Boas,
abro este tópico porque me deparei de repente com um sintoma que não acho normal no meu carro.
Certo dia, a meio de uma curta viagem dentro da cidade, acendeu-se a luz do motor. Vi o que era no livro do carro, desliguei o carro e voltei a ligá-lo, sendo que a luz nunca mais voltou a acender. Ainda assim dirigi-me à oficina do meu mecânico. Ligado o carro à máquina de diagnóstico, apareceu um erro na válvula N18. O mecânico, através da máquina voltou a reajustá-la e era perfeitamente audível a válvula a mexer e a "configurar-se".
O que ele me disse foi que pode ter ficado presa momentaneamente com algum carvão. Até hoje não tive mais problemas, a não ser um ligeiro aumento do consumo de gásoleo e é por isso que escrevo este tópico.
O consumo do meu carro ao ralenti, passou de 0,5l para 0,6 e por vezes 0,7. O que poderá estar a causar estas situações? Foi-me dito que o tempo frio aumenta ligeiramente o consumo dos carros, mas o tempo já estava frio quando esta situação se verificou. Foi mesmo de um momento para o outro. Alguma sugestão?
Outra coisa: a situação do carvão apontada pelo meu mecânico na N18 fez-me querer proceder a uma daquelas descarbonizações com recurso a produtos que se metem no motor, mas não quero estar a fazer asneira usando isso pois nem sequer sei se é saudável para o motor. O que é que recomendam? (O que que queria mesmo era fechar a EGR, mas ainda não há solução para estes motores, certo? )
Fico a aguardar a vossa resposta a estas duas questões. Tanto do que pode ter alterado o consumo de um momento para o outro, como o que posso fazer para limpar o motor por dentro.
Cumprimentos,
Manuel Percheiro
abro este tópico porque me deparei de repente com um sintoma que não acho normal no meu carro.
Certo dia, a meio de uma curta viagem dentro da cidade, acendeu-se a luz do motor. Vi o que era no livro do carro, desliguei o carro e voltei a ligá-lo, sendo que a luz nunca mais voltou a acender. Ainda assim dirigi-me à oficina do meu mecânico. Ligado o carro à máquina de diagnóstico, apareceu um erro na válvula N18. O mecânico, através da máquina voltou a reajustá-la e era perfeitamente audível a válvula a mexer e a "configurar-se".
O que ele me disse foi que pode ter ficado presa momentaneamente com algum carvão. Até hoje não tive mais problemas, a não ser um ligeiro aumento do consumo de gásoleo e é por isso que escrevo este tópico.
O consumo do meu carro ao ralenti, passou de 0,5l para 0,6 e por vezes 0,7. O que poderá estar a causar estas situações? Foi-me dito que o tempo frio aumenta ligeiramente o consumo dos carros, mas o tempo já estava frio quando esta situação se verificou. Foi mesmo de um momento para o outro. Alguma sugestão?
Outra coisa: a situação do carvão apontada pelo meu mecânico na N18 fez-me querer proceder a uma daquelas descarbonizações com recurso a produtos que se metem no motor, mas não quero estar a fazer asneira usando isso pois nem sequer sei se é saudável para o motor. O que é que recomendam? (O que que queria mesmo era fechar a EGR, mas ainda não há solução para estes motores, certo? )
Fico a aguardar a vossa resposta a estas duas questões. Tanto do que pode ter alterado o consumo de um momento para o outro, como o que posso fazer para limpar o motor por dentro.
Cumprimentos,
Manuel Percheiro