Ajuda-Motor aquece pouco

Boa tarde pessoal.
Sou novo aqui no forum, tenho umas duvidas que gostava de esclarecer com os entendidos.
Tenho 1 A3 8l de 99 que aquce muito pouco, o ponteiro de aquecimento só sobe alguma coisa quando vou em subidas ou deixo o carro parado a trabalhar algum tempo, ex.filas de transito.
Já me disseram que era o termostato avariado na posição aberto.
Pedia que me ajudassem a decifrar o problema.
Desde já agradeço a que puder ajudar.
 
Estou a gostar bastante de fazer parte deste maravilhoso forum.
Obrigado pela confirmação do problema.
Acham que é facil substituir o termostsato em casa?
Se fosse eu mesmo fazia-o p/ poupar na mão de obra, é que ainda este fim de semana gastei 100€ a reparar o elevador de 1 vidro electrico. :'(
O problema é que não sei onde se localizada o respectivo termostato.
Se alguém poder ajudar através de esquemas ou fotos do motor agradeço.
 
Pode ser o sensor de temperatura a medir mal devido a detritos acumulados e assim a dar informação errada ao manómetro da temperatura. Ou senão não vejo qual é o problema de aquecer pouco!!!??? se a temperatura do liquido de refrigeração for baixa não quer dizer que a temp do óleo seja baixa também. Não existe nenhum problema com isso até é vantajoso. Se a temp do óleo do motor é que estiver baixa, que eu duvido, isso é que é perigoso devido ao grau de viscosidade que ele apresenta a baixas temperaturas.
 
brunauto disse:
Pode ser o sensor de temperatura a medir mal devido a detritos acumulados e assim a dar informação errada ao manómetro da temperatura. Ou senão não vejo qual é o problema de aquecer pouco!!!??? se a temperatura do liquido de refrigeração for baixa não quer dizer que a temp do óleo seja baixa também. Não existe nenhum problema com isso até é vantajoso. Se a temp do óleo do motor é que estiver baixa, que eu duvido, isso é que é perigoso devido ao grau de viscosidade que ele apresenta a baixas temperaturas.

Não é bem assim, andar com o liquido sempre frio pode não fazer mal, mas vantagens tambem nao tem nenhumas...já pra não falar em consumos de combustivel.
 
TDi... disse:
Não é bem assim, andar com o liquido sempre frio pode não fazer mal, mas vantagens tambem nao tem nenhumas...já pra não falar em consumos de combustivel.

"já pra não falar em consumos de combustivel." explica lá melhor e já agora o liquido de refrigeração tem como função arrefecer o carro logo nenhuma desvantagem face motor, mas sim a nivel de solfagem se quiseres ar quente e já alguns sistemas já não utilizam esse liquido para aquecer o ar
 
Simples, ou o teu carro consome o mesmo a frio e a quente?

É que acho que não há carro nenhum que faça isso. :roll:
 
brunauto disse:
estamos a falar de liquido de refrigeração não da temperatura do óleo ou do combustível

Claro, mas acho que se uma coisa não aquecer até a temperatura ideal, tambem ajuda ou estou enganado?

Ou o liquido de refrigeração só serve para a temperatura da soufagem? :S
 
o motor aquece principalmente devido à combustão e claro que existem temperaturas ideais para os diferentes fluidos do motor. Os carros tem mais problemas com o calor do que com o frio ou pensas que o carro do FCP, na corrida de ontem iria longe sem bomba de agua? temp de 70 a 90 graus são as ideais para carros comuns por que é assim que os materiais são feitos mas por exemplo no caso de veículos a gpl as temp do motor são maiores devido a ser a combustão de um gás e ai o material cede principalmente as válvulas de escape que são dimensionadas para combustoes de gasolina
 
TDi... disse:
Claro, mas acho que se uma coisa não aquecer até a temperatura ideal, tambem ajuda ou estou enganado?

Ou o liquido de refrigeração só serve para a temperatura da soufagem? :S


"Ou o liquido de refrigeração só serve para a temperatura da soufagem?"
Serve principalmente para arrefecer o bloco motor
 
Boas pessoal das argolas.
Eu estava mais virado p/ o termostato do que para o sensor de temperatura, o carro aquece nas subidas e nas descidas quando não vai em esforço o ponteiro recua para os 60 graus.
Alguem me sabe indicar em que parte do motor se situa o termostato?
Agradeço a todos os companheiros que me possam ajudar.
Cumprimentos.
 
Back
Top