[Ajuda] Audi 80 1.9TDI perde força em carga máxima

Controla o turbo como se não tem nada a controlar o turbo da 80?

Exacto nos 1.8t controla a wastegate, nos outros controla a geometria... Nem uma nem outra na 80... Ou seja, uma 80 1.9 tdi com o motor 1z não tem válvula N75, tem uma válvula que controla a EGR e é essa que ele está a falar.

Se procurares no mesmo google encontras pessoal e meter turbos de geometria nas 80 e meter também as N75 ou um actuador de pressão...
 
Seja milho ou pipocas vai tudo dar ao mesmo.... :lol:
Já percebemos e sabemos o que cada válvula faz seja N75 ou N18, nós nos 80´s chamamos N75 porque é o mais comum que a malta conhece e sabe a sua função.
No 80 TDI o correto é N18 e controla o turbo
 
Controla a EGR...

Não vai dar tudo ao mesmo porque não é correcto. Nos TDI's a válvula chamada de N75 só existe em turbos de geometria variável. Não é o caso do motor 1z em causa. Portanto não vale a pena confundir ninguém.
 
Tenho que investigar isto, vou começar pelos tubos do vácuo se bem que quase de certeza que não será disso.

Ou é MAF ou a tal N18.

A EGR estava anulada com uma espécie de esfera de metal no tubo de vácuo que lhe vai ligar. Já coloquei tudo direito, está a puxar bem, só tem mesmo essa falha.

É isso e o ponteiro da temperatura passar um pouco dos 90ºC. Já limpei o circuito todo, meti G12, as ventoinhas funcionam bem mas a temperatura em vez de estabilizar nos 90ºC fica ali por volta dos 92-93ºC.
 
Tira a esfera e esperimenta. Ela está anulada com a esfera ou também fisicamente?

Pode ser a MAF.

Quanto a temperatura na minha anda sempre um pouco abaixo dos 90. Pode ser ou a bomba de água, o termostato meio fechado...o radiador meio entupido. Tem cuidado a limpar o sistema que com sorte furas (se ainda nao furou) o radiador da sofagem :p

Ficou bem purgado o sistema?
 
Controla o turbo como se não tem nada a controlar o turbo da 80?

Exacto nos 1.8t controla a wastegate, nos outros controla a geometria... Nem uma nem outra na 80... Ou seja, uma 80 1.9 tdi com o motor 1z não tem válvula N75, tem uma válvula que controla a EGR e é essa que ele está a falar.

Se procurares no mesmo google encontras pessoal e meter turbos de geometria nas 80 e meter também as N75 ou um actuador de pressão...

Informa-te melhor, a 80 1z tem 2 válvulas e 1 sensor ao lado da caixa de ar, uma que controla o turbo que está ligada como a n75 e funciona como esta, a que controla a EGR, e um sensor de pressão que vai ligar ao coletor.

Tenho 100% a certeza do que estou a dizer, e a malta dos 80 também ;)

Inclusive uma vez enganei-me os tubos que vão a essa válvula e a partir das 3k o turbo descia de 0.8 bars para 0.4, troquei os e ficou bom.
 
Nao sei porque tanto stress entao de meter um turbo de geometria variavel se a N75 já lá está...
 
Nao sei porque tanto stress entao de meter um turbo de geometria variavel se a N75 já lá está...

Porque a n75 trabalha com pressão para abrir ou fechar a waste, enquanto um tgv usa vácuo para controlar a geometria :)

E segundo dizem a centralina da 80 não dá para modificar a pressão através de repro.
 
A N75 trabalha com vacuo... E quando a malta mete um TGV mete uma N75 e arranja uma centralina de um 110, ou entao um actuador de pressao...

Adiante. Vê os tubos de vacuo um a um. Também não perdes nada em mudar. O que custam e às vezes as chatices que dão. Aquilo muda-se em meia hora e custa meia dúzia de patacos.

Quanto à MAF tens de ver porque eu acho que essas são caras. A minha nunca avariou, e acho que não são muito de avariar.
 
Last edited:
A N75 trabalha com vacuo... E quando a malta mete um TGV mete uma N75 e arranja uma centralina de um 110, ou entao um actuador de pressao...

Isso é a "n75" dos tdi tgv, no caso dos 80 1z e gasolina é com pressão, sim tens de alterar mais umas coisas para ficar a 100%
 
06022007(001).jpg


Com o carro a trabalhar ouves algum (tic tic tic), na N18?
 
boa noite este topico morreu a muito tempo, mas no meu caso sofria identico na minha sharan, quando chegava as 3000rpm entrava em modo segurança, o que fiz,junta cega na egr, tirei e depois de trabalho limpei o coletor da admissao estava muito mas muito entupido de carvão, troquei todas as mangueiras dos vacos por novas, e tinha o tubo que aperta no turbo partido no encache com a boca do turbo.Em conversa com a malta das sucatas e normal esses tubos partirem, depois deste trabalho todo a carrinha ficou cheia de força e nao deu mais problemas, ate ao momento.Fica o meu testemunho
 
Boas o tubo de entrada de gasóleo a saida do filtro estava a entrar bastante ar torquei o tubo e parece tar resolvido a luz não acendeu mais e a carrinha ainda n fez poço...vou dar novidades amanha vou fazer 200 km vou ver como se porta...


abx e obrgd a tds
 
Back
Top