Ajuda pf, a Bruta deixou-me apeado * RESOLVIDO

Boas pessoal,

Antes mesmo do planeado, cá estou eu a recorrer ao Forum. Na segunda-feira, já depois de uma viagem Nazaré-Lisboa a levar "coices" das patas traseiras da minha Bruta, fiquei apeado na Praça de Espanha. Deu o coice-mestre à saída de um semáforo que até lhe saltou a mudança… e já não aceitou mais nenhuma, só engatava a marcha-atrás.

Provavelmente terá algo que ver com a embraiagem ou caixa, mas o que me traz aqui são os pulos que ela andava a dar. Os coices, passo a explicar, pareciam vir apenas do eixo traseiro, e na realidade a carrinha dava pulos atrás, a cada coice. Parecia que o eixo traseiro não andava sincronizado com o da frente (tracção integral).

De notar que isto só acontecia em auto-estrada e ao fim de uns kms. Se parasse e aguardasse uns minutos, arancava na boa e durava mais uns kms sem coices. Começou depois de mandar calibrar as rodas, numa viagem ao Alentejo. Fez à ida e à volta. Mandei-a prá oficina para verificarem as rodas, tudo ok. Esta semana levei-a à Nazaré para ver se continuava e foi o que se viu.

A minha pergunta, e desculpem ter-me alongado, é esta: a ser embraiagem ou caixa, poderiam estes coices ser derivados do mesmo problema ou este será mais um, entre os muitos que tenho de resolver?

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Cumps,
Titanium (LX)
 
Re: Ajuda pf, a Bruta deixou-me apeado

Boas,

A Bruta foi rebocada prá oficina do stand onde a comprei, pq ainda está na garantia, só que ainda não lhe mexeram. Aguardo notícias que depois darei aqui.
 
Re: Ajuda pf, a Bruta deixou-me apeado

Pode ser da transmissão traseira ou do diferencial, da caixa nao sei, tens notado se a embraiagem ou a caixa já tavam mt gastas?
 
Re: Ajuda pf, a Bruta deixou-me apeado

V6 disse:
Pode ser da transmissão traseira ou do diferencial, da caixa nao sei, tens notado se a embraiagem ou a caixa já tavam mt gastas?

Além daqueles coices, que eu não sei se estarão relacionados com isto, ultimamente de vez em quando notava alguma dificuldade em meter as mudanças, sobretudo a primeira e a marcha-atrás, e mais nas manobras. De resto, na embraiagem nunca tinha notado nada, nem mais rija, nem mais suave.

E quanto à questão dos coices, será que poderia ser na mesma da embraiagem? Tipo a patinar?

Obrigado pela ajuda.
 
Re: Ajuda pf, a Bruta deixou-me apeado

Titanium disse:
Além daqueles coices, que eu não sei se estarão relacionados com isto, ultimamente de vez em quando notava alguma dificuldade em meter as mudanças, sobretudo a primeira e a marcha-atrás, e mais nas manobras. De resto, na embraiagem nunca tinha notado nada, nem mais rija, nem mais suave.

E quanto à questão dos coices, será que poderia ser na mesma da embraiagem? Tipo a patinar?

Obrigado pela ajuda.

A 1º e marcha atraz normalmente são as primeiras a notar-se quando a embraiagem começa acusar desgaste, tb pode ter sido qualquer coisa na caixa...

Consegues engatar as velocidades com o carro desligado?
 
Re: Ajuda pf, a Bruta deixou-me apeado

V6 disse:
A 1º e marcha atraz normalmente são as primeiras a notar-se quando a embraiagem começa acusar desgaste, tb pode ter sido qualquer coisa na caixa...

Consegues engatar as velocidades com o carro desligado?

Agora não consigo testar. Foi rebocada e está na oficina à espera que o mecânico tenha tempo de lhe mexer.

Enquanto estive à espera do reboque, a única coisa coisa que pude constatar, é que com o motor a trabalhar, pisava a embraiagem, metia as mudanças (experimentei da 1ª à 6ª) e ao soltar a embraiagem ela nem dava sinal de querer mexer-se do lugar. Mas ouvia-se um barulho, por baixo, de algo metálico tipo a rodar.

Apenas a marcha-atrás, essa sim, engrenava e fazia-a mexer, tanto que ainda recuei um pouco para facilitar a subida da Bruta para cima do reboque.
 
Re: Ajuda pf, a Bruta deixou-me apeado

Pode ser mt coisa, é possivel ter alguma coisa a ver com transmissões...

A embraiagem quando vai à vida fica sem força nota-se mesmo quando se carrega no pedal e este tá mole, da caixa tb consegues engrenar as velocidades por isso tb nao deve ser mas é sempre complicado dizer do que se trata atraves da net.

Desejo-te boa sorte e que nao seja nada de mt dispendioso ;)
 
Re: Ajuda pf, a Bruta deixou-me apeado

Titanium, o teu disco e/ou o prato da embraiagem entregaram a alma ao criador, não têm a haver com as transmissões, kit de embraiagem novo e pimba, dá-lhe gás :)

:D
 
Re: Ajuda pf, a Bruta deixou-me apeado

Boas,

Parece que não Lpereira, só ontem é que o mecânico começou a desmontá-la e diz que é o Diferencial Torsen.
O que, para mim, até faz sentido, uma vez que os "coices" que ela dava pareciam vir apenas do eixo traseiro, e do pouco que sei, esse diferencial é o que reparte o binário entre eixos, estou correcto?

Alguém aqui do Fórum já teve este problema ou faz ideia de quanto é que esta brincadeira pode custar?

Obrigado a todos pelos inputs.

Cumps,
Titanium (LX)
 
Re: Ajuda pf, a Bruta deixou-me apeado

Dass-se é preciso sorte!!!!, é muito raro isso acontecer :|

Quase todas as peças do diferencial têm reparação, a maioria não é cara, mas se precisares de um diferencial completo, de certo que irá custar mais de 700 euros + IVA, o preço que tenho aqui do ano passado é de 650 euros + IVA.

Regista-te no Vagcat.com ( se ainda não tiveres ) e depois vê este link, está aqui tudo o que precisas.

http://www.vagcat.com/epc/cat/au/A6/2002/264/52/3429815/

Boa Sorte !
 
Re: Ajuda pf, a Bruta deixou-me apeado

Muito obrigado Lpereira, o mecânico do stand que me vendeu a carrinha está a ver o que é que pode fazer para a coisa não descambar em termos de custos.

E de qualquer forma, acho que não irei suportar o custo total, uma vez que ainda nem 15.000 Kms fiz com a carrinha, que ainda está dentro da garantia (1 ano).

Darei notícias no final da saga :)

cumps
 
Ajuda pf, a Bruta deixou-me apeado * MÁS NOTÍCIAS

Boas,

A Bruta ainda está na oficina e isto está a complicar-se. O dono do stand que me vendeu a carrinha foi à Audi para encomendar o Torsen, já preparado para largar uns bons 1.000€ ou coisa parecida. Lá pediram-lhe as letras da caixa, porque parece que só vendem o diferencial em conjunto com a mesma… resultado: cerca de 4.500€

Será isto possível? Eu não percebo nada de mecânica, alguém aqui me explica, por favor, se isto tem alguma razão de ser? E, já agora, pedia sugestões para a coisa ficar mais barata. Não se encontrará apenas o diferencial por fora, sem ser na Audi?

Obrigado desde já pelas vossas dicas.

Cumps
 
Back
Top