AJUDA TURBO COM PROBLEMAS

Boa noite, peço ajuda aqui no fórum pois já é a terceira vez que a minha carrinha vai para o mecânico e volta aparentemente bem mas ficamos pelo aparentemente.
O problema começou assim: circulava em 5ª, para ultrapassar meti a quarta e logo de seguida meti a terceira pois era necessário, levando as rotações quase ao redline, o que aconteceu foi que fiquei sem turbo. Encostei, desliguei a carrinha e voltei a ligar e a já estava tudo bem. Passado 3 semanas voltou a acontecer o mesmo. Então levei-a ao mecânico, e ele disse-me que era a geometria do turbo com sujidade e o sensor da massa de ar também sujo ou algo assim do género. Tudo bem a carrinha parecia nova, pois desenvolvia bastante melhor, mas passado um mês voltou a acontecer o mesmo, levei-a novamente ao mecânico, ele fez o que tinha a fazer e voltou nova. Mas agora está novamente igual e ainda pior, pois, depois de uma hora de viagem em 5ª aos 160Km/h fico também sem turbo, encosto desligo e ligo, fica normal mas 4km a frente está na mesma situação.
Como alguns de vocês são entendidos nesta matéria se me puderem dar informações agradecia imenso.
É uma A4 Avant 1.9TDI 110cv de 1997.

Obrigado pela atenção;
Carlos Gomes
 
Re: AJUDA PARTE MECÂNICA

NightSp disse:
circulava em 5ª, para ultrapassar meti a quarta e logo de seguida meti a terceira pois era necessário, levando as rotações quase ao redline, o que aconteceu foi que fiquei sem turbo

Parece ser geometria presa, circulavas em 5ª e devias ir com a rotação em baixa, nos tdi´s um dos dos problemas que noto é que se andarmos com carros geralmente em baixa rotaçãp vai parecendo que ele perde força e quando precisamos dela o carro nao reage... aquilo que eu posso dizer, não sei se será um bom conselho mas... os tdi´s precisam de ser esticados principalmente se andam em cidade, parece-me que acumulam mt carvão, mas isso passa-lhes :D
 
Re: AJUDA PARTE MECÂNICA

De qualquer maneira parece-me que o turbo ou o tal sensor de massa de ar estão a dar as últimas...
 
Re: AJUDA PARTE MECÂNICA

Se o TURBO e a MAF já foram "vistos", e partindo do princípio que te viu também as tubagens todas para fugas... só te resta a Valvula N75.

;)
 
Re: AJUDA PARTE MECÂNICA

neljoe disse:
Se o TURBO e a MAF já foram "vistos", e partindo do princípio que te viu também as tubagens todas para fugas... só te resta a Valvula N75.

;)
eu também aponto mais pra isto, apesar de não ser muito entendido misto, apenas pelo que vou ouvindo e lendo por aqui..... ;)

Ó Art anda aqui num instante que estão a falar de um motor igual ao teu... ;)
 
Re: AJUDA PARTE MECÂNICA

Desde já agradeço pelas respostas.
Sim realmente ando mais em cidade com ela, casa trabalho trabalho casa, se for uma/duas vezes por mês a autoestrada já é muito. Mas tipo uma viagem de 150Km seguidos a esticar resolverá esta situação? É que da-me a sensação que está a piorar.

Uma situação que não referi foi que antes de a levar ao mecânico ela estava a deitar bastante fumo mesmo, se deixasse o acelerador intermédio, tipo sem puxar, ou se preferirem, numa condução mais económica e não desenvolvia mesmo nada. Situação tal que ele conseguiu resolver.

Se souberem digam-me também qual a velocidade max que este tipo de carros deve atingir, digo isto porque antes tinha um bravo 1.4 80cv, em que nas mesmas condições, conseguia colar o ponteiro, mas com a audi com 1.9 e 110cv não consigo sequer dar 210km e demora muito tempo para os atingir. Estará relacionado com o mesmo problema?


Obrigado;
Carlos Gomes
 
Re: AJUDA PARTE MECÂNICA

Tive o mesmo problema e era um tubo roto.
O mecãnico que veja as tubagens para ver se não há fugas
 
Re: AJUDA PARTE MECÂNICA

boas. a minha opiniao tambem pode ser uma fuga num tubo,basta haver uma coisa minima que ja notas diferença,ou entao pode ser aquela valvula que faz a leitura para dar a pressao ao turbo que pode tar suja, porque normalmente,suja-se muito de oleo,por causa do respirador.
abraço
 
Re: AJUDA PARTE MECÂNICA

Boas, pode ser a bomba de vacum que esta agarrada ao turbo que faz abrir e fechar a geometria se a bomba nao estiver boa entao é como se a geometria estivesse presa pois essa bomba é que abre e fecha a geometria, ou entao o tubo de vacum que vai ligar a essa bomba se tiver fuga nao abre nem fecha a bomba como deve de ser !!
 
Re: AJUDA PARTE MECÂNICA

o meu primo teve uma carrinha igual e teve um problema com esses sintomas.... no caso dele foi a MAF (medidor massa ar)

tambem diziam que estava boa e que tinham visto, mas so se resolveu quando a trocou mesmo...
 
Re: AJUDA PARTE MECÂNICA

boas amigo ,posso estar enganado mas o teu carro tem um tubo routo no aparelho de comando so tens que pedir ha um electricista que tire o aparelho de comando e te abra o mesmo e dentro do aparelho de comando tem do lado esquerdo se nao estou em erro tem tipo um tubinho que rompe e depois deixa de fazer a leitura certa.
 
Re: AJUDA PARTE MECÂNICA

Olá meus queridos audistas.. :D

É o seguinte: hoje de manhã levei um Golf 4 com 260 mil Km da filha da minha patroa à volkswagen, para eles verem exactamente o mesmo problema da minha carrinha, (descrito no primeiro post), ou seja se puxar pelo carro até às 3000 rotações, por vezes fica sem turbo. Ao que me ligaram agora a dizer que tem que levar um turbo novo no valor de 1243€ mais IVA. Até aqui tudo bem, não sou eu vou pagar. A minha pergunta é, será que a minha carrinha terá que o levar tb??
É que ela ainda está na garantia, e agora penso que o mecanico está é a espera que a mesma acabe para me dizer o que a carrinha precisa realmente.
 
boas,entao acho melhor te apressares,porque depois é tarde. podes ir a audi e fazes um diagnostico e eles dizem-te logo o que é,para teres a certeza.
 
Muito bem, fui hoje levantar a minha audi ao mecânico, e deixem-me que vos diga, mas não me lembro da carrinha estar a "puxar" / desenvolver tão bem.. :D Está excelente... Aparentemente o problema está resolvido!!

(segundo o mecânico era a geometria do turbo)

Obrigado a todos
 
Back
Top