmente, e nem isso deu para fazer! Mas até agora tenho andado normalmente no meu dia a dia e já não entrou mais em safe...

O carro já tem 215 mil km, ainda não confirmei qual é a cabeça mas presumo que com estes km ja tenha mudado ou se não mudou também não era agora que ia dar problemas... Pelo menos não deita pingo de fumo branco e não custa a pegar quer a frio quer a quente! O liquido também está sempre a nivel!

Já ando a tratar de ver uma casa para me reparar o turbo! A ver vamos como corre!
 
Boas já tive um problema parecido com o teu no meu a4, e o que se passava era que tinha um tubo desligado/mal encaixado na centralina, depois o carro sempre que puxava por ele parecia que entrava em safe e tambem quando e desligava voltava ao normal, pode ser só isso que é uma coisa simples.
Ou então e isto é sóum palpite porque não conheço os motores 2.0 e nem sei se o teu carro tem o que te vou dizer mas tambem pode ser o medidor de massa d´ar, são sintomas que se encaixam nestas duas hipoteses que te estou a dar.
Abraço e boa sorte. 8)
 
Boas pessoal!

O carro veio a bocado do mecanico e afinal o turbo está bom, foi analisado ao detalhe e não tem problema... A tal fuga que aparentava nao é fuga era apenas humidade d oleo o que é onrmal haver perto das tubagens...

Agora o que será o underboost e o devido safe mode?
 
Boas pessoal!

O carro veio a bocado do mecanico e afinal o turbo está bom, foi analisado ao detalhe e não tem problema... A tal fuga que aparentava nao é fuga era apenas humidade d oleo o que é onrmal haver perto das tubagens...

Agora o que será o underboost e o devido safe mode?

Pressão a mais..

Comigo resultou fazendo a descarborização do turbo e limpeza/anulação da EGR.

Aqui deixo o erro que dava no meu caso:

1 Fault Found:
16618 - Boost Pressure Regulation: Limit Exceeded (Overboost Condition)
P0234 - 000 - -
Freeze Frame:
RPM: 3024 /min
Torque: 324.0 Nm
Speed: 105.0 km/h
Load: 72.9 %
Voltage: 14.14 V
Bin. Bits: 11000000
Absolute Pres.: 2264.4 mbar
Absolute Pres.: 2590.8 mbar
 
Last edited:
A descarbonização do turbo entende-se como que seja fazer o quê mesmo?

O erro que o meu acusa é o P0299...
 
Back
Top