Aerografos

Boas , alguem aqui no forum sabe trabalhar com aerografos? obrigado! (tenho muitas duvidas que queria esclarecer , agora que tenho o material todo reunido ) Obrigado pela atençao!
 
Obrigado pela atençao , é assim , preciso saber que tintas poderei utilizar , se poderei fazer as minhas mascaras e com que tipo de material , onde poderei comprar , e onde devo iniciar a pintura ..... mais uma vez agradeço a a tençao :)
 
então antes de tudo... :D


o que vais pintar?

é que difere se for um modelo, se for por ex pintura de unhas :D madeira.. capacetes, etc..


no caso do modelismo usam-se tintas acrilicas, e convém sempre que o verniz e o diluente sejam da mesma "gama" para não haver reacções... também há quem use tintas á base de água do ramo automóvel, bem como verniz de 2 componentes..

para a limpeza do equipamento, tenho lido que a malta usa ou alcool diluido 60-40 com água, ou sonasol, ou ajax ;)

fitas para máscaras, eu uso tesa "pro" (aquela azul) e compro a de 20mm cá nos AKI's e afins, mas quando preciso de fita de 6mm mando vir do ebay...
 
ok, vamos por partes

tintas podes usar qq uma, desde que tenhas a atenção que a cada tipo corresponde um diluente
eu só uso acrílicas da tamiya (x--) e o respectivo diluente acrílico x20a. nas tintas esmalte (enamel) deves utilizar um diluente celuloso (muito cuidado com este diluente. onde toca, é para estragar).
tb podes usar no aerografo as tintas de spray (TS) mas é um processo que requer alguma experiência. (é preciso decantar a tinta da lata para o copo do aerografo)

para as máscaras, dependendo do tamanho da área a cobrir e da precisão exigida, uso blu-tak ou fita da tamiya

a tua pergunta sobre como iniciar a pintura é que não entendo... iniciar o processo de pintura? ou as peças do modelo?
conselho prático- tenta arranjar um kit velho por pintar para poderes fazer experiências à vontade.

no algarve n faço ideia onde podes comprar material. em LX compro as tintas no el corte ingles, geralmente têm tudo. todo o resto do material vem do estrangeiro (antes mandava vir do Japan Hobby Link e da Arizona Models, mas agora só do Hiroboy, em Inglaterra. as alfandegas agora n deixam passar nada sem a respectiva martelada)

qq coisa mais, diz

boas pinturas
Mb
 
as tintas tamiya tenho mandado vir de HK, em cerca de 15 tintas nenhuma parou na alfandega!


um pormenor que não mencionaste Carceca, o primário! ;)
 
boas Aga
eu desisti de mandar vir material de fora da UE, por realmente o crivo das alfandegas apertou de tal forma que eles n deixam passar nada. mesmo o material do japão que vinha marcado como "gift". mas claro, um gajo pode sempre arriscar.

como a pergunta era sobre aerografo, não mencionei o primário. eu só passo primário quando pinto com o spray. a aerografo só uso primário para aplicar AlcladII. neste caso uso o lacquer primer/microfiller da própria marca (usar apenas com a janela aberta, caso contrário... moca!:eek: !!!) mas no caso concreto do "audiquattro" não me parece que ele se queira já meter nessas cavalgarias!!!

mas há duas coisas que realmente me esqueci
1- mt importante lavar as peças com água e sabão neutro depois de as trabalhar com a lixa (eliminar os restos das árvores, gordura dos dedos, etc).
2- lavar mt bem o aerografo depois de usar. caso contrário, começas a ter concressões de tinta no interior, e na agulha, e depois nunca mais consegues obter resultados de jeito. uso álcool baratucho e cotonetes.

siga p bingo
Mb
 
quando digo iniciar , sera em capacetes , retoques automovel , pois a personalizaçao dos mesmos fascina-me , tenho um site que encontrei interessante :
Aerografia :: ekosshop :: Airbrush & Paints , pois gostaria de saber quais as tintas mais em conta , primario , a fita azul nao conheço mas vou passar pelo AKI , voces têm material no qual ensine a pintar? , aplicar as mascaras ? criar efeitos ? tipos dvds? obrigado ! :)

- - - - - - - - - -

partindo do principio que para primeira abordagem isto depois de dominar o jacto do aerografo , e começar por pinturas mais simples , preparo a superficie , lixo , dou primario , so depois inicio o processo da pintura com cores , qual o tempo de secagem na aplicaçao de uma cor ? o verniz depois é aplicado com o secante certo? desculpem a maçada mas quando se tem duvidas pergunta-sse , assim nao fazemos asneira nem desperdiça-mos material , depois claro colocarei aqui a minha primeira pintura , gostaria de saber quais as tintas indicadas o nome tecnico , o diluente para as mesmas , o verniz e secante , visto ter que pintar em casa queria evitar cheiros intensos .... mais uma vez obrigado !
 
