AJUDA - PROBLEMA MOTOR ?

Meus Caros,

Tenho um A3 20v 125c que ja rodou cerca de 160 mil km.

Recentemente fiz uma troca de oleo completa (filtro e oleo) e como nao sabia que oleo tinha coloquei um 5w40 BR Sintetico.

Hoje realizei uma viajem de 360km e perto do destino percebi que a luz do nivel / pressao do oleo começou a acender e fazer os bips. Outra coisa que reparei e que vem um barulho meio estranho na parte do esticador da corrente no cabeçote quando acelero mas o barulho some quando a rotaçào do motor almenta e consequentemente o aviso do oleo também some.

Quando o caro fica em marcha lenta ou quando engato uma 2 ou mesmo em alguma redução de marcha a luz acende e começa o bip bip quando almenta a rotação ela some.

O barulho, que parece ser no esticador da corrente no cabeçote, também so aparece quando comesso a acelerar.

Bem, levei o carro em um mecanico e ele me disse o seguinte:

O barulho no esticador e devido a falta de lubrificação, ai até pensei que ele ia me dizer que era a bomba de oléo, mas segundo ele a bomba tá normal o que tá dificultando a lubrificação e justamente o oleo que ele me disse que é muito fino para o meu motor que ja tem mais de 160 mil km.

Ele me aconselhou a fazer uma troca de oléo e colocar um mais viscoso (grosso) tipo 15w40 semi-sintetico.

De uma certa forma nao sei se ele tem razão e segundos relatos esse problema nos a3 é devido a formação de borra no carter que pode ser sanada com uma limpesa.

Gostaria de uma ajuda das pessoas que passaram o mesmo problema ou que podem me dar uma uz sobre o real problema de meu carro grato.
 
Meus caros,

Acredito que muitos aqui nao saibam a solução do meu problema ..... mas encontrei a solução e deixo aqui os testes e resultados:

1 - O barulho era proveniente da casanha do esticador da corrente que nao estava estacionando no lugar correto.... normal o barulho mas ele nao pode perdurar após a partida. O correto é que na primeira partida do veiculo a corrente seja esticada (ação hidraulica do esticador) e se fixe na regulagem adequada até que o veiculo seja posto durante longo periodo sem funcionamento ... ex. quando chegamos em casa e vamos curtir com a patroa rsrsrsrs..

Pela manha, com a partida o tensor da corrente de comando, após a perda da regulagem devido a varios fatores, e novamente acionado ( faz um barulho mesmo) e depois vida normal.

No meu caso, o que houve foi um certo trancamento do solenoide que força a lubrificação da castana e tende a perda da força hidraulica no sistema de tensionamento da corrente.

SoluçãO: Retirei o solenoide e realizei uma limpesa com desingripante, revisei os terminais e coloquei no lugar ... pimba tudo normal em meu A3.

Grato a todos pela intenção
 
Por acaso so vi agora este topico e ainda bem que ja resolveste o teu problema, só espero é que nao tenhas ido na conversa desse mecanico que te aconselhou meter oleo 15w40 no carro...

Já vi 1.8 iguais ao teu, 1.6 e outros motores a gasolina em A3 e Golf´s IV, com mais de 300 mil km e sempre levaram oleo 5w40, diz ao teu mecanico que isso nao é nenhum AX 1.1 ou Uno 45S. :D
 
Meu caro,

Também fiquei super receituoso quanto o oleo .... no manual ele atende as especificações .... eu tava no 5w40 e tava acusando nivél baixo ou pressão baixa ... vou fazer outra viajem e depois posto os comentarios .. mas na opinião dos amigos esse oleo pode prejudicar meu motor? vista que ele é semi sintetico e atende a norma esplicitada no manual.
 
olá amigo, estou com o mesmo problema, você pode me dizer onde fica essa valvula solenoide para q eu possa fazer uma limpeza ou substitui-la, meu mecanico pediu pra trocar o tensor do comando mas antes queria fazer esse teste pra ver se funciona, assim economizaria uns $ em meu A3. se poder me ajudar ficarei muito grato.
 
olá amigo, estou com o mesmo problema, você pode me dizer onde fica essa valvula solenoide para q eu possa fazer uma limpeza ou substitui-la, meu mecanico pediu pra trocar o tensor do comando mas antes queria fazer esse teste pra ver se funciona, assim economizaria uns $ em meu A3. se poder me ajudar ficarei muito grato.

É de 2009 este tópico
 
eu sei q é de 2009...tem data de validade os tópicos? preciso de uma informação a respeito desse problema e só encontrei aqui. Tentar conseguir uma informação a respeito não custa nada.

Não. Só estou a dizer que provavelmente esse user já não está por aqui.
 
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