AJUDA OLEO AUDI A4 AVANT B5 1.8 E REVISÃO

Boas pessoal.
Andei a ver no forum tópicos acerca dos tipo de óleos indicados para os nossos audis e não consegui chegar a nenhuma conclusão para o modelo da minha carrinha daí decidi postar este tópico.
Tenho uma Audi A4 Avant 1.8 gasolina de 1997 (não é turbo) B5, portanto.
Comprei-a á fez em novembro último 1 ano e ao comprar tinha 75000Km e foi-lhe feita pelo concessionário uma revisão normal (pastilhas, óleo,etc).
Agora que já passou mais de 1 ano ela está com 91000Km e tenho portanto de lhe fazer outra revisão, mas como o concessionário entretanto fechou ando á procura de 1 sitio para efectuar essa revisão.
O nível do óleo do motor está já baixo (por vezes acende a luz do painel e já confirmei com a vareta) e queria acrescentar-lhe 1 pouco pelo menos até ir á revisão.
Qual é a marca e tipo de óleo que me aconselham? Tive a ver no manual mas é de 97 e entretanto as coisas devem ter alterado.
Agradecia que me indicassem óleos concretos por favor.

Em relação á oficina aqui nesta zona (Torres Novas e Entroncamento) existe uma BoschService acham que o serviço de mudança de óleo e filtro (eventualmente pastilhas) poderá ser muito dispendioso?

E também terei de altera a correia (não já) será 1 bom sitio para o fazerem? Quanto poderá custar?

Agradeço a respostas pois tenho de tomat decisões acerca destas questões rapidamente.

Cumprimentos a todos.
 
Então pessoal ninguem me dá uma dica!?
É que preciso mesmo de resolver esta questão, pelo menos a do óleo que assim que ligo a carrinha acende e emite um som intermitente durante 2 a 3 segundos e depois apaga-se.

Aguardo ajuda.

Cumprimentos
 
Se é pra pouco tempo acrescenta um pouco de óleo sintético.. Acho que não precisa de ser grande espada, visto que é pra sacar todo fora... ;) acho que não disse nenhuma asneira...
 
5w 40 ou 5w 50 sintético, a bosch service é normalmente um sitio bom, tenho o mesmo motor mas turbinado de origem com 180 e sempre me desaconselharam os oleos 0w or serem muito finos. Começa a pensarem trocar correias coisa q na bosch tb te fazem pede um orçamento lá.
 
Ok. Obrigadão pela dica. Realmente estive a ver no manual da carrinha e fala lá na norma VW 501 01 e VW 505 00.

Qual a diferença dos 5w-40 para os 5w-50. Vi num site australiano da mobil k para a minha carrinha aconselham o mobil 5w-50.

Qual é o mais acessível do mercado e onde posso comprar + rapidamente. Queria ver se comprava ainda hoje óleo para resolver por 1 semana ou 2 a questão do pouco óleo no motor.

Uma vez mais agradeço a ajuda.

Cumprimentos a todos
 
o 1º valor equivale a viscosidade a frio e o outro 2º a quente, tu estás em Portugal certo? teoricamente o 5w40 chega agora depende onde andase como andas, qt mais o motor aquecer seja temp exterior ou puxar pelo carro mais tens de subir o 2º valor quanto menos for o 1º valor masi "fino" é o oleo. qualquer loja carros ou hipermercado vende oleo até podes ir a audi mas ai os valores disparam pelo mesmo q compras numa loja especializada.
 
Ok.
Só mais uma questão, a norma indicada no manual (como já tinha referido) é a 50 01 e 505 00.
Isto quer dizer que tenho de utilizar 1 oleo que respeite uma das duas normas ou tem de respeitar as duas??

O óleo 5w40 e 5w50 respeitam qual?

Cumprimentos e uma vez mais obrigado
 
Então pessoal ninguem me dá uma dica em relaçã a esta ultima questão de qual norma a respeitar das 2 que aparecem no manual do carro??? e sugestão de marca...

