Ajuda - Montar Farois Nevoeiro A3 8L - Interpretar esquema do RELE!!!

Boas pessoal...

Depois de ter visto um verdadeiro exemplo do Lmachado nesta aplicação, Montagem de Farois Nevoeiro em Audi A3 8L Restyling, sempre quis fazer o mesmo.. Ja tenho os farois e as grelhas no sitio, o Comutador respectivo tambem faltava-me mesmo so a cablagem. Como não tenho muito material disponivel em casa, decidi comprar uma cablagem já feita e propria para este caso.

A questão é que ao ver o esquema de Reles do Lmachado e o esquema que a minha cablagem tras é diferente...

Para ajudar, o vendedor envia-me um Ficheiro PDF com instruções de instalação mas em Alemão.. logo é para esquecer...

Fotos:

Ligação do Rele:
87495899.jpg

43819628.jpg

52323949.jpg


Rele:
29976034.jpg


Cablagem para os Farois nevoeiro:
23745957.jpg


Ficheiro em alemão:

"Achtung!!! Bei Arbeiten an der Zentralelektrik Batterie abklemmen.
Als erstes werden die Nebelscheinwerfer angeschlossen. Zunächst die rechte Beifahrerseite und
dann die linke Fahrerseite. Die Brauen/Blau Leitung mit dem Rund Kabelschuh wird an den
Minus Pol des Akkumulators angeschraubt. Die übrig gebliebene Leitung wird in den Innenraum
geführt Farbe (Grau/Gelb).
Anschließend wird das Relais verdrahtet. Dazu kommt die Leitung (Grau/Gelb) aus dem
Motorraum in Pin 2 des Relaisträgers. Danach können Sie den Relaisträger in die Zentralelektrik
einstecken.. Jetzt werden die 3 übrig gebliebenen Kabel von den Relaisträger angeschlossen.
Die Grau/Gelbe Leitung von Relaisträger kommt in den Stecker des Lichtschalters Pin8.
Die Weiße Leitung von Relaisträger kommt an Sicherung 18 (S18).
Die Graue Leitung von Relaisträger kommt an Sicherung 3 (S3).
Nach der Verdrahtung wird der Lichtschalter gegen einen mit Nebelscheinwerferfunktion
getauscht und die Nebelscheinwerfer müssen funktionieren"

Usando o Google translate:

"Atenção! Quando se trabalha com a desconexão eléctrica principal da bateria.
Primeiro as luzes de nevoeiro podem ser conectados. Em primeiro lugar, do lado do passageiro e direito
em seguida, do lado do condutor esquerda. As sobrancelhas e linha azul para a lug cabo redondo é conectado ao
pólo negativo da bateria é de rosca. A linha ainda está no interior
levou a cores (cinza / amarelo).
Então, o relé é ligado. Esta linha (cinza / amarelo vem) a partir do
Compartimento do motor com o pino 2 da placa de relés. Então você pode usar a placa de relé no painel traseiro
Plug .. Agora os três restantes estão ligados os cabos da placa de revezamento.
O fio cinza / amarelo da placa de relé é Pin8 na ficha do interruptor de luz.
A linha branca da placa de relé é fundir 18 S18 ().
A linha cinza de placa de relé é fundir 3 (S3).
Depois da instalação, o interruptor da luz de nevoeiro com luzes de uma função
trocados e as luzes de nevoeiro têm a função"

Ou seja, pelo que percebi:

* Na cablagem que liga aos Farois nevoeiro, o fio com o terminal redondo liga-se ao Negativo da bateria
* A ficha da cablagem que liga aos farois nevoeiro vai engatar no sitio que falta do rele
* Na cablagem do rele, o fio com o terminal liga no comutador das luzes
* Na cablagem do rele, o fio branco com o ligador azul liga ao FUSIVEL S18
* Na cablagem do rele, o fio cinza com o ligador vermelho liga ao FUSIVEL S3

Como o rele so entra numa posição, deixo aqui os fios correspondentes aos mesmo:

85 - Fio branco com terminal azul - liga ao fusivel S18
86 - Fio Cinza com terminal vermelho - liga ao fusivel S3
87 - Fio que liga ao comutador das luzes
30 - Fio que liga à cablagem dos Farois nevoeiro

As minhas duvidas são:
1 - Sera que a combinação de fios correspondentes está certa, vendo bem o esquema do rele??
2 - Nos Fios branco e Cinza fala em ligar ao Fusivel S18 e S3, que é isso?? os 2 fios vão ligar ao (+) positivo????

