Ajuda Motor afn manca

Boa noite a todos desde já.
A quem me poder ajudar a despistar o problema do meu audi A4 TDI afn 110cv eu agradeço.
Então é o seguinte o carro na segunda feira de manhã pegou bem como de questume a fiz uma viagem de de 10 km de distância parei o carro desliguei voltei a ligar quase de seguida o carro pegou bem fizona mais 10 km e no fim da viagem ao relantim o carro estava a mandar esta a deitar fumo branco.
Cheguei a casa ligei o vag-com e fui ver o timing estava um pouco adiantada mas dentro dos paretros. Fui ver os valores do grupo 01 na quantidade de gasóleo injetado da bomba e estava muito instáveis e altos tentei baixar o valores mexendo na cabeça da bomba baixaram mas ficam instáveis na mesma .
Verifiquei o ponto do motor bomba e árvores de cames e estava tudo bem , exeto a posição da correia estar muito encostada á tampa da distribuição e muito comida . Eu desconfio da parte eletrica da cabeça da bomba estar avariada ou descalibrada mas é apenas um palpite pois não sei como testar e verificar o seu estado com o vag-com. Desculpem o testamento espero ter sido esclarecedor no relatório dos acontecimentos.
Desde já obrigado a que poder ajudar
 
Se tens possibilidade de ligar ao vag-com, verifica o valor de IQ, o ideal é rondar entre 3 e 5mg e o tdi timing se não estou induzido em erro entre 30 e 40.

No meu caso motor 1Z Audi A4 1.9 de 90cv, sempre me queixei dos consumos altos, cerca de 7/8L aos 100. Com ajuda do vag-com, verifiquei que o IQ estava a 5.4mg, ajustei o IQ a 3.0mg e o timing a 40. Sinto o motor mais sereno e com mais alma em altas e o consumo reduziu.

Tenho na família um 110 AFN, também mancava/oscilava muito ao relantim. Tinha o IQ a 2.6mg e o timing entre 10 e 15. Colocou-se o IQ a 3.4mg e o timing a 50. Ficou impecável.

Enviado do meu PRA-LX1 através de Tapatalk
 
Obrigado desde já pela partilha da tua experiência.
O meu timing está entre 58 e 60 e o IQ estava entre 3.5mg antes de ter este problema e agora que está a mancar os valores subiram muito entre 7mg e os 12mg e sempre em constante oscilação.
Daí eu ficar a pensar que a informação que a bomba esta a receber dalgum sensor avariado esteja a provocar esta oscilação tão invulgar. Tenho a acrescentar que não tenho qualquer erro no grupo 01.
Eu tenho outro carro golf mk4 TDI 110cv motor ASV e o IQ está estável entre 3.3mg e 3.6mg.
Mais uma vez obrigado pela ajuda.
 
Obrigado desde já pela partilha da tua experiência.
O meu timing está entre 58 e 60 e o IQ estava entre 3.5mg antes de ter este problema e agora que está a mancar os valores subiram muito entre 7mg e os 12mg e sempre em constante oscilação.
Daí eu ficar a pensar que a informação que a bomba esta a receber dalgum sensor avariado esteja a provocar esta oscilação tão invulgar. Tenho a acrescentar que não tenho qualquer erro no grupo 01.
Eu tenho outro carro golf mk4 TDI 110cv motor ASV e o IQ está estável entre 3.3mg e 3.6mg.
Mais uma vez obrigado pela ajuda.
Poderá ser parte eletrónica da bomba. Já experimentou alterar o valor de IQ para 3.6mg? Excluir a hipótese de a bomba ter descalibrado.

Enviado do meu PRA-LX1 através de Tapatalk
 
Desde que tenho o meu 1z sempre mancou em baixas.. A coisa de 6 meses ele começou a ficar com o relantim instavel mas estabilizava em pouco tempo, mas agora nem estabiliza mais. Quando o ligo a frio ele estabiliza as 1000 rpm mas volta mancar nas 850/980 "muito forte" mesmo , abana o carro todo.
Conclusão fui à dias a uma "casa de injecção" e o diagnostico foi a electronica da bomba injectora nas lonas.. 400/500€ novo
Consumos é coisa que não me queixo mesmo. Sempre 4.5/5 sem pisar ovos de todo :p
 
Last edited:
Boas a todos.
Afinal o problema do motor era falta de compressão no cilindro n°2. Retirei a culaça e era evidente tinha o pistaõ rachado e por sua vez riscou o cilindro.
Depois de muita reflexão, muitos orçamentos e fazer contas e garantias de uma solução fiável e duradoura optei por fazer uma revisão geral e levar tudo novo o que for necessário e retificado o que for recomendado.
Entreguei hoje e vou ficar á aguardar para eles desmontar e poder analisar e dar uma estimativa do valor que tenho para desembolsar.
A casa em questão é Garagem e Silva fundada em 1949, conceituada no mercado de reparação e rectificações em todo o tipo de motores desde a nível industrial, naval, e com mais procura nos motores de carros. Estás informação da empresa apenas são para quem for da zona norte e estiver interessado.
Espero ter ajudado a quem venha a ter um dia a situação semelhante e poderem deslindar com um simples teste de compressão.
PS: não estou a desejar o meu a azar a ninguém.
Obrigado a todos.
 
Boas a todos.
Afinal o problema do motor era falta de compressão no cilindro n°2. Retirei a culaça e era evidente tinha o pistaõ rachado e por sua vez riscou o cilindro.
Depois de muita reflexão, muitos orçamentos e fazer contas e garantias de uma solução fiável e duradoura optei por fazer uma revisão geral e levar tudo novo o que for necessário e retificado o que for recomendado.
Entreguei hoje e vou ficar á aguardar para eles desmontar e poder analisar e dar uma estimativa do valor que tenho para desembolsar.
A casa em questão é Garagem e Silva fundada em 1949, conceituada no mercado de reparação e rectificações em todo o tipo de motores desde a nível industrial, naval, e com mais procura nos motores de carros. Estás informação da empresa apenas são para quem for da zona norte e estiver interessado.
Espero ter ajudado a quem venha a ter um dia a situação semelhante e poderem deslindar com um simples teste de compressão.
PS: não estou a desejar o meu a azar a ninguém.
Obrigado a todos.
Fica na Nacional, em Lourosa? Cumprimentos

Enviado do meu PRA-LX1 através de Tapatalk
 
Back
Top