Ajuda-Remover grelhas das colunas traseiras [Resolvido]

Pessoal, preciso de ajuda pois receio estragar a fazer força. É um A3 8L de 2001 e as grelhas a remover são as de trás.
Quero saber a polaridade das colunas, mas para isso preciso de ver o cone da coluna, pois em todos os esquemas não indica a polaridade nas cores, e não quero ligar isto ao contrário.

Adianto para quem não saiba, que a forma de saber a polaridade de um altifalante (caso não esteja indicado) é:
Pilha de 9v, ligas nos fios da coluna e ves para que lado o cone da coluna bomba, se for para fora a polaridade corresponde com a da pilha, se o cone bombar para dentro a polaridade está trocada.
 
Last edited:
Re: Ajuda-Remover grelhas das colunas traseiras

Mais informo que a pilha de 9V deve ser bastante gasta, pois danificas as colunas.
Usa apenas 3 ou 4V. Outra informação é: não precisas saber a polaridade das colunas de tras.
Colocas o radio com o bass no maximo e agudos no minimo.
Puxas o som todo para tras (fader).
Ligas as colunas.
Poes apenas uma de tras a tocar e com o balance vais centrando para o meio.
Se perderes graves com as 2 e tiveres bons graves apenas com uma, é porque tens uma delas ligada
ao contrario. Trocas as polaridades e testas de novo.
Posto isto, fazes a mesma coisa mas por exemploso colunas da esquerda (frente e tras) e
testas os graves. Se perderes graves com as 2 em simultaneo, voltas a trocas as polaridades das duas
de tras e ja está.
 
Re: Ajuda-Remover grelhas das colunas traseiras

Quem sabe, sabe! :)
Obrigada pelas dicas!
Apenas preciso fazer isso com as de trás, pois as da frente estão ok. O antigo dono do carro aldrabou as ligaçoes e tinha as colunas de trás todas ligadas apenas a um lado, era para aqui uma salsa com os fios..... agora está tudo ok, mas ainda não liguei as de trás por não saber a polaridade...
Vou testar o teu método amanhã! Faz sentido!
Obrigada
 
Re: Ajuda-Remover grelhas das colunas traseiras

Já que nenhuma alma caridosa foi capaz de me dizer: "oh amigo as grelhas não saiem, estão coladas"
Deixo aqui a resolução: para conseguir resolver o meu problema tive que conseguir abrir as forras laterais traseiras o suficiente para ver as colunas, puxa-se os plasticos da parte de baixo na zona da porta e puxam-se as forras com jeito, é tudo fixo com molas, consegue-se abrir o suficiente para ver as colunas e utilizar o método da pilha para saber a polaridade.
O método que o madlima sugeriu, pelo menos comigo não funcionou, não detectei diferenças nos graves nem médios nem agudos, ou é preciso ter um excelente ouvido ou então não será a forma mais eficaz.
Com uma pilha de 1,5v nova consegue ver-se perfeitamente para que lado o cone da coluna se desloca, se for para fora a polaridade coincide com a pilha, se for para dentro está ao contrário!
 
Notar diferença nota-se de imediato.
O som é o movimento de uma massa de ar.
Se um cone do altifalante puxa para dentro e outro para fora, então a massa de ar movimentada
é menor (chamada ligação de colunas em fase) diminuindo consideravelmente a qualidade e potencia
dos graves. Esta é uma situação bastante audivel.

Se as colunas estiverem todas em sintonia e com os cones a puxar para fora, toda a massa possivel
de ar no habitaculo é movimentada por igual, podendo assim tirar-se pleno partido do som e em todas
as frequencias tocadas pelo radio.
 
Exacto madlima, mas olha que com o radio ligado, agudos no minimo, graves no maximo, balance para um lado, puxei para o centro, nap notei nenhuma perda de graves, inverti as polaridades, na mesma. Depois só com o lado esquerdo, atras a tocar, inverti polaridades e digo-te que não notei diferença peceptivel no som....:S
 
Experimentei tambem com as da frente. E experimentei trocar os fios só de uma e tentar ver se notava diferença, e realmente não notei...
 
Back
Top