Deixo a nota que as ligações ja vem assim e não as alterei...
 
esquemako.jpg


Se fosse no meu era assim que instalava.
Mais simples é impossível ;)

Pelas tuas indicações é complicado ajudar. Não dá para saber que corrente tem o fusível S3 e S18 :confused:
 
Sera que o S18 e o S3 quer dizer, Fusivel N.º18 e Fusivel N.º3??? estive a ver no elsawin e aparece la tambem o S18 e o S3.. e as ligaçoes condizem a 100% com as que tenho....

a titulo de curiosidade, tem la no elsawin um S236, e uma nota que fusiveis maiores que o n.º23 passam a ser 223, sera que o S236 quer dizer Fusivel N.º 36??
 
o esquema do jose brites e igual ao que tenho no diy!

headlightrelays.gif


Joao achei estranho me dizeres que a ligaçao era diferente da minha e nao é!
Disses-te me que: 30 - Fio + (que vai ligar ao FN)
87 - Fio a ligar no Comutador das Luzes
85 - Fio - (Ligar à massa)
86 - Fio + ( a ligar ao Fusivel)

Assim o rele vai ficar sempre atracado! o interruptor e que tem que atracar o rele! se for como tens nao val de nada teres o rele!

Abraço
 
Boas..

Antes de mais obrigado pela ajuda...

Hoje de tarde já montei \ liguei a cablagem...

Ficou a funcionar...

Como é que vejo se o Rele esta sempre atracado?? consome a bateria???
 
Ele fica a funcionar de qual quer das formas mas! mas comvem ser o interruptor a atracar o rele se nao, nao vale de nada teres o relé!
para veres se o rele esta sempre atracado desliga as fichas 30 e 87 do rele e com um multimetro ve se a continuidade entre esses pontos no respectivo rele!
se ouver continuidade tens de trocar o fio 86 pelo 87 como no nosso esquema!
 
Last edited:
Eu só acho estranho a saída do interruptor passar directa para os FN e não servir para atracar o relé! mas....
 
Na imagem podemos ver a peça J4 5 que é o RELE e tem la as derivaçoes e cada um... é diferente do teu Lmachado... que achas???

Abraço
 
Na imagem podemos ver a peça J4 5 que é o RELE e tem la as derivaçoes e cada um... é diferente do teu Lmachado... que achas???

Abraço

Pelo que vejo, sim é diferente! tens a entrada da bobine protejida (+) , e a entrada directa do S18 (-) semdo assim o relé vai ficar sempre atracado (acho que estou a ver bem)
O que vai activar os FN é o corte no proprio interruptor! (ficando o interruptor com a carga toda que meteres nos FN)
Eu meti ao contrario, o interruptor a atracar o rele e o rele a ser protegido com o fusivel. mas fiz as ligaçoes sem consultar nenhum esquema do A3, fiz por conhecimento da minha area!

Abraço
 
Pelo que vejo, sim é diferente! tens a entrada da bobine protejida (+) , e a entrada directa do S18 (-) semdo assim o relé vai ficar sempre atracado (acho que estou a ver bem)
O que vai activar os FN é o corte no proprio interruptor! (ficando o interruptor com a carga toda que meteres nos FN)
Eu meti ao contrario, o interruptor a atracar o rele e o rele a ser protegido com o fusivel. mas fiz as ligaçoes sem consultar nenhum esquema do A3, fiz por conhecimento da minha area!

Abraço

Mas tipo, quando metes maximos tambem apaga os FN????

Como esta, fiz a experiencia, sem as lampadas de maximos (tirei-as para por nos FN) os FN não funcionam, tem de ter pelo menos uma lampada ligada (nao quer dizer acessa) para dar corrente aos FN

E entao vi essa situação, meto minimos + FN + Medios e quando passo a maximos desliga os FN....

Obrigado qualquer das formas...
 
No meu caso não, porque eu não fui buscar corrente a parte da iluminação! e tu vais!
Eu fiz uma instalaçao a parte da iluminaçao! De ai nao desligar os FN em maximos! deve de haver mais alguma coisa no circuito (B117) que os fará desligar em Maximos!

Já temos a resposta por o meu esquema ser diferente do teu!
Pergunta a um user com FN de origem se faz o mesmo efeito!
 
Back
Top