Ajuda: Concert II + A4 B5

Boas, comprei um A4 Avant B5 de 2001 em Outubro e tenho andado desde então a ler e pesquisar no forum
sobre tudo o que se deve saber, apresentei-me em Novembro, e agora preciso de apoio.

Já tenho tido que intervir em varias partes da mecanica, mas estava nos meus planos mudar o radio tambem
fartei-me de ler aqui e decidi-me pelo Concert II.

Mandei vir um da Hungria, com as medidas do meu antigo Concert I e com as teclas impecaveis.

concert2.JPG


Fiz a troca na ficha do quadrante e na do rádio do CLOCK e DATA para os CAN-H e CAN-L e pronto, o Concert lá bombava com luz e tudo, mas não ficou perfeito e eu não percebo porquê; sintomas ..

-O rádio não se desliga quando tiro a chave da ign.
-O LCD do quadrante deixou de acender na secção do rádio.
-O rádio às vezes dá som à frente, outras vezes não, ou seja, se ligar o carro de manhã e não dér, se o desligar e esperar algum tempo pode ser que dê.
-O Rádio não se desliga passado x tempo, fica sempre ligado, ou seja, não tem aquele sintoma dos concert II a funcionar sem CAN-BUS.
Será que o rádio está marado? Será que a rede CAN-BUS do meu carro está marada? Acham que o VAG servirá para ver alguma coisa(não tenho VAG-Com)?

Sei que é marada e longa a historia, mas como pode ser que alguem já tenha visto algo parecido ...

Obrigado e Cumps,

Diogo.
 
Boas, comprei um A4 Avant B5 de 2001 em Outubro e tenho andado desde então a ler e pesquisar no forum
sobre tudo o que se deve saber, apresentei-me em Novembro, e agora preciso de apoio.

Já tenho tido que intervir em varias partes da mecanica, mas estava nos meus planos mudar o radio tambem
fartei-me de ler aqui e decidi-me pelo Concert II.


Mandei vir um da Hungria, com as medidas do meu antigo Concert I e com as teclas impecaveis.

concert2.JPG


Fiz a troca na ficha do quadrante e na do rádio do CLOCK e DATA para os CAN-H e CAN-L e pronto, o Concert lá bombava com luz e tudo, mas não ficou perfeito e eu não percebo porquê; sintomas ..

-O rádio não se desliga quando tiro a chave da ign.
-O LCD do quadrante deixou de acender na secção do rádio.
-O rádio às vezes dá som à frente, outras vezes não, ou seja, se ligar o carro de manhã e não dér, se o desligar e esperar algum tempo pode ser que dê.
-O Rádio não se desliga passado x tempo, fica sempre ligado, ou seja, não tem aquele sintoma dos concert II a funcionar sem CAN-BUS.
Será que o rádio está marado? Será que a rede CAN-BUS do meu carro está marada? Acham que o VAG servirá para ver alguma coisa(não tenho VAG-Com)?

Sei que é marada e longa a historia, mas como pode ser que alguem já tenha visto algo parecido ...

Obrigado e Cumps,

Diogo.


Podes ter as linhas de can trocadas. retira os fios de posição chave, gala etc da ficha do radio. deixa só positivo directo, massa e linha "K" so liga 3 fios na licha preta.

onde estas a ligar os fios CAN no quadrante? ficha de que cor e posição?
 
Last edited:
Rui, desde já obrigado pela resposta.

O que fiz para levar CAN ao rádio foi mudar na ficha cinza T32c do quadrante (a do meio) os pinos 12 e 13 para os pinos 5 e 6 respectivamente, e depois no Connector I do rádio coloquei-os no pin 7 e 12 (CAN-H e CAN-L)

Vou fazer o que disseste, vou-ligar-lhe apenas power e K e ver se algo muda no rádio.

Já agora, um Concert II BOSE ligado a um sistema NON-BOSE exibe "BOSE" no display assim que é ligado? Ou apenas não manda som para a frente? ... o meu não diz BOSE mas tambem não manda som para a frente às vezes.

Obrigado.

Diogo
 
Rui, desde já obrigado pela resposta.

O que fiz para levar CAN ao rádio foi mudar na ficha cinza T32c do quadrante (a do meio) os pinos 12 e 13 para os pinos 5 e 6 respectivamente, e depois no Connector I do rádio coloquei-os no pin 7 e 12 (CAN-H e CAN-L)

Vou fazer o que disseste, vou-ligar-lhe apenas power e K e ver se algo muda no rádio.