Aguardo

Cumprimentos
 
1 das duas... Estás mesmo ás cegas certo :D
Fica aqui a listagem de os oleos que obedecem a norma 505.01:

Agip 7004 - 5W-40



Alpine PD Pumpe-Düse



Amsoil 505.01



Castrol GTD 505.01



Castrol TXT 505.01



Divinol - 5W40 505.01



Elaion Full Performance TDI



Elf Excellium DID 5w-40



Fuchs Tytan Supersyn SL PD



Galp Formula 505 - 5W-40



GULF GDi Extra SAE 5W40



Liqui Moly DIESEL HIGH TECH 5W-40



Millers XFE PD



MOBIL SYNT S SPECIAL V 5W-40



Motul Specific 505.01



Norauto Ultra Diesel 5W-40



Pentosin TS 5W-40



Q8 Formula Excel



Repsol Elite 505.01 TDI 5W-40



Shell Helix Diesel Plus VA - 5w-40



Sunoco Ultra Semi-Synthetic 5w-40



Teboil Diamond Diesel



Texaco Havoline 505.01



Total Quartz 505.01



Valvoline Durablend Diesel 505.01



BP Visco 5000 Special V



Yacco VX 505 5W40
 
:D
Obrigadão pipapakigrafo.... :D

Ainda assim pensava que o Mobil 1 5w40 tb respeitasse a norma...

Uma questão que não percebo é porque indicam as 2 normas no manual..!?

Será que escolher 1 óleo que respeite uma das normas é igual a escolher outro oleo (identico em propriedades) qque respeite a outra norma...!?

Já agora onde posso encontrar na net essa lista que colocaste e outra relativa á outra norma?

Cumprimentos e uma vez mais obrigadão
 
as normas são iguais em qualquer óleo, ou seja um 505.01 só muda a marca e outras coisas mas ambos vão respeitar aquela norma, qt aos óleos GOOGLE faz milagres saquei a lista de um forum SEAT, mas se fores ao site da BP está muito bem explicado que tipo "variantes" existem nos óleos, mas conselho amigo em vez de acrescentar muda o óleo todo de uma vez com o filtro, não sai assim tão caro e o motor agradece;
 
quanto ás 2 normas em alguns sitios não encontras as duas, ou seja ele pode usar tanto uma como a outra, usa se possivel o mesmo óleo pois se alterares marcas a cada muda nunca vais saber realmente que óleo preferes, um 5W40 no teu motor está bom, sintético ou semi-sintético, mas tb depende so uso que dás ao carro, vai ao site da BP e perde algum tempo vais ver é informção que vale a pena :D :D :D
 
Uma vez mais agradeço a ajuda.

E não querendo ser chato a minha duvida era em relação ao que leva uma pessoa a optar por oleos de uma norma ou outra podendo serem usadas as duas.

Achas que a 501.01 é mais completa do que a 505.00 será isso?

1 ab
 
Qual o significado das siglas que vêm nas embalagens de lubrificantes (API, ACEA, JASO, NMMA)? Qual a relação delas com o desempenho dos produtos?

R: Estas são siglas de entidades internacionais que são responsáveis pela elaboração de uma série de normas (baseadas em testes específicos) para a classificação dos lubrificantes, de acordo com seu uso. Desta forma, o consumidor tem como identificar se o lubrificante atende às exigências de seu equipamento, consultando seu manual.

Como exemplo temos:

SAE - Society of Automotive Engineers
É a classificação mais antiga para lubrificantes automotivos, definindo faixas de viscosidade e não levando em conta os requisitos de desempenho. Apresenta uma classificação para óleos de motor e outra específica para óleos de transmissão. Maiores informações em "O que significam os números (20W/40, 50, etc.) que aparecem nas embalagens de óleo?".

