Ajuda com motor da escova do vidro traseiro.

Pois e pessoal ontem ia eu mt bem quando a escova do vidro traseiro começou a funcionar soazinha assim do nada, liguei e desliguei na manete mas nada de parar. desmontei o motor e ele tinha uma passagem de agua daquela peça preta para dentro do sistema mecanico, que por sua vez tem um respirador que vai dar a placa de circuito, adita peça de plastico leva um retentor dentro que apodreceu a mola e deixou de vedar, aonde e que posso arranjar um retentor deste tamanho? e se alguem tiver algum motor destes desmontado que me possa ajudar na identificaçao de um componente(transistor) queimado Obg.

img20130115224041.jpg

img20130115224113.jpg

img20130115224609.jpg

img20130115224217.jpg
 
Last edited:
Boas obg pela ajuda, mas nao tenho esse programa para confirmar, mas tb nao acredito que venda os componentes electricos a peça preta com retentor ja acredito.
 
Boas obg pela ajuda, mas nao tenho esse programa para confirmar, mas tb nao acredito que venda os componentes electricos a peça preta com retentor ja acredito.

O regulador ("transistor") esquece, isso só numa casa de electrónica, mas ATENÇÃO, podes ter mais componentes queimados sem sinais exteriores !!!
Relativamente ao retentor, confirma na AUDI, com a referência que enviei no post em cima, quais os componentes que isso trás.

Em qualquer dos casos, acho que a melhor solução será arranjares um motor usado num sucateiro.
Tens que "negociar" bem, porque normalmente eles "esticam-se" nestas peças . . . :eek:
 
Esse motor já foi. Se tivesses reparado na fuga antes de o motor bater mal era uma coisa agora já não à nada a fazer...
 
Concordo com o King, esse motor nunca mais funçionará como deve ser...

Novo anda na casa dos 120€ se não me falha a memória... É uma questão de procurares em sucatas.

Cada um sabe de si, mas se fosse eu preferia fazer um esforço e comprar novo, pois os motores usados podem vir tambem esse retentor gripado e já com alguma humidade e daqui a uns meses tás outra vez agarrado a isso.
 
Aparentemente o componente queimado é um regulador de tensão, mas convinha saber a referência para o poder substituir e testar o motor a ver se funciona.
Não conseguindo ver a referência do componente, uma solução é tentar ver a que "voltagem" trabalham os componentes do circuito que estão a seguir ao componente queimado, mas também pode não ser fácil...

Normalmente os reguladores mais usados são os 78L05, 78L06, 78L03, 78L09.
Os números a seguir ao "L" são a tensão de saída: "03" -> 3 Volt, "05" -> 5 Volt, etc.

Podes sempre experimentar, talvez o 78L05... pode ser que funcione...
 
Aparentemente o componente queimado é um regulador de tensão, mas convinha saber a referência para o poder substituir e testar o motor a ver se funciona.
Não conseguindo ver a referência do componente, uma solução é tentar ver a que "voltagem" trabalham os componentes do circuito que estão a seguir ao componente queimado, mas também pode não ser fácil...

Normalmente os reguladores mais usados são os 78L05, 78L06, 78L03, 78L09.
Os números a seguir ao "L" são a tensão de saída: "03" -> 3 Volt, "05" -> 5 Volt, etc.

Podes sempre experimentar, talvez o 78L05... pode ser que funcione...

X2.

Mas continuo a dizer, que, se o regulador foi ao ar, mais componentes devem estar queimados . . .
 
X2.

Mas continuo a dizer, que, se o regulador foi ao ar, mais componentes devem estar queimados . . .

É bem possível, mas sem substituir, pelo menos o regulador, não se sabe se mais alguma coisa estará queimada...

Na minha opinião, e uma vez que um regulador custa para aí 20 ou 30 centimos, era de experimentar...
 
Tive o mesmo problema e nao houve nada a fazer, ainda abri o motor limpei todo lubrifiquei, limpei bem a placa com um spray proprio, mas nunca mais foi a mesma, trabalhou mais uns mesitos mas mal e depois começou a trabalhar novamente sozinha, procurei no ebay e encontrei esta Audi A3 A4 A6 VW Passat 3B B5 Rear Wiper Motor New | eBay, mandei vir ficou com porte em 54€ nova claro, ja montei ta 5* por cá ronda os 150€.

Cumprimentos.
 
Pois e pessoal ontem ia eu mt bem quando a escova do vidro traseiro começou a funcionar soazinha assim do nada, liguei e desliguei na manete mas nada de parar. desmontei o motor e ele tinha uma passagem de agua daquela peça preta para dentro do sistema mecanico, que por sua vez tem um respirador que vai dar a placa de circuito, adita peça de plastico leva um retentor dentro que apodreceu a mola e deixou de vedar, aonde e que posso arranjar um retentor deste tamanho? e se alguem tiver algum motor destes desmontado que me possa ajudar na identificaçao de um componente(transistor) queimado Obg.

http://img687.imageshack.us/img687/2130/img20130115224041.jpg
http://img845.imageshack.us/img845/8926/img20130115224113.jpg
http://img594.imageshack.us/img594/6307/img20130115224609.jpg
http://img812.imageshack.us/img812/3965/img20130115224217.jpg

Boas só agora é que vi estamos com o mesmo problema o meu trabalha mas sai agua para dentro.

http://www.audipt.com/f79/motor-escova-limpa-vidros-traseira-85291/index2.html
 
boas o meu ainda trabalha desde essa altura, mandei fazer dois retentores com essa medida ficaram em +/- 15€, a placa estava mt danificada arranjei um motor semelhante dos vw golf e seat leon, tirei o circuito e electrico e meti no meu e até hoje esta td OK.
 
boas o meu ainda trabalha desde essa altura, mandei fazer dois retentores com essa medida ficaram em +/- 15€, a placa estava mt danificada arranjei um motor semelhante dos vw golf e seat leon, tirei o circuito e electrico e meti no meu e até hoje esta td OK.

Bem pensado! Quem não têm cão caça com gato! É preciso é a malta se safar.
 
Back
Top