Ajuda - Funcionamento do braço/ponteira de direcção

Preciso da vossa ajuda para perceber como funciona o conjunto braço/ponteira de direcção, que é o conjunto que permite alinhar a direcção.

braodireco.jpg


A legenda não se lê muito bem, mas é assim (de cima para baixo):
A - anilha que segura o fole e esconde uma rosca;
B - porca de segurança;
C - entrada do braço na ponteira da direcção


Na imagem, a peça B (porca) no meu carro roda. Portanto até aqui tudo ok. è afinável

O problema é a posição A, que está de tal maneira calcionada que não se consegue rodar.
Hoje fui a um mecânico que até aqueceu aquilo e mesmo assim nada, não mexe. Ora eu preciso de levar o carro à inspecção e para alinhar a a direcção aquilo tem de rodar.

A minha dúvida é: como funciona aquilo na zona C. aquele pedaço de braço roscado ao entrar dentro da ponteira de direcção funciona também como um parafuso ou é só de encaixe. É que no meu caso acho que essa zona, se tentarmos rodar, ela mexe. Agora, não sei se é normal ou se a rosca foi à vida, por ter sido forçada.

A solução que me deram foi, trocar as referidas peças, o que, não sendo uma fortuna, tb não é barato.
Estou com a sensação que estou a ser enganado. O que é que me podem dizer / soluções, sobre o meu caso.
 
Entao é assim:

A porca "A" é a que faz com que a direcçao seja afinada visto que a ponteira de direcçao enrosca nela, a porca "B" é a que fixa o alinhamento feito.

A porca á roda para que seja possivel fazer a afinaçao correcta e a porca B apenas serve de contra porca para que nao desafine mais tarde com os buracos vibraçoes etc.

Acabei de alinhar a minha direcçao :D
 
Cardoso disse:
Entao é assim:

A porca "A" é a que faz com que a direcçao seja afinada visto que a ponteira de direcçao enrosca nela, a porca "B" é a que fixa o alinhamento feito.

A porca á roda para que seja possivel fazer a afinaçao correcta e a porca B apenas serve de contra porca para que nao desafine mais tarde com os buracos vibraçoes etc.

Acabei de alinhar a minha direcçao :D

E dentro da ponteira da direcção, como é que funciona? como encaixa?
 
Cardoso disse:
Pelo que me apercebi das velhas é como um veio que gira em roda como se uma esfera com um veio .

É o que eu suspeitava. Assim sendo, a do meu carro não está estragada.
Tenho é de arranjar maneira de descalcionar a porca A (da foto), nem que para isso tenha de sacar aquilo tudo fora.
 
seemog disse:
É o que eu suspeitava. Assim sendo, a do meu carro não está estragada.
Tenho é de arranjar maneira de descalcionar a porca A (da foto), nem que para isso tenha de sacar aquilo tudo fora.

O que tens de fazer é , desaperta a porca B para que a A se possa mexer ;)
 
Cardoso disse:
O que tens de fazer é , desaperta a porca B para que a A se possa mexer ;)

Certo. A B já mexe, mas a A não (está calcionada, ou lá como se diz). Já levou com o maçarico e nada.

A minha dúvida é: terá o mecânico estragado a ponteira, ou está a dizer-me que tenho de trocar as peças, só para não se chatear mais a desapertar aquilo????????

É que sinceramente, não me está a apetecer trocar aquilo só porque não desenrosca. Para isso tiro as peças fora do carro, e raios me partam se eu não hei-de conseguir desenroscar o parafuso :S :S :S
 
seemog disse:
Certo. A B já mexe, mas a A não (está calcionada, ou lá como se diz). Já levou com o maçarico e nada.

A minha dúvida é: terá o mecânico estragado a ponteira, ou está a dizer-me que tenho de trocar as peças, só para não se chatear mais a desapertar aquilo????????

É que sinceramente, não me está a apetecer trocar aquilo só porque não desenrosca. Para isso tiro as peças fora do carro, e raios me partam se eu não hei-de conseguir desenroscar o parafuso :S :S :S

Pois... entao nao sei ! :|
 
seemog disse:
É que sinceramente, não me está a apetecer trocar aquilo só porque não desenrosca. Para isso tiro as peças fora do carro, e raios me partam se eu não hei-de conseguir desenroscar o parafuso :S :S :S

Pois é... afinal não consegui de maneira nenhuma desenroscar o parafuso.

ponteiravelha.jpg


O desgraçado é o que está apontado pela seta. Não o consigo desenroscar porque não tenho onde fazer força e o que acontece é que na zona A, aquilo está dentro de uma borracha que, com a força, roda também e o parafuso não desenrosca.

Conclusão: 2 conjuntos (ponteira +braço +foles) novos, da Meyle HD.
 
Back
Top