[Ajuda] ar condicionado faz mais frio de um lado [RESOLVIDO]

Tópico em 'Mecânica Geral' iniciado por carlucci, 10 Jul 2022.

  1. nuno.ribeiro977

    nuno.ribeiro977

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    Esquece isso o manometro digital não mente vês a temperatura e dás um desconto de 2 a 3 graus que se perde na tubagem que perde permuta de temperatura
    Vai por mim 560 gr e fica top
    Até sai cubis de gelo lol
    Uso manómetro digital da testo

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    Last edited: 11 Jul 2022
  2. blackibiza

    blackibiza

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    1,3Kg acho eu.
    O modelo do compressor da Mitsubishi já nao me recordo, nao cheguei a tirar fotos na altura. tenho de tirar a carcaça para ver o que lá está.
    Esta máquina que tenho é uma Solius, modelo 300L SWHPLUSC. Aquilo originalmente é uma midea RSJ-35/300RDN3-D mas cá no continente temos uma empresa chamada "solius" que compra máquinas em grande quantidade na china e muda-lhes a etiqueta para revenda. Se soubesse o que sei hj, nunca teria feito negocio com esses tipos.

    Adiante, ainda paguei mais de 100€ a esse tipo, fora o iva para me fazer esse serviço!
    Não sabia que para fazer um serviço em condições deveriam de ter reciclado o antigo. Sempre a aprender...

    Erro de sondas não acredito até pq mudei uma delas.
    Eu andava com o erro P3 que dava estas opções:
    - anomalia na sonda de temperatura na entrada do evaporador;
    - anomalia na sonda de temperatura de descarga do compressor;
    - anomalia no compressor.

    Depois da intervenção do tipo, tenho o erro P2 (ao fim de alguns minutos após arrancar o programa da leggionella):
    - Protecção de temperatura descarga elevada.
    Tp>115º Proteccao activa
    Tp<90º Proteccao inativa
    Descritivo: "Talvez porque o sistema esteja bloqueado, água, ar ou refrigerante a mais no sistema (após reparação) avaria do sensor de temperatura da água, etc.



    Para mim está visto, o gajo espetou mais gas que o que era suposto!
    E para mim, que não percebo nada o meu problema inicial é que o parafuro não devia estar devidamente apertado ao ponto de ter perdido gas ao longo destes anos e depois tive o azar de me recomendarem um vigarista. pufff...
     
  3. nuno.ribeiro977

    nuno.ribeiro977

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    Amigo para mim era confirmar a leitura das sondas se está correta depois ver as pressões do gás
    Aqui nos Açores esta máquina dá problemas de sondas,na roca doventilador que apodrecem devido ao sal que qui o mar está em todo lado e em último caso placa que é muito raro
    Se conseguir ligar um manometro e ver a pressão já lhe conseguia ajudar mais
    Mas pode ver a roca se está boa
    Se estiver podre nao manda o ar frio para fora e dispara por alta pressão
    Se for roca de plástico já nao tem este problema
    Outra coisa e o condensador de 2,5 mf se estiver fraco o motor nao roda na velocidade correcta
    P3 é disparo por alta
    Gas a mais ou problema no motor ventilador como referi abraço

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  4. carlucci

    carlucci

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    Estive a ver o óleo que o ac leva e é o PAG46. Este óleo é corrente haver nas oficinas de carregamento ou é algum universal?
    Vou fazer uma pergunta leiga, a ideia que eu tenho é que o óleo que leva é o que se mistura com o gás e o compressor não leva nenhum à parte pois não?
     
  5. Sardz

    Sardz

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    Quando troquei o meu compressor levou óleo antes de ir para o sítio conforme manual do compressor. Tem dois anos após instalação e continua a trabalhar tranquilo.
     
  6. carlucci

    carlucci

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    Mas esse óleo espalha-se pelo sistema ou fica só no compressor?
     
  7. madlima29

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    É removido o gaz do sistema
    De seguida é criado vácuo no sistema e verificado se o mantém.
    De seguida é injectado no vácuo uma pequena quantidade de óleo (pode levar tinta de detecção de fugas adicionado) e depois é inserido a gramagem de gaz correta. O óleo espalha se por todo o circuito, ficando a maior parte no compressor.
     
    Sardz, nuno.ribeiro977 e carlucci gostam disto.
  8. carlucci

    carlucci

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    Já alguém ouviu falar de um aditivo que tapa as micro fugas?
     
  9. madlima29

    madlima29

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    Já.
    Chama-se "grande cagada liquid fix"
     
  10. carlucci

    carlucci

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  11. carlucci

    carlucci

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    E pronto, carregamento feito e frio a bombar como deve ser, vamos ver por quanto tempo...
    Nos testes da máquina estava tudo bem.
     
  12. nuno.ribeiro977

    nuno.ribeiro977

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    Sabes a quantos bar ficou de pressão e quantas gramas levou por curiosidade?

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  13. carlucci

    carlucci

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    A pressão não consegui ver porque já mesmo no final entrei no carro p/ por a trabalhar, na máquina estava pré programada no modelo do carro com o recomendado 500g, o óleo foi introduzido o valor à mão de 0.015 (pareceu-me ver ml).
    No vag-com estive a ver estava tudo ok nas temp. de saída e bar tem 13-15bar ligado e 4 desligado (depois de estar a trabalhar).
    O que me disseram é que havia um aditivo para quando os compressores já tinham mts kms e desgaste ou microfugas, mas pra já não levou.
     
  14. nuno.ribeiro977

    nuno.ribeiro977

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    Nao sei como tens frio com estas pressões mas...
    Dá uma vista de olhos[​IMG]

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    carlucci gostou disto.
  15. nuno.ribeiro977

    nuno.ribeiro977

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    E precisamente ao contrário
    Quando o ar condicionado liga a pressão vai baixando ate os 3 bar só viste foi a alta mas geralmente faz se pela baixa porque a alta so serve para confirmar por exemplo se tem algo entupido e entra em vácuo
    Os valores que deste acho que foi da alta e quanto a mim isso nao está a100 por cento mas o tempo o dirá
    Boa sort e desfruta do fresquinho que dá bwlo jeito nestes dias tão quentes lol

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    carlucci gostou disto.

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