Ajuda Audi a3 8l caixa velocidades

Boas festas malta, antes de mais nada, mas mais uma vez necessito da vossa ajuda.

No dia de ontem, como prenda de natal LoL, em marcha normal numa ligeira subida, circulando com a 5ª mudança engrenada, do nada “pareceu que saltou” ficando o carro desembraiado, rotação acelerou e o carro diminuiu de velocidade, tendo de imediato engrenado a 4ª acelerei normal, engrenando em seguida a 5ª, tendo sido nesse momento que percebi que tinha acabado de ficar sem a 5ª mudança, e após algumas pesquisas parece que o carreto dessa mudança á vida.

Agora preciso do vosso conhecimento para a melhor ou diferentes soluções para resolver o problema.

O meu carro é um Audi a3 8L motor ALH de 2000/04, c/ embraiagem monomassa.

- É viável mandar reparar a caixa de velocidades, verificando-se que se trata apenas do carreto da 5ª avariado? Não ficara mais cara a reparação que comprar uma usada? Em quanto poderá ficar uma reparação destas?

- Caso opte por adquirir uma usada, verificando-se que existem audi a3 8l de 90cv com diferentes motores assim como audi a3 8p 110cv com diferentes motores, queria saber se qualquer caixa dos 90cv ou 110cv dá para fazer a troca?

- após pesquisa aqui no fórum, li relatos que as caixas dos 90cv são mais longas dos que as do 110cv, corrijam-me se tiver enganado. Mas a mim não me interessa velocidade, e por isso pergunto que uma caixa mais curta não será melhor para as ultrapassagens? No entanto caixa mais curta mais rotação, mais consumo certo?

Desde já desculpem o longo texto, mas o meu muito obrigada pela atenção, e pelos possíveis esclarecimentos e ajuda.
 
Antes demais, a reparação é possível, resta saber se é viável.
Antes demais vê se tens óleo na caixa pra não ficares com a caixa inutilizada.
O que estragou pode ter sido o carreto, uma anilha sincronizadora, ou algo mais. Só abrindo e vendo.
A caixa que tens foi pensada pro teu motor com essa potência e binário. Eu mantinha a mesma. Mas tu é que sabes.
 
A ideia é se tiver de comprar uma igual, no entanto perguntei para ter mais opiniões. Já agora, visto ser um carro do grupo vag, por exemplo o seat leon 1m1 que tem o mesmo motor que o meu o alh, não tem a caixa igual? Ou tenho que comprar mesmo de um audi? É apenas mais uma duvida, para saber se tenho mais opções de compra. Reparei ainda que existem várias referências de caixas. Existe alguma maneira ou lista onde possa ver as diferenças?
 
A ideia é se tiver de comprar uma igual, no entanto perguntei para ter mais opiniões. Já agora, visto ser um carro do grupo vag, por exemplo o seat leon 1m1 que tem o mesmo motor que o meu o alh, não tem a caixa igual? Ou tenho que comprar mesmo de um audi? É apenas mais uma duvida, para saber se tenho mais opções de compra. Reparei ainda que existem várias referências de caixas. Existe alguma maneira ou lista onde possa ver as diferenças?
Por experiencia:
Não vás com a carroça a frente dos bois.
Tiras a caixa, vês qual a referencia e trocas. Até porque há sempre diferenças dos etka. Ou mesmo pormenores.
 
Mas se for de um audi a3 8l mesma versão com os mesmos 90 cavalos, independente da referência do motor, as caixa são iguais certo?
 
Entretanto após mais algumas pesquisas, e falando com alguns mecânicos, parece que este é um problema que acontece com alguma frequência.
Por isso vou nos próximos dias, desmontar a tampa da caixa da quinta que é onde pode estar o problema, e se assim for, o problema até será de fácil resolução, pois poderá ser apenas o garfo, a luva, ou o próprio carreto da caixa.
Não vou me estar a alongar muito, vou ver, esperando que seja apenas isso, se for melhor, se não, terá de se ir avançando até descobrir o real problema, e se terei mesmo de trocar de caixa.
Quando tiver mais novidades, virei aqui reportar.
No entanto se alguém tiver mais algum conselho ou opinião de resolução agradeço.
Nota: não sou mecânico especializado, mas no meu argolas acho que já fiz quase de tudo, mudar correia distribuição, muda de embraiagem, até num sitio que nunca pensei não mexer, o tive de fazer, trocar o famoso radiador de sofagem, muitos saberão do que estou a falar e sabem bem o trabalho que dá, mas posso dizer que foi muito gratificante. Desde que se saiba o que se está a fazer, ter alguns conhecimentos e ter pessoas próximas que percebem também de mecânica ajuda, e claro um FORUM AUDI onde um grupo de pessoas se ajudam mutuamente sem pedir algo em troca., e a eles todos os meus agradecimentos, pois ao longo destes 14 anos que tenho o meu argolas, alguns dos poucos problemas que tive, aqui neste fórum sempre me ajudaram.
Obrigada
 
Atualização:
Pois bem, meti mãos há obra e já detectei o problema. Todo o sistema está bom, apenas o cubo do sincronizador tem os dentes passados, ficando o veio principal a rodar livre no interior desse cubo, não havendo assim transmissão.
Assim necessito de encontrar um cubo sincronizador. Alguém sabe um sitio que possa ter essa peça?
 
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