Boas pessoal,
Gostava que opinassem sobre o problema que vou relatar:
Comprei um A3, 140cv 2.0 TDI. Passado alguns 300 km o carro perde potencia e simplesmente estagna as rpm por volta das 2 mil rpm o que parece um safe mode... Desligo e ligo e fica OK...
Passado 1 dia vou a puxar uma 2ª a fundo, por volta das 3 mil RPM ele entra outra vez em safe, mas desta vez quando acelero faz um barulho tipo assobio que faz lembrar algo a aspirar ou um tubo solto, mas com bastante pressão a sair.
Com o desligar e ligar não resolveu, só passado alguns minutos (20 +/-) de estar desligado é que voltou á normalidade.
Fui montar um kit S3, e o mecanico alertou-me para uma fuga nos tubos do IC e era so preciso mudar os o-rings.
Fiz uma viagem de 200 km, e nos primeiros 80 km entrou em safe mode umas 4 vezes, á 4ª vez acendeu a luz do motor. Desliguei e liguei o carro, ficou a luz acesa e já não entrou mais vez nenhuma em safe mode. O resto da viagem nunca mais perdeu potencia, apenas vinha com a luz ligada e o carro estava normalissimo.
Entretanto um amigo meu que faz repros, viu o meu mapa actual e disse-me que estava lá um mapa com quase tudo no máximo a nivel de injecção e tudo mais... E supostamente por calculos aquilo era para uma preparação para 250 cv, mas que tinha os limitadores??? a bloquear a potencia para como se tivesse original... Uma autentica desgraça mesmo...
Ele colocou-me o mapa original no carro, e desde que a luz acendeu até a este momento o carro andou perfeito de luz acesa. O erro era "Under boost". Deduzimos que pudesse ser falta de pressão pela fuga, e depois lá mudei os o-rings...
Andei uma semana com o carro com o mapa stock e 5*, noto menos potencia mas tudo tranquilo...
Hoje fui colocar um mapa melhorado, o carro ficou muito melhor, que a nivel de andamento como de consumos... Depois de andar alguns 10 km a pastar, decidi experimentar outra vez a nova repro e ele volta ao mesmo de antigamente: Acelero e o carro desenvolve como se tivesse uns 100 cv a menos, e ouve-se imenso um assobio com bastante pressão...
O mecanico disse-me que tenho uma passagem de oleo no turbo, e tá a pingar, poderá estar relacionado? Se sim, porque é que só faz quando está com um mapa de ECU alterado e sem ser a puxar pelo carro?
Peço desculpa pelo testamento, mas realmente isto é uma situação complexa!
Abraço
Gostava que opinassem sobre o problema que vou relatar:
Comprei um A3, 140cv 2.0 TDI. Passado alguns 300 km o carro perde potencia e simplesmente estagna as rpm por volta das 2 mil rpm o que parece um safe mode... Desligo e ligo e fica OK...
Passado 1 dia vou a puxar uma 2ª a fundo, por volta das 3 mil RPM ele entra outra vez em safe, mas desta vez quando acelero faz um barulho tipo assobio que faz lembrar algo a aspirar ou um tubo solto, mas com bastante pressão a sair.
Com o desligar e ligar não resolveu, só passado alguns minutos (20 +/-) de estar desligado é que voltou á normalidade.
Fui montar um kit S3, e o mecanico alertou-me para uma fuga nos tubos do IC e era so preciso mudar os o-rings.
Fiz uma viagem de 200 km, e nos primeiros 80 km entrou em safe mode umas 4 vezes, á 4ª vez acendeu a luz do motor. Desliguei e liguei o carro, ficou a luz acesa e já não entrou mais vez nenhuma em safe mode. O resto da viagem nunca mais perdeu potencia, apenas vinha com a luz ligada e o carro estava normalissimo.
Entretanto um amigo meu que faz repros, viu o meu mapa actual e disse-me que estava lá um mapa com quase tudo no máximo a nivel de injecção e tudo mais... E supostamente por calculos aquilo era para uma preparação para 250 cv, mas que tinha os limitadores??? a bloquear a potencia para como se tivesse original... Uma autentica desgraça mesmo...
Ele colocou-me o mapa original no carro, e desde que a luz acendeu até a este momento o carro andou perfeito de luz acesa. O erro era "Under boost". Deduzimos que pudesse ser falta de pressão pela fuga, e depois lá mudei os o-rings...
Andei uma semana com o carro com o mapa stock e 5*, noto menos potencia mas tudo tranquilo...
Hoje fui colocar um mapa melhorado, o carro ficou muito melhor, que a nivel de andamento como de consumos... Depois de andar alguns 10 km a pastar, decidi experimentar outra vez a nova repro e ele volta ao mesmo de antigamente: Acelero e o carro desenvolve como se tivesse uns 100 cv a menos, e ouve-se imenso um assobio com bastante pressão...
O mecanico disse-me que tenho uma passagem de oleo no turbo, e tá a pingar, poderá estar relacionado? Se sim, porque é que só faz quando está com um mapa de ECU alterado e sem ser a puxar pelo carro?
Peço desculpa pelo testamento, mas realmente isto é uma situação complexa!
Abraço