Ajuda num e-mail para a deco

Boa noite a todos, amanha vou enviar um e-mail sobre a garantia do meu carro, queria a vossa ajuda sobre o que deva acrescentar ou corrigir no e-mail ... aqui vai ...

Bom dia,

Venho por este meio expor uma situação que ocorreu na aquisição de um veiculo usado, num stand, com o qual me sinto deveras insatisfeito e, para resolver o caso necessito da vossa ajuda.

No dia 10/08/2012 visitei o stand “FCAR” com o intuito de adquirir uma viatura usada e fiquei interessado numa Audi A4 2.0 TDI 170cv de 06/2007 cujo valor era de 20.000€. O vendedor do stand informou-me que, para o veiculo ter direito a garantia teria que acrescentar 1500€ ao valor inicial de 20.000, fazendo o valor final de 21.500€. Questionei o vendedor sobre o estado do veiculo, e este garantiu-me que se encontrava em perfeitas condições, referindo que tinha efectuado a mudança dos filtros e correias. Como tal, confiando na palavra do vendedor, decidi adquirir o veiculo sem serviço de garantia. Finalizamos o negócio, agendamos uma data para a entrega do veiculo. No dia agendado fui buscar a viatura e aparentemente estava tudo em condições, excepto a falta de manuais, a ausência da segunda chave do veiculo, pneus gastos, nomeadamente, vazios, pastilhas no fim e discos em mau estado. O vendedor, ao ver a minha reacção de espanto, informou-me que, ao fim de dois meses, obteria os manuais e a segunda chave. Em relação a este assunto, até a data de hoje, ainda não obtive nem os manuais nem a segunda chave, Sempre com desculpa de que estavam a espera.

No dia seguinte pela manhã iniciei uma viajem para o Algarve, ao passar a Ponte 25 de Abril acendeu uma luz de resistência (motor) cuja minha reacção foi parar na primeira área de serviço (Sesimbra) e imobilizar o veiculo. De seguida liguei para o vendedor e ele disse-me para “esticar a viatura na auto-estrada”, pois encontrava-se parada há um certo tempo no stand. Assim o fiz, segui viajem pela auto-estada e até ao Algarve parecia estar tudo bem.

Passado três dias no Algarve voltou a acender uma luz, desta vez, a luz do óleo no mínimo. Liguei novamente ao stand, a questionar se realmente tinha sido feita a revisão, em que a resposta foi que o mecânico do stand se esqueceu de nivelar o óleo. Pediram-me então, para comprar um litro de óleo com a norma do motor e que, assim que voltasse da viajem, passasse no stand para reaver o dinheiro do óleo que foi cerca de 35€. No final da viagem, quando regressava a Lisboa notei falta de potência no veiculo, pois um parente meu têm um veiculo igual e notasse muito a diferença.

Após a viajem (1 semana), voltei ao stand (Almada) para reaver o dinheiro do óleo e questionei o vendedor sobre a falta de potência e a perda de óleo. O vendedor quis saber o que se passava e dirigimo-nos ao mecânico do stand. Averiguou que a falta de potência se devia a uma peça avariada no motor (EGR) e que a perda de óleo foi descuido.

Passado uns dias, voltou a acender a luz do óleo e falta de potência. Voltei ao mecânico do stand e, mais uma vez, uma peça avariada no motor (Medidor de Massa de Ar) e a questão do óleo ficou por resolver, pois não se encontrava a resolução da mesma e foi me dito pelo mecânico que estes motores gastavam óleo (cerca de 1Litro por cada 3000 Km).

Passado uns dias, voltou a acender uma luz, desta vez a luz do filtro de partículas. Cansado destas situações, desloquei-me ao stand e mostrei a luz ao vendedor, em que o qual, me voltou a dizer para ir “esticar a carrinha na auto-estrada”, pois esta encontrava-se muito presa, devido ao tempo parada no stand. Assim o fiz, e a luz apagou-se.

