Bem pessoal, quando pensava que já me podia dedicar mais à estética do carro, começo a ficar preocupado com o motor. O problema é consumo de óleo.
Tenho um A3 1.6 de 2000 (pre restyling). Comprei o carro há 1 ano com 174.000 kms. Já conta 188.000. Nos primeiros 10.000 km nao notei nada pq lhe mudei 2x o óleo.
Antes do verao acendeu a luz de temperatura do liquido de refrigeraçao: ponteiro passava dos 90 graus em alta velocidade e por isso teve que mudar a bomba de água. Ficou ok, sempre nos 90 graus.
Agora o problema é o nivel do óleo: em Agosto fiz uma viagem ate Santiago de compostela (fiz +- 2000 km). Quando cheguei a Lisboa acendeu a luz de nível do óleo no mínimo. Na vareta marcava abaixo do mínimo. Meti-lhe meio litro e ficou onde deve estar: a meio dos intervalos da vareta.
Ontem (5 meses depois, com mais 3000 km feitos) fui ver o óleo e já estava um pouco abaixo do mínimo outra vez. Levou mais meio litro e ficou ao nível normal.
O carro nao deita fumo negro nem azul e parece-me puxar normalmente. O líquido de refrigeracao está limpo e tambem nao noto fugas de óleo (nao ha pingos debaixo do motor). Só notei humidade no chao por baixo do tubo de escape e pingas no próprio tubo. Nao pesquisei se seria óleo ou água.
O que acham? Segmentos??
Nao me parece que o 1.6 tenha dado problemas de consumo de óleo, portanto n acho normal. Será que o sobreaquecimento que teve do líquido de refrigeracao me lixou segmentos?? Ou acham que este consumo de óleo é normal???
Obrigado desde já pela ajuda.
Tenho um A3 1.6 de 2000 (pre restyling). Comprei o carro há 1 ano com 174.000 kms. Já conta 188.000. Nos primeiros 10.000 km nao notei nada pq lhe mudei 2x o óleo.
Antes do verao acendeu a luz de temperatura do liquido de refrigeraçao: ponteiro passava dos 90 graus em alta velocidade e por isso teve que mudar a bomba de água. Ficou ok, sempre nos 90 graus.
Agora o problema é o nivel do óleo: em Agosto fiz uma viagem ate Santiago de compostela (fiz +- 2000 km). Quando cheguei a Lisboa acendeu a luz de nível do óleo no mínimo. Na vareta marcava abaixo do mínimo. Meti-lhe meio litro e ficou onde deve estar: a meio dos intervalos da vareta.
Ontem (5 meses depois, com mais 3000 km feitos) fui ver o óleo e já estava um pouco abaixo do mínimo outra vez. Levou mais meio litro e ficou ao nível normal.
O carro nao deita fumo negro nem azul e parece-me puxar normalmente. O líquido de refrigeracao está limpo e tambem nao noto fugas de óleo (nao ha pingos debaixo do motor). Só notei humidade no chao por baixo do tubo de escape e pingas no próprio tubo. Nao pesquisei se seria óleo ou água.
O que acham? Segmentos??
Nao me parece que o 1.6 tenha dado problemas de consumo de óleo, portanto n acho normal. Será que o sobreaquecimento que teve do líquido de refrigeracao me lixou segmentos?? Ou acham que este consumo de óleo é normal???
Obrigado desde já pela ajuda.
Last edited: