[Ajuda] Aumento de consumo instantâneo + descarbonização Common Rail

Boas,

abro este tópico porque me deparei de repente com um sintoma que não acho normal no meu carro.

Certo dia, a meio de uma curta viagem dentro da cidade, acendeu-se a luz do motor. Vi o que era no livro do carro, desliguei o carro e voltei a ligá-lo, sendo que a luz nunca mais voltou a acender. Ainda assim dirigi-me à oficina do meu mecânico. Ligado o carro à máquina de diagnóstico, apareceu um erro na válvula N18. O mecânico, através da máquina voltou a reajustá-la e era perfeitamente audível a válvula a mexer e a "configurar-se".

O que ele me disse foi que pode ter ficado presa momentaneamente com algum carvão. Até hoje não tive mais problemas, a não ser um ligeiro aumento do consumo de gásoleo e é por isso que escrevo este tópico.

O consumo do meu carro ao ralenti, passou de 0,5l para 0,6 e por vezes 0,7. O que poderá estar a causar estas situações? Foi-me dito que o tempo frio aumenta ligeiramente o consumo dos carros, mas o tempo já estava frio quando esta situação se verificou. Foi mesmo de um momento para o outro. Alguma sugestão?

Outra coisa: a situação do carvão apontada pelo meu mecânico na N18 fez-me querer proceder a uma daquelas descarbonizações com recurso a produtos que se metem no motor, mas não quero estar a fazer asneira usando isso pois nem sequer sei se é saudável para o motor. O que é que recomendam? (O que que queria mesmo era fechar a EGR, mas ainda não há solução para estes motores, certo? )

Fico a aguardar a vossa resposta a estas duas questões. Tanto do que pode ter alterado o consumo de um momento para o outro, como o que posso fazer para limpar o motor por dentro.

Cumprimentos,

Manuel Percheiro
 
te garanto que fechar a EGR vai te aumentar os consumos, e a longo prazo pode ate danificar-te o motor.
existe muitas vantagens e desvantagens em relação ao fecho da EGR.

aconselho te a deixar o carro entrar pela reserva a dentro, meteres bp ultimate e ires puxar umas mudanças, vai para a AE e faz uns bons km's a 140km/h.

vai te limpar metade do carvão, é o que faço e posso te dizer que a minha EGR não esta muito má :)
 
o consumo instantâneo subir,pode ser por causa do frio sim,
se estava frio é mesmo por causa disso,Eu com a minha B5 no inverno a media não baixa dos 7.0/7.5 e o carro dorme na garagem
 
te garanto que fechar a EGR vai te aumentar os consumos, e a longo prazo pode ate danificar-te o motor.
existe muitas vantagens e desvantagens em relação ao fecho da EGR.

aconselho te a deixar o carro entrar pela reserva a dentro, meteres bp ultimate e ires puxar umas mudanças, vai para a AE e faz uns bons km's a 140km/h.

vai te limpar metade do carvão, é o que faço e posso te dizer que a minha EGR não esta muito má :)

Pois ainda não me debrucei totalmente no assunto, mas só o facto de saber que não entra para lá "ar já usado", já me satisfazia. Por outro lado, confesso que não sei o efeito que teria sobre o Filtro de Partículas... Se calhar é melhor mesmo deixar-me quieto, lol. Eu costumo abastecer-me na Repsol porque sou sócio do Glorioso e tenho desconto... Por acaso ontem atestei com o Gasóleo especial deles, Repsol 10+ e vamos lá a ver. Conto fazer isto nos próximos 3 depósitos e ver se registo melhorias. Vou também a Lisboa no Sábado e aproveito para subir um bocado as rotações do motor...

BlueA4 disse:
o consumo instantâneo subir,pode ser por causa do frio sim,
se estava frio é mesmo por causa disso,Eu com a minha B5 no inverno a media não baixa dos 7.0/7.5 e o carro dorme na garagem

Tem estado frio por cá, mas mesmo com o frio o carro estava a fazer 0,5l de consumo instantaneo. Depois é que mudou, de um momento para o outro... Mas pronto, vamos lá ver...!


Alguém me sabe dizer se os tais aditivos para limpar o motor/descarbonizar resultam, ou são banhada? Se resultam, qual o melhor a usar, tendo em atenção que é um Common Rail (Se é que isso interessa...).

Cumprimentos!
 
gasóleo em cima e puxar um pouco... n precisas de a levar ao limite mas esticar um pouco as mudanças..
a nível e filtros como andas? já n são mudados a qt tempo? coisas simples podem fazer diferença...
 
Back
Top