Passado alguns dias, e até hoje( 06/05/2013), foi constante a luz do escape, a luz do óleo e a falta de potência. Desloquei-me a uma oficina e expus a situação, onde me foi dito que a luz do escape seria o filtro saturado de carvão e que a perda de óleo e a falta de potência seria o turbocompressor a deixar passar o óleo para a zona do escape, fazendo assim com que a viatura perdesse óleo e ficasse com falta de potência. Revoltado com a situação, confrontei o vendedor dizendo que tinha ido a uma oficina, onde me informaram que a carrinha tinha o turbocompressor avariado e o filtro de partículas saturado. Por espanto meu, o vendedor nada quis ter a ver com o assunto, dizendo que “os carros de hoje em dia têm muita electrónica e avarias constantes”. O vendedor manteve sempre a mesma postura, de não querer assumir os problemas do veiculo.

Para completar o histórico deste veiculo, recebi uma chamada da marca (AUDI), para uma acção de chamada 21K (substituição de injectores), que acabou por ficar sem efeito devido a novos problemas na carrinha. Os problemas foram a cabeça do motor empenada, injectores com ferrugem, turbocompressor com folga, EGR avariada (ver orçamento da AUDI anexado).

Com todo este historial de anomalias no veiculo, venho por este mail, pedir a vossa ajuda acerca da garantia do mesmo, visto que o vendedor do stand não quer responsabilizar-se por todos os arranjos, indicando que não tem garantia.
 
Acho que o que deves fazer é escrever, adicionalmente, ao fulano do stand e dizer que expuseste o teu caso com eles à DECO e que a garantia minima que te assiste é de um ano de acordo com a legislação em vígor. Nesta carta deves apresentar o orçamento da Audi e que pretendes que eles corrijam as anomalias ou indiquem onde te dirijas para regularizar o estado da viatura, no prazo de 30 dias (se não me engano é o prazo legal)...
 
Deves enviar uma dessas para a deco e uma para o stand e para iniciar o processo não te falta mais nada mas espera por mais opiniões de pessoal mais entendido.
 
Acho que quando enviares uma carta à Deco,tiras uma cópia e envias em ctt registado se for com aviso de recepção tanto melhor ao stand FCAR,dando-lhes conhecimento que devido a não terem dado andamento à reparação da viatura,que por direito te assiste.Anexas cópia da exposição que fizeste à Deco .Tenta ser o mais breve e sintético possível,não te alargues em grandes comentários.
 
Copia ao stand nunca daria.
Quanto menos o stand souber do desenvolver melhor.
Menos pensam no assunto.
Para o stand, apenas uma carta registada com aviso de recepçao passada
por um advogado a expor o problema e pedido de resolução, sob pena de
ir por vias legais caso não seja tudo solucionado.

Posto isto, é aguardar o parecer da DECO a respeito do caso.
Não esquecer de enviar uma copia do contrato de compra do veiculo e copia
da documentação do veiculo.
 
Copia ao stand nunca daria.
Quanto menos o stand souber do desenvolver melhor.
Menos pensam no assunto.
Para o stand, apenas uma carta registada com aviso de recepçao passada
por um advogado a expor o problema e pedido de resolução, sob pena de
ir por vias legais caso não seja tudo solucionado.

Não esquecer de enviar uma copia do contrato de compra do veiculo e copia
da documentação do veiculo.


o que é isso da carta registada com aviso de recepção amigo? devo mandar uma carta ao stand a questionar alguma coisa?

quando liguei para a deco disseram para escrever um e-mail com tudo o que se tinha passado e para enviar para eles, que passado uma semana obteria resposta da parte deles.

qual sera o tempo de espera para meter o carro a arranjar?sera que a deco consegue algo em relação ao stand?

Posto isto, é aguardar o parecer da DECO a respeito do caso.
 
já enviei o mail para a Deco, recebi um mail a dizer que brevemente obterei resposta da parte deles, a ver vamos ... obrigado a todos mais uma vez amigo, tem sido só problemas
 
Back
Top