[AJUDA] Audi A3 8L não pega!!!! -----RESOLVIDO!!!

Ora mais um "gato" no meu A3.
Desta vez o carro não quer pegar, vou passar a explicar!
Há uns dias montei um turbo timer no meu A3, até aí tudo bem, ligações testadas, testes para trás e para a frente para me certificar que estava tudo bem feito, tudo a funcionar impecavelmente bem.
O que é certo é que anteontem após uma ida ao Continente, deixei o carro estacionado normalmente e quando vim, todo contente com as compras, dou á ignição e as luzes do quadrante e do interior começaram todas a piscar e comecei a ouvir a bomba de vácuo das portas a fechar, o rádio entrou em safe e as luzes do "ABS e ESP" ficaram ligadas e o quadrante começou a cintilar.
Ouvi a bomba a puxar gasóleo mas o carro não roda o motor, isto é não consigo po-lo a trabalhar.
Entretanto chamei um amigo meu que tem um amperimetro e verificamos todos os fusiveis um por um inclusive os que estão por cima da bateria e a própria bateria estava com a voltagem correcta e os fusíveis estavam todos ok também.
O que me apercebi foi que enquanto tentava rodar o motor vinha um barulho esquisito, tipo relé constantemente a disparar, o barulho vinha debaixo do tablier mais ao menos ao centro no sítio do rádio (pelo que dá a perceber).
Será a rele 109 que entregou a "alma ao criador" e agora não me deixa por o carro a trabalhar!?
Quando vim de reboque com esse meu amigo, que me rebocou o carro até casa,cada vez que carregava no travão as luzes do "ABS e ESP" estavam constantemente a ligar, tanto que agora estão permanentemente ligadas.
Será que foi o motor de arranque que foi á vida?
Digo isto porque em tempo quando tinha o meu Corsa TD aconteceu algo parecido, cheguei a determinado lugar e quando vim para o por a trabalhar ele não pegava,levei-o ao mecanico e tinha sido o motor de arranque que morreu assim vindo do nada!
Será a mesma situação no A3? É que é mesmo esquisito o que se passou.
Será que alguém me pode ajudar ou dar umas "luzes" sobre o que possa ser? Amanhã entretanto vou levar o carro ao eletrcista a ver o que ele diz.

Obrigado desde já.
 
Last edited:
Re: [AJUDA] Audi A3 8L não pega!!!!

boas

ja passou pela cabeça ligar ao vag a ver que erros regista?

Sim esqueci-me de referir que liguei ao Vag-Com mas não me recordo muito bem dos erros, nem gravei o log pois ficou no computador do meu amigo.
Mas uma coisa que lá estava de certeza era o erro no ABS e ESP! Esse memorizei.
Ainda corri o Vag umas duas ou três vezes mas os erros continuavam lá.
Será algum curto circuito nalguma relé?
 
Re: [AJUDA] Audi A3 8L não pega!!!!

Dizeres ao certo que erros apareceram é importante para determinar possiveis causas. Mas duvido que seja o relé 109. Provavelmente alguma sobrecarga provocada por má instalação do turbo-timer que te queimou aí alguma coisa, ou até pode nem ter nada a ver, mas duvido... deve ter algo a ver ou então muita coincidência.
Boa sorte nisso!
 
Re: [AJUDA] Audi A3 8L não pega!!!!

Rele 109 deixa que o motor dê ao arranque só não pega o que não é o caso pelo que entendi.
Eu indicaria bateria pelos sintomas
 
Ora e então o "gato" nada mais nada menos que se tratava da bateria!
Nada que 90€ não resolve-se e agora ficou melhor que nunca.
O turbo timer estava bem montado mas com a instalação deste componente e (parece ridiculo pois supostamente não gasta assim tanta energia) por aí além foi o suficiente para acabar com a pouca vida que a bateria tinha.
 
Um TT não é nada mais que um temporizador que mantém o carro a trabalhar por x minutos depois de tirarmos a chave. Não percebo o que é que a bateria tem a ver, nem o porque de ter acabado com ela. Das duas uma, ou foi coincidência ou deve estar aí algo mal ligado que te deu cabo da bateria. Já te certificaste que as voltagens estão ok, com o carro a trabalhar e com ele parado? Pode haver algo em consumo excessivo.
 
Back
Top