Já agora, um Concert II BOSE ligado a um sistema NON-BOSE exibe "BOSE" no display assim que é ligado? Ou apenas não manda som para a frente? ... o meu não diz BOSE mas tambem não manda som para a frente às vezes.

Obrigado.

Diogo

Se não tens Bose, tens de codificar o radio para non-bose... ou seja tens 00017 e teras de por 00007 para tocar a frente. isto é feito via vag-com canal 56 (radio) e coding 07

mas esse radio se nao diz BOSE ao ligar ta bem configurado . cheira me a radio marado...
 
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Se não tens Bose, tens de codificar o radio para non-bose... ou seja tens 00017 e teras de por 00007 para tocar a frente. isto é feito via vag-com canal 56 (radio) e coding 07

mas esse radio se nao diz BOSE ao ligar ta bem configurado . cheira me a radio marado...

Se fôr esse o caso, vou ter de investir num Concert II barato duma B6 com a faceplate toda lixada para transplantar a electronica, estes de 22cm são cada vez mais raros ....
 
á partida tens que activar no canal 17 ( instrument cluster ) em adaptation canal 62, colocas o numero 5 (acho eu pelo menos nos rns's é assim ) e ja passa a informaçao de que tens um radio CAN BUS ligado para passar informaçao no quadrante.
 
á partida tens que activar no canal 17 ( instrument cluster ) em adaptation canal 62, colocas o numero 5 (acho eu pelo menos nos rns's é assim ) e ja passa a informaçao de que tens um radio CAN BUS ligado para passar informaçao no quadrante.

nop... Cardoso 5 é para radio + navi .

deve ter o valor 1 apenas radio.

mas isso não tem a ver com o resto dos problemas, apenas com a info no CB...
 
Obrigado pelas dicas pessoal!
De qualquer maneira vou investir num VAG 10.6, para mais não seja, antes de vir aqui postar um problema passo o carro pelo VAG e pode ser que esteja lá a resposta.
Por outro lado, vou tentar testar o rádio noutro carro, o meu irmão tem um A3 8PA, acham que o Concert II é Plug & Play nesse carro?
Tenho o rádio em casa aberto e não vejo nenhum dano fisico na electronica (PCB queimado, soldas ou pistas partidas, etc).
 
Boas outra vez .. comprei um cabo VAG e já fiz diagnóstico.

1. - Não sei se é normal, mas aparece-me "CAN not ready", se calhar é normal nas B5, não sei ...
2. - O Software não detecta o rádio.

Posto isto ... já não sei o que diga.

Obrigado a todos.

Diogo
 
Boas outra vez .. comprei um cabo VAG e já fiz diagnóstico.

1. - Não sei se é normal, mas aparece-me "CAN not ready", se calhar é normal nas B5, não sei ...
2. - O Software não detecta o rádio.

Posto isto ... já não sei o que diga.

Obrigado a todos.

Diogo

1- é normal
2- é normal, não deves ter ligado o "k-line" correctamente
 
1- é normal
2- é normal, não deves ter ligado o "k-line" correctamente

Já tinha investigado sobre a falta de dados sobreo rádio no VAG, tudo apontava de facto para a linha de diagnostico K, ainda não fui ver "in loco" ao carro, mas pelo que vi na Net, o K não mudou não mudou do Concert I para o II, mas pode ser um mau contacto.

Obrigado neljoe.

Diogo
 
Já tinha investigado sobre a falta de dados sobreo rádio no VAG, tudo apontava de facto para a linha de diagnostico K, ainda não fui ver "in loco" ao carro, mas pelo que vi na Net, o K não mudou não mudou do Concert I para o II, mas pode ser um mau contacto.

Obrigado neljoe.

Diogo

enquanto não tiveres as linhas can ligadas correctamente no radio, te garanto que nunca vais conseguir ligar o vag ao radio. (as linhas CAN enviam ao radio o sinal de chave) por isso e como se estivesse desligado, apesar da comunicação ser feita por linha "K" tens de ter o CAN bem ligado.
 
enquanto não tiveres as linhas can ligadas correctamente no radio, te garanto que nunca vais conseguir ligar o vag ao radio. (as linhas CAN enviam ao radio o sinal de chave) por isso e como se estivesse desligado, apesar da comunicação ser feita por linha "K" tens de ter o CAN bem ligado.