boas noites
bem, eu sobre pintura de capacetes n sei rigorosamente nada. só sei sujá-los com mosquitos
de qq forma, a tarefa q tens pela frente é bem complicada do que pintar kits, até pela área abrangida.
neste caso, acho q não podes usar tinta acrílica (não é a mais indicada para o efeito) e terás de aplicar um verniz resistente à água.
se procurares na net deve de certeza haver vídeos a explicar os passos essenciais

boa sorte com o trabalho!
mb
 
boas noites
bem, eu sobre pintura de capacetes n sei rigorosamente nada. só sei sujá-los com mosquitos
de qq forma, a tarefa q tens pela frente é bem complicada do que pintar kits, até pela área abrangida.
neste caso, acho q não podes usar tinta acrílica (não é a mais indicada para o efeito) e terás de aplicar um verniz resistente à água.
se procurares na net deve de certeza haver vídeos a explicar os passos essenciais

boa sorte com o trabalho!
mb


Obrigado pela atençao , so mais uma questao , a fita azul da tesa pro , que tipo de fita é? tipo de electricista? a fita nao tem de ser de facil remoçao?
 
bem, a fita é fita de pintura!
a ver se te consigo mostrar...

até é da 3M a de 6mm
3M 471 BLUE FINE LINE MASKING TAPE 6mm x 33m | eBay


são fitas de papel, normalmente usa-se a azul pois é mais fiável que a amarela, absorve mais tinta, aguenta as lixagens, etc..


para o efeito que queres, tal como o carceca disse, vais ter de usar tintas á base de água (tinta automóvel, que compras cores afinadas como quiseres, bem como as quantidades que quiseres á proporção de 100ml) e o verniz para acabamento será bi-componente (verniz + endurecedor)

o primário, para iniciar podes até usar em spray, mas o ideal será também um primário automóvel..
descobre uma loja de tintas auto, e pede ajuda a eles na indicação de que proporções usar..
eu usei uma vez, para pintar uma mota, e fiz a mistura a olho.. felizmente correu bem :D


para começares, sinceramente... começa a pintar em papel com o aero.. para dominares o tacto do "gatilho"
depois sim, passa para a arte em si..

os tempos de cura são relativos, a experiência que tenho, sem estufa, é cerca de 8~12h para o primário e 24~36h para a tinta e verniz..

mesmo o verniz gosto de deixar curar mais, tipo 48h antes de fazer o acabamento (lixar a P2000 e polir)
 
bem, a fita é fita de pintura!
a ver se te consigo mostrar...

até é da 3M a de 6mm
3M 471 BLUE FINE LINE MASKING TAPE 6mm x 33m | eBay


são fitas de papel, normalmente usa-se a azul pois é mais fiável que a amarela, absorve mais tinta, aguenta as lixagens, etc..


para o efeito que queres, tal como o carceca disse, vais ter de usar tintas á base de água (tinta automóvel, que compras cores afinadas como quiseres, bem como as quantidades que quiseres á proporção de 100ml) e o verniz para acabamento será bi-componente (verniz + endurecedor)

o primário, para iniciar podes até usar em spray, mas o ideal será também um primário automóvel..
descobre uma loja de tintas auto, e pede ajuda a eles na indicação de que proporções usar..
eu usei uma vez, para pintar uma mota, e fiz a mistura a olho.. felizmente correu bem :D


para começares, sinceramente... começa a pintar em papel com o aero.. para dominares o tacto do "gatilho"
depois sim, passa para a arte em si..

os tempos de cura são relativos, a experiência que tenho, sem estufa, é cerca de 8~12h para o primário e 24~36h para a tinta e verniz..

mesmo o verniz gosto de deixar curar mais, tipo 48h antes de fazer o acabamento (lixar a P2000 e polir)

Boa tarde , de facto so tenho a agradecer os esclarecimentos prestados por voces , assim ja tenho por onde começar , qualquer outra coisa que voces acham que seja util saber e que se tenham esquecido , agradecia que depois me avisassem! entretanto quando começar , la terei de falar outra vez com voces por surgem sempre duvidas no decorrer da pintura ! Abraço e obrigado! :)
 
meu caro, tal como te disse, compra tinta, compra cartolinas brancas e começa a treinar! ;)

nada como praticar para chegar á perfeição!
 
Back
Top