Ajuda - "Safe Mode"

Boas,

Já a algum tempo atrás tinha vindo aqui ao forum postar o mesmo sintoma e tinham sugerido que o problema seria causado pela acumulação de gases na FAP e efectivamente confirmou-se isso. No entanto o problema voltou a manifestar-se agora durante a viagem de ida e volta das férias e começa a preocupar-me um bocado porque este sintoma não pode ser assim tão normal. O que me parece é que o carro entra em "safe mode" se eu tentar puxar pelo carro e a rotação não estiver muito alta, ex ~100km em 6ª a subir.

O que acham que pode causar este problema? Devo tomá-lo como normal ?

Audi a3 2.0 TDI 170cv

Obrigado desde já,
 
Oi,

Não, esta situação deve ter acontecido no total umas 4 / 5 vezes, mas o que noto eh q isto acontece quando piso e não tenho a rotação pronta pa entrar o turbo e parece q faz um bocado de poço e acontece isto.

O motor tá stock.

abraço
 
Acontece sempre em mudanças da pendente da estrada?
Tipo sempre que vais a manter a velocidade numa estrada mais ou menos nivelada e logo ao começar uma pequena subida, mantens pedal e vai abaixo?
 
Acontece sempre em mudanças da pendente da estrada?
Tipo sempre que vais a manter a velocidade numa estrada mais ou menos nivelada e logo ao começar uma pequena subida, mantens pedal e vai abaixo?

Não, não. Se for sempre constante não acontece nada, ou se for a dar "padrada" tb nunca aconteceu nada. Aconteceu em situação de "pisar" e sem ter o motor "lançado".

Quando o tinha ligado a máquina tinha dado um erro do género "excesso de pressão no turbo" e como tinha sido aqui dito no forum pelo user Pratinhol e como me disseram na audi era gases acumulados na FAP.

Abraço
 
Se o erro for o 16683 "Boost Pressure Regulation", podes ter a certeza que nada tem a ver com os gases acumulados no FAP, simplesmente porque ja vi isso em carros sem ele.

Aposto que o teu modo de conduçao é leve com o pedal acelerador.
Estes "safe mode" acontecem principalmente em 5as e 6as a volta das 2000 rpm, com cargas de pedal inferiores a 25%, e sempre ao encontrar uma mudança negativa da pendente da estrada.
Nessas condiçoes a pressao demandada pela centralina nao é atingida e poucos segundos depois, a "proteçao activa-se" e da ordem para o safe entrar.


Cumps.
 
se fores a subir e pisares de 6ª as 2000 o turbo faz pico. Para haver safe o turbo deve tar a fazer um pico mt alto... Pode ser a geometria ou a valvula de pressao electronica a dar as ultimas
 
se fores a subir e pisares de 6ª as 2000 o turbo faz pico. Para haver safe o turbo deve tar a fazer um pico mt alto... Pode ser a geometria ou a valvula de pressao electronica a dar as ultimas
Desculpa mas nao concordo comtigo, ninguem esta a falar de pisar a fundo... nessa situaçao existe pico sim.
Se carregares 20-25% do pedal, a pressao mantem-se, qualquer pessoa com manometro sabe disso.
Simplesmente ao mudar desfavoravelmente de pendente o carro detecta um esforço e demanda uma pressao de turbo que nao atingida. Nessa situaçao o carro vai para safe após uns segundos como ja comentei.


Cumps-
 
Desculpa mas nao concordo comtigo, ninguem esta a falar de pisar a fundo... nessa situaçao existe pico sim.
Se carregares 20-25% do pedal, a pressao mantem-se, qualquer pessoa com manometro sabe disso.
Simplesmente ao mudar desfavoravelmente de pendente o carro detecta um esforço e demanda uma pressao de turbo que nao atingida. Nessa situaçao o carro vai para safe após uns segundos como ja comentei.


Cumps-

Então, se bem percebi dizes que o problema está na conduçao e não no "carro" certo? Efectivamente, se levar as mudanças smp 2200 e mudar nunca tive nenhum problema. Em tood o caso, se ligar o carro à maquina devo conseguir ter algum feedback right?

abraço e obg
 
Desculpa mas nao concordo comtigo, ninguem esta a falar de pisar a fundo... nessa situaçao existe pico sim.
Se carregares 20-25% do pedal, a pressao mantem-se, qualquer pessoa com manometro sabe disso.
Simplesmente ao mudar desfavoravelmente de pendente o carro detecta um esforço e demanda uma pressao de turbo que nao atingida. Nessa situaçao o carro vai para safe após uns segundos como ja comentei.


Cumps-

Boas,

Já a algum tempo atrás tinha vindo aqui ao forum postar o mesmo sintoma e tinham sugerido que o problema seria causado pela acumulação de gases na FAP e efectivamente confirmou-se isso. No entanto o problema voltou a manifestar-se agora durante a viagem de ida e volta das férias e começa a preocupar-me um bocado porque este sintoma não pode ser assim tão normal. O que me parece é que o carro entra em "safe mode" se eu tentar puxar pelo carro e a rotação não estiver muito alta, ex ~100km em 6ª a subir.

O que acham que pode causar este problema? Devo tomá-lo como normal ?

Audi a3 2.0 TDI 170cv

Obrigado desde já,


será q tou a ler mal???
 
Então, se bem percebi dizes que o problema está na conduçao e não no "carro" certo? Efectivamente, se levar as mudanças smp 2200 e mudar nunca tive nenhum problema. Em tood o caso, se ligar o carro à maquina devo conseguir ter algum feedback right?

abraço e obg
É isso mesmo, acho que o problema vem do modo conduçao.
Alias aposto que o teu carro nao deve ter km que chegue para ter a geometria "carbonizada", quantos tem?
Tambem nao acredito num carro stock sem problemas aparentes fazer picos suficientes para entrar en safe.


Cumps-
 
É isso mesmo, acho que o problema vem do modo conduçao.
Alias aposto que o teu carro nao deve ter km que chegue para ter a geometria "carbonizada", quantos tem?
Tambem nao acredito num carro stock sem problemas aparentes fazer picos suficientes para entrar en safe.


Cumps-

es de q mundo?

ai jesus!! Faz safes por causa da condução? Essa é nova!! LOL ainda por sendo o erro q é!!

se for a valvula de pressao ate pode ser nova!! e é mt comum elas darem o berro...
 
Back
Top