API - American Petroleum Institute
Grupo que elaborou, em conjunto com a ASTM (American Society for Testing and Materials), especificações que definem níveis de desempenho que os óleos lubrificantes devem atender. Essas especificações funcionam como um guia para a escolha por parte do consumidor. Para carros de passeio, por exemplo, temos os níveis API SL, SJ, SH, SG, etc.. O "S" desta sigla significa Service Station, e a outra letra define o desempenho. O primeiro nível foi o API SA, obsoleto há muito tempo, consistindo em um óleo mineral puro, sem qualquer aditivação. Com a evolução dos motores, os óleos sofreram modificações, através da adição de aditivos, para atender às exigências dos fabricantes dos motores no que se refere à proteção contra desgaste e corrosão, redução de emissões e da formação de depósitos, etc.. Atualmente, o nível API SL é o mais avançado. No caso de motores diesel, a classificação é API CI-4, CH-4, CG-4, CF, etc. O "C" significa Commercial. A API classifica ainda óleos para motores dois tempos e óleos para transmissão e engrenagens.

ACEA - Association des Constructeurs Européens de l´Automobile (antiga CCMC)
Classificação européia associa alguns testes da classificação API, ensaios de motores europeus (Volkswagen, Peugeot, Mercedes Benz, etc.) e ensaios de laboratório.

JASO - Japanese Automobile Standards Organization
Define especificação para a classificação de lubrificantes para motores a dois tempos (FA, FB e FC, em ordem crescente de desempenho).

NMMA - National Marine Manufacturers Association
Substituiu o antigo BIA (Boating Industry Association), classificando os óleos lubrificantes que satisfazem suas exigências com a sigla TC-W (Two Cycle Water), aplicável somente a motores de popa a dois tempos. Atualmente encontramos óleos nível TC-W3, pois os níveis anteriores estão em desuso.


20. O que significam os números (20W/40, 50, etc.) que aparecem nas embalagens de óleo?

R: Estes números que aparecem nas embalagens dos óleos lubrificantes automotivos (30, 40, 20W/40, etc.) correspondem à classificação da SAE (Society of Automotive Engineers), que se baseia na viscosidade dos óleos a 100oC, apresentando duas escalas: uma de baixa temperatura (de 0W até 25W) e outra de alta temperatura (de 20 a 60). A letra "W" significa "Winter" (inverno, em inglês) e ela faz parte do primeiro número, como complemento para identificação. Quanto maior o número, maior a viscosidade, para o óleo suportar maiores temperaturas. Graus menores suportam baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a bombeabilidade.

Um óleo do tipo monograu (como o Lubrax MG-1) só pode ser classificado em um tipo escala (o MG-1 apresenta os graus 20W, 30, 40 ou 50). Já um óleo com um índice de viscosidade maior pode ser enquadrado nas duas faixas de temperatura, por apresentar menor variação de viscosidade em virtude da alteração da temperatura. Desta forma, um óleo multigrau SAE 20W/40 se comporta a baixa temperatura como um óleo 20W reduzindo o desgaste na partida do motor ainda frio e em alta temperatura se comporta como um óleo SAE 40, tendo uma ampla faixa de utilização. O Lubrax MG-4, o Lubrax SL e o Lubrax Sintético são alguns exemplos de óleos multigrau de nossa linha de lubrificantes automotivos.

Uma outra especificação muito importante é o nível API (American Petroleum Institute)
trabalho de casa vai descobrir a diferença entre o 501.01 e o 505.00 :D :D :D
 
Boas.
Uma vez mais obrigado pipapakigrafo... :)
Na realidade fiquei mais inteirado do assunto no site da BP.
Optei por fazer uma revisão para a semana que vem e não remediar..

Quanto á norma 505.00 não cheguei a nenhuma conclusão a não ser que há mais óleos para diesel com esta norma.

O que me intrigou foi outra coisa...será que os carros que podem levar óleos com a norma 501.01 (como o meu) não podem levar oleos com a norma acima que presumo ser 502.00 ??

No site da BP indicam para aminha carrinha o BP VISCO 7000 Sport 5w-40 ...!? e o k tinhas escrito anteriormente noutra resposta a este topico era o Visco 5000 Especial V??????????.Confesso que fiquei confuso...se puderes dá olhadela no site e faz a selecção de óleos por carro e vê o resultado e as notas em baixo.


Cumprimentos
 
Back
Top