Ok .....


Voltando a isto, nunca mais fiz nada no rádio do carro devido a prioridades mecanicas, estive a estudar melhor a adaptação Concert I > Concert II e pareceu-me que não é só levar o CAN ao rádio, mas posso estar enganado e por isso peço aqui apoio.

Tenho 2~3 perguntas .... (estou num tablet, não consigo upload das ligações para já)

Ficha I - Pin 10

Concert I - Enable (ENA)
Concert II -GND

Li num site o seguinte "CAN actually needs 3 lines, CAN_L, CAN_H and ground. It is a differential line,
where the the signal is represented by a differencs between CAN_L and CAN_H."

Pode ser por isto que não tenho CAN no rádio?

Ficha III - Pino 2

Concert I - GALA
Concert II - BOSE

Sober isto li o seguinte sobre o GALA "The signal is a pulse 0v to +8v, 4 times per wheel revoultion."

Isto pode estar a baralhar-me o rádio relativamente ao BOSE? Tenho e não tenho som a trás aleatóriamente ....
O que faço com esta ligação?

Obrigado malta ... mais uma vez.

Diogo.
 
Ok .....


Voltando a isto, nunca mais fiz nada no rádio do carro devido a prioridades mecanicas, estive a estudar melhor a adaptação Concert I > Concert II e pareceu-me que não é só levar o CAN ao rádio, mas posso estar enganado e por isso peço aqui apoio.

Tenho 2~3 perguntas .... (estou num tablet, não consigo upload das ligações para já)

Ficha I - Pin 10

Concert I - Enable (ENA)
Concert II -GND

Li num site o seguinte "CAN actually needs 3 lines, CAN_L, CAN_H and ground. It is a differential line,
where the the signal is represented by a differencs between CAN_L and CAN_H."

Pode ser por isto que não tenho CAN no rádio?

Ficha III - Pino 2

Concert I - GALA
Concert II - BOSE

Sober isto li o seguinte sobre o GALA "The signal is a pulse 0v to +8v, 4 times per wheel revoultion."

Isto pode estar a baralhar-me o rádio relativamente ao BOSE? Tenho e não tenho som a trás aleatóriamente ....
O que faço com esta ligação?

Obrigado malta ... mais uma vez.

Diogo.

Conclusão que me esqueci da ultima vez:

Se o teu quadrante for de tampa branca na trazeira, (JAEGER) esqueçe.... esses quadrantes não forneçem sinal CAN para radios (INFOMANTEINEMENT) , apenas para o motor é um CAN diferente (POWERTRAIN)

(Esta info refere-se a quadrantes JAEGER dos A4 B5, A3 8L e A6 4B)

Agora se for um VDO (tampa preta) ai sim tens CAN.

Presumo que tenhas um JAEGER... nesse caso, compra um emulador canbus (ficas com luz nos botoes e o radio liga e desliga) e esqueçe a info no quadrante.

Ah.... e CANBUS audi neste caso é só 2 linhas CAN H e CAN L

(falo nisto e garanto porque trabalho com quadrantes e já experimentei 3 Jaeger no meu carro e nenhum deu sinal CAN)
 
Conclusão que me esqueci da ultima vez:

Se o teu quadrante for de tampa branca na trazeira, (JAEGER) esqueçe.... esses quadrantes não forneçem sinal CAN para radios (INFOMANTEINEMENT) , apenas para o motor é um CAN diferente (POWERTRAIN)

(Esta info refere-se a quadrantes JAEGER dos A4 B5, A3 8L e A6 4B)

Agora se for um VDO (tampa preta) ai sim tens CAN.

Presumo que tenhas um JAEGER... nesse caso, compra um emulador canbus (ficas com luz nos botoes e o radio liga e desliga) e esqueçe a info no quadrante.

Ah.... e CANBUS audi neste caso é só 2 linhas CAN H e CAN L

(falo nisto e garanto porque trabalho com quadrantes e já experimentei 3 Jaeger no meu carro e nenhum deu sinal CAN)

Obrigado pela disponibilidade Rui.

O meu quadrante é VDO.

vdo.jpg


Aqui está ele todo aberto numa tentativa de melhorar o LCD do CB.

Vou dar mais uma volta aos cabos e caso não dê passo para o emulador :(

Obrigado,

Diogo.
 
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