Ajuda velocidade linear urgente

Alguém me sabe dizer se isto está correcto?

capturarcl.jpg


Ou seja, tenho 96rpm à saida do veio do motor e uma polia de 23mm.
Precisava de saber a velocidade linear.
 
Last edited:
Alguém me sabe dizer se isto está correcto?

capturarcl.jpg


Ou seja, tenho 96rpm à saida do veio do motor e uma polia de 23mm.
Precisava de saber a velocidade linear.

sem ter que me tentar lembrar penso estar certo, se tens o raio que é de 0.23 (m) calculas o perimetro usando a formula (2 x pi x raio) dara o valor de 0.1445 (m) a velocidade linear tem haver com a distancia que um ponto percorre na circunferência neste caso como a polie dá 96 voltas num minuto e sabemos o perimetro basta multiplicar esses valores 0.1445x96=13.873 ou seja um qualquer ponto da circunferencia percorre 13.873 metros num minuto como a velocidade linear V vem em (m/s) basta dividir por 60 segundos que é quantos existem num minuto 13.873/60=0.2312 metros por segundo.
Na fisica se soubermos o significado das grandezas que pretendemos calcular muitas das vezes não é necessário decorar fórmulas basta saber ao certo o que são as grandezas.


depois de tanta escrita espero não ter metido a pata na poça pois eu também já não pensava nisto á muito tempo.
 
Last edited:
Aminha matemática já tem uns anos mas penso que se pode calcular por esta formula.

V= 2.Pi.r.f
F=96rpm=1.6rps

então V=2x3.14x0.023x1.6=0,231m/s

Corrijam-me se estiver errado.:roll:
 
Last edited:
Está certo!!!

Como transcreves-te em cima e correctamente.

A velocidade linear pode ser obtida pela multiplicação da velocidade angular pelo seu raio!

E como é óbvio quanto maior o raio maior a velocidade linear. Já que a velocidade angular é sempre igual, porque depende apenas do número de voltas, um ângulo completo de 360º!

Já passas-te no exame nacional! :D
 
Back
Top