ajuda a mudar velas num A4 B6 1.6

boas a todos
como o titulo do tópico diz,peço ajuda para mudar as velas do meu A4 B6 1.6
eu tenho a chave própria para remover os cachimbos,a minha duvida é se terei que desligar as fichas dos injectores já que não há espaço suficiente para encaixar a chave para remover os cachimbos das velas.
além disso não sei como se desligam as fichas dos injectores,vejo lá um clip mas fazendo pressão não sai facilmente e como não quero estragar nada prefiro pedir ajuda a quem saiba como desligar a ficha correctamente.
um obrigado desde já a quem me ajudar.
 
bem,parece que vou tentar retirar as fichas dos injectores á maneira cá de casa ou seja por tentativas já que nem na net se encontra nada de DIY para mudar velas no A4 1.6
 
bem,as velas estão mudadas.
já agora para quem precisar de mudar nos A4 B6 1.6 fica a dica:
1º retirar a cobertura de plastico do motor
2º retirar as fichas dos injectores(as fichas estão fixadas numa regua de plastico duas a duas,para as retirar apertam-se ao mesmo tempo as patilhas que estão nas duas fichas de cada regua e puxa-se(com cuidado) para cima,assim soltam-se logo as fichas em conjunto com a regua.
3º com uma chave propria para retirar cachimbos de velas para automoveis do grupo VAG(OEM T10029 ou outra como a sealey VS5293) retirar os cachimbos das velas isto porque sem essas chaves é extremamente dificil tirar os cachimbos e podemos danificar os cabos de velas.
4º convém desapertar um pouco as velas e soprar com alguma coisa para retirar o possivel lixo que se acumule junto ás mesmas para que quando as retirarmos o lixo não vá cair pelo orificio da vela,supondo que não temos á mão uma pistola de ar comprimido,usamos a nossa imaginação nem que seja a assoprar com uma palhinha:):)
5ºdepois já sabem como é ,tirar as velas com uma chave de 16mm e trocar as mesmas(têm um binario de aperto certo mas normalmente aperto por olho ou melhor por braço dinamométrico:lol:
6º meter novamente os cachimbos das velas com a chave de retirar/montar cachimbos para VAGS
7º encaixar as fichas dos injectores( basta encaixar e fazer um pouco de pressão para ficarem fixas
8º encaixar a cobertura de plastico do motor(aqui ver se alguma borracha de fixação da coberturas se soltou e ficou na fixação da parte do motor). se esse for o caso,retirar e encaixar a mesma na cobertura de plastico.
espero que sirva para ajudar alguém com este tipo de motor(ALZ) pois são mais raros que os TDI ou mesmo o 1.8T e por vezes há pouca informação disponivel quanto á manutenção e reparação dos mesmos
 
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