Ajuda Filtro de PArticulas.

Estado
Not open for further replies.
Ola a todos. Acabei de me registar o que coincide com a minha nova compra:
um Audi A3 de 2006 2.0 TDI 170cv

O carro tem um desempenho genial e consumos muito bons ( comparados com o antigo carro a gasolina ;D)

Infelizmente ontem de manha ia para pegar no meu novo menino, mas este apareceu-me engasgado e no painel de display aparece a mensagem "Filtro particulas"
Depois disto, o carro nem pega. Apos mais 2 - 3 tentativas desisti, pois estava visto que o carro estava engasgado, ou devo dizer gripado :(


Alguma sugestão ou ajuda com este topico? De momento o carro foi para a marca efectuar um diagnostico, mas ate estou a tremer com o orçamento que possa vir!



Obrigado desde já.
Cumprimentos,


Joao
 
quanto ao teu problema, trata de arranjar isso já que está na garantia, pois isso é bem caro.

tens aqui uma explicação de para que serve esse filtro, que ao que parece está todo entupido e n está a fazer a auto-regeneração.

"Efectivamente o filtro de partículas existe para satisfazer as normas Euro V, implica a utilização de um óleo específico (Low Spash).
No teu caso o que está a acontecer é que o filtro satura demasiado rápidamente e por outro lado o teu tipo de utilização não permite que a viatura faça a auto-regeneração, devido a percursos curtos ou pouco tempo de utilização. Na realizade a auto-regeneração só pode ocorrer sempre que os sensores acusem a saturação do filtro de partículas mas só pode fazer em estrada poia a temperatura têm de atigir os 550 a 600ºC de temperatura no escape.
A minha sugestão é em 1º verificar qual o tipo de óleo que estás a usar no motor, têm de ser um óleo Low Spash. Em 2º lugar verifica se o carro está na garantia, se estiver e ser for um problema re.incidente exige a troca do filtro de partículas o melhor que é seja o mais próximo da garantia acabar pois é muito possível que a VW venha a alterar os materiais utilizados no filtro de particulas devido aos problemas que tem tido.
Dá noticias se não ficar resolvido."
 
depois quando vier do concessionário diz o que era, mas eu apostava que vais ter de mudar o filtro de partículas, essa operação ronda os 1000€.
e quando acabar a garantia, já sabes, tiras isso tdo fora e toca a fazer fumaçeira :palmas:
 
Ola a todos e obrigado desde ja pela clarificação. A situação é esta. O carro é de Julho de 2006, tem 100 mil Km.
Agora o pormenor: eu sou o seu segundo dono, e apenas o comprei à 2 semanas ao seu primeiro dono. As revisões foram feitas na marca ate aos 60 mil Km.
Será que mesmo assim estará na garantia? Penso que terei que ir à marca, onde o carro está agora e clarificar a situação.

Outro cenário seria tirar o filtro fora já, e assim penso que nao pagaria 1000 euros! (é muito dia de trabalho)
Será que haveria problemas na inspecção se assim fosse? A primeira inspecção vai ser feita no mes da matricula (Julho de 2010!)


Obrigado desde já,

Joao
 
Pra já em vez de 1000€, são cerca de 1890€ já com mão de obra.
Se o carro te foi vendido por um particular, o mesmo tem a responsabilidade de te garantir
o bom estado e funcionamento do carro por um determinado periodo que penso ser de 90 dias
(há uma lei sobre isto afim de prevenir burlas).
Alguem me corriga se estiver errado.

O filtro pode ter recuperação, mas tem de ser desmontado, limpo, e para não voltar a ter
problemas no futuro, fazem-te um aumento da porosidade, afim de nao voltar a entupir.
O mais importante é que fica bom e passa na inspeçao.
 
Last edited:
Bem vindo ao fórum amigo.
Estás desde já convidado para apareceres todas as sextas feiras nos encontros semanais
que a malta aqui do fórum realiza em Belém.
Todas as sextas feiras as 22h junto ao museu da electricidade em Belém mais concretamente.
Passa pelo tópico dos encontros e eventos para te juntares a malta.
Qualquer duvida diz alguma coisa.

Abraço
 
Ola a todos.
Vou tentar esclarecer essa situação da Lei dos 90 dias.
De qualquer forma espero que nao seja necessario um filtro novo!

Vou dando noticias.

Abraço,
Joao
 
bem vindo ao mundo dos pd170 e dos seus fap's.
podes ter vários "problemas"...
poderá ser actualização em falta
inj entupidos
fap entupido

o meu 8p pd170 fez a actualização e deixou logo de fazer tremeliques.
anda mais e consome menos.
 
Ola. Primeira novidade da Audi. Parece que a bateria nao recebia carga quando se dava á chave, foi-me sugerido substitui-la, e após este passo, novo diagnostico será feito.

So espero que o problema tenha mesmo a ver com a bateria, e nao descobrir que pus uma bateria nova para nada :(


Cumps.,

Joao
 
se dizes que de manhã n pegava e até deixou de pegar poderá ser da bateria.
isso de aparecer coisas no quadrante quando a bateria está a pifar é natural.

no entanto a bateria poderá ter descarregado devido às inúmeras tentativas para por o carro a trabalhar.
quantas vezes deste à chave para tentar por a trabalhar?
 
Ola. O estranho foi ter andado com ele 1 semana e tudo bem. No Domingo à noite fiz uma viagem de 130Km e tudo bem.
Na 2a feira à tarde fui a dar à chave a nada. Após isso dei mais 3 ou 4 tentativas, e parecia-me estar engasgado, pois ele bem tentava ligar-se, mas nada... Depois nada mais foi feito.


Cumps,
Joao
 
Boas. Eu tive o mesmo problema. Dava erro tb no fap. Felizmente não era nada de muito grave, era um dos sensores do fap queimado e uma válvula que está junta ao colector. Depois de resolvido o problema foi fazer teste de potencia e acusou 177.6 cv, ou seja, acho que está impecável. Entretanto o sr da garagem q fui disse que se eu nunca mais quisesse ter problemas do género, que o tirava o fap fora ficando tudo conforme, sem "modo árvore de natal" no CB, a passar na inspecção, e quase quase sem deitar fumo. Para ja fica assim com FAP, mas num futuro próximo...
 
Estado
Not open for further replies.
Back
Top