[Ajuda] Audi 80 1.9TDI perde força em carga máxima

Eis o problema:

Em esforço a minha Audi 80 1.9 TDI 90cv perde força. Por exemplo em 5ª em autoestrada vai a puxar bem e principalmente em subidas parece que perde força e puxa menos, se largar o acelerador e voltar a acelerar volta a ganhar força até acontecer de novo.

Alguém sabe do que se trata?

Já troquei filtro de gasóleo, revi tubos do vácuo, o turbo já foi aberto e descarbonizado e nada.

Será MAF ou mesmo a válvula que faz actuar o turbo?

Obrigado.
 
Isso são sintomas de Maf ou N75 que entregou a alma ao criador.
És de onde? Se a tua MAF for bosch, posso emprestar para testares e se poderes liga a 80 ao VAG para veres os valores da tua MAF e se tens mais algum erro.
 
Uma 80tdi nao tem n75. Primeiro ponto. Logo N75 risca.

Não acredito que seja a MAF que o faça entrar em safe, mas pode ser...

Liga a maquina e primeiro vê o ajuste da bomba, e ja vês se esta ao ponto ou não.

A carrinha puxa bem normalmente?
 
Estou a dizer ponto porque já vi um golf III e o problema era esse...

Mas se não tens maquina é facil, compras 1m de tubo de vacuo, vês a medida do que tens e com calminha e juizo vais tirando um velho, cortas o novo e metes, assim nunca perdes o fio à meada. Esse carro também meia dúzia de tubos de vácuo, não é por aí.

Dás uma volta e experimentas, se não entrar em safe era isso e resolveste o teu problema com meia dúzia de patacos.

Caso contrário, nada como ligar o vagcom e ver o que se passa...
 
O motor puxa sempre bem. Em aceleração não há falha nenhuma.

Só mesmo em AE em andamento constante e em subidas. Tenho um PD130 que já tive problemas na MAF e o turbo desligava-se mesmo e deixava de puxar.

Com a 80 não deixa de puxar totalmente apenas perde força. Se largar o acelerador e voltar a acelerar volta a ter mais força.

Há uma válvula onde ligam os tubos de vácuo e que está suspensa junto à caixa do filtro de ar, poderá ser dela?

É que já vi muitas vezes e ela está quente.

Se fossem os tubos de vácuo devia falhar sempre acho eu e principalmente em aceleração.
 
O safe da 80 é mais arcaico...

Nao me acredito que seja essa válvula. Mas pode ser. Tenta ver os valores da MAF. O que pode acontecer é que ela esteja a dar valores um pouco fora do que é admissível e quando vais a fundo em AE ela entra em safe.

A tua MAF é das modernas (redonda) ou aquela MAF meia maluca quadrada?
 
O safe da 80 é mais arcaico...

Nao me acredito que seja essa válvula. Mas pode ser. Tenta ver os valores da MAF. O que pode acontecer é que ela esteja a dar valores um pouco fora do que é admissível e quando vais a fundo em AE ela entra em safe.

A tua MAF é das modernas (redonda) ou aquela MAF meia maluca quadrada?

É uma Pieburg, parece-me quadrada.

Já andei à procura de pessoal com MAFs iguais para experimentar mas ando com azar que é tudo Bosch.

Só acontece mesmo com pedal a fundo e subidas. Ou seja quando o turbo tem mais pressão. Vou ter que experimentar mesmo com outra MAF e tirar a prova dos nove.
 
Uma 80tdi nao tem n75. Primeiro ponto. Logo N75 risca.

Não acredito que seja a MAF que o faça entrar em safe, mas pode ser...

Liga a maquina e primeiro vê o ajuste da bomba, e ja vês se esta ao ponto ou não.

A carrinha puxa bem normalmente?

Tem n75 sim, pelo menos igual há dos gasolina turbo, que é a n75 original, os tdis depois adoptaram também esse nome ;)

Verifica os tubos como o rafael disse principalmente os que vão para o sensor de pressão, ou os que vão á n75.

A minha há tempos fazia isso e era pressão a mais no colector, o tubo que ia ao sensor de pressão estava roto e não registava a pressão correta, a fundo fazia 1 bar de pressão e depois safe.

Boa sorte :)
 
A N75 controla a geometria do turbo, sendo uma 80 de geometria fixa onde é que aparece a N75??

Nao tem N75. Ponto. Tem a válvula de controlo de EGR que salvo erro é a N18. E é essa que esta perto da caixa de filtro de óleo.
 
A N75 controla a geometria do turbo, sendo uma 80 de geometria fixa onde é que aparece a N75??

Nao tem N75. Ponto. Tem a válvula de controlo de EGR que salvo erro é a N18. E é essa que esta perto da caixa de filtro de óleo.

Mas a n75 é uma válvula que controla a waste de turbos de geometria fixa, no caso dos gasolina, onde é mais comum, e usa pressão.

Se não acreditas em mim, metes no google "n75 valve", e vais ver que as primeiras 4 imagens são válvulas de 1.8T, e grande parte dos esquemas é desta mesmo.

O pessoal dos tdi chama-lhe n75 também porque é uma válvula que controla também o turbo.

A 80 também tem uma válvula igual há dos gasolina, que se pode chamar "n75" para perceber que é a que controla o turbo ;)
 
Back
Top