Acordo Ortografico! Estou desanimado

é a resistência e o gosto por inventar desculpas :D

somos tugas pa... temos que criticar sempre qq coisa :D :D :D D:

Pois....


Não entendo este pessoal! O acordo só vem uniformizar a língua escrita Portuguesa, seja ela do Brasil ou de Portugal, não vai obrigar os Tugas a falar como os Brasileiros e vice-versa! Mas o pessoal pensa logo que são os brasileiros que querem impor o Português deles a Portugal.

Mas eu acho mais engraçado porque. Acho que vai fazer mais diferença aos Brasileiros porque até agora, eles usavam o trema ¨, que existia também em Portugal até 1910! E era usado para as pessoas saberem que tinham que pronunciar o u.

P.e. No brasil escreve-se agüentar, lingüiça, para pronunciar o u! Aqui nós depois a alteração ortografica de 1910, deixamos de usar o trema e os PH!

Não percebo estes stresses!
 
Não li

mas a base da questão é a mesma temos de mudar para nos adaptar as palavras existentes nos outros países que supostamente deviam falar português e nunca o conseguiram fazer, e nós temos de mudar Mais pelo menos para ficarmos igual a eles.

Ora o mestre ensinou milhares de pessoas e como não conseguiram fazer como o mestre obrigam o mestre a fazer como eles.

Mas não há nada a fazer temos de mudar, e vamos mudar.

A mudança torna se difícil quando vamos comprar um livro e ele ainda vem escrito sem acordo ortográfico e o problema é que só esta situação dos livros vais demorar anos a ultrapassar.

Um dia destes ainda vou ver os putos a dizer que o Camões dava erros de ortografia. isto se lerem um edição antiga dos Lusíadas.

Então porque não falas o Português do tempo do Camões? Tenho a certeza que se ele te visse a escrever e a falar até lhe dava um ataque cardíaco então!
 
Possivelmente ! mas não caminhamos para melhor .

Isso é o que o teu bisavô teria dito, se ele tivesse estudado, em 1910!

O que diferencia, uma língua viva de uma língua morta. É isto mesmo, é ela continuar em mudança, mantendo a sua origem. Por isso é que o latim é uma lingua morta, porque não sofreu alterações à mais de 2000 anos, porque deixou de ser falada e porque senão também nunca teria existido o Português!
 
Isso é o que o teu bisavô teria dito, se ele tivesse estudado, em 1910!

O que diferencia, uma língua viva de uma língua morta. É isto mesmo, é ela continuar em mudança, mantendo a sua origem. Por isso é que o latim é uma lingua morta, porque não sofreu alterações à mais de 2000 anos, porque deixou de ser falada e porque senão também nunca teria existido o Português!


Ok não vou discutir mais e nem sequer ponho isso que acabaste de dizer em discussão e do qual concordo perfeitamente

o que não concordo é porque é que temos de mudar para aquilo que os outros fazem e não para aquilo que nós poderíamos fazer
como também sei que esta mudança é mais politica que outra coisa até a posso compreender mas concordar não.
 
Eu sou contra este acordo não a nível da mudança em si a língua para não morrer tem de se adaptar aos novos tempos e isso vai acontecendo.

O problema da resistência á mudança está no facto de passarmos a falar e escrever brasileiro cada vez mais.

Nós fomos os colonizadores nós é que os ensinamos a falar português, e agora na sei quantos anos depois e só por politiquices temos de deixar a nossa língua e passar para deles porque eles nem foram capazes de aprender o português que lhe ensinámos.

É triste ....

Desculpem lá, mas triste são comentários como esses... revelam total desconhecimento do assunto!!!
Não quero apontar o confrade, nem que me leve a mal, mas no fundo, é essa a preocupação real de quem está contra o novo acordo...
NÃO ESQUEÇAM!!! a nossa língua deriva do Latim! uma língua morta também... adaptemo-nos (com tempo) às alterações que nos são propostas, ou não. A imposição real será apenas num futuro próximo, praticamente quando nossos filhos passarão a ser adultos!!!
 
Isso é falso! Se tu viste alguma notícia a dizer isto está completamente errada! Não leste o link que coloquei aqui, que é o acordo ortográfico!

As acentuações, mantêm-se conforme a pronúncia. Em Portugal continua a ser cómico e no Brasil cômico, ou topónimo/topônimo, o acordo apenas permite a existência das duas grafias!!!

Os ditongos continuam como sempre existiram!

Do acordo, pg 33:

Leiam o acordo!!!
Acordo Ortográfico para Pais e Professores





Ora nem eu teria dito melhor!!!
 
Esta e a prova de que estao a meter os brasileiros no assunto, assim sendo, porque nao meter todos os *PALOPS no acordo????

Acordoortografico.jpg

Ok, aceitam-se as duas acentuacoes, mas que raio e que o que os brasileiros escrevem e para aqui chamado???????????





E ainda concordam com este lixo?????? nao percebo... e nao aceito, e demasiado grave para ser verdade e parece-me que isto apenas tras vantagens comercias, uma vez que o modelo brasileiro nao so e mais facil de aprender como requer menos investimento para traducoes, mais propriamente a nivel de softwares e multimedia...

Esta mais que provado que o Portugues (lingua e pessoas) e o que menos importa e o interesse e apenas monetario, arrisco-me a dizer se nao existira alguns Lobys pelo meio disto tudo...
Uma vez que portugal ja esta a venda, porque nao vender a lingua tambem??? perdido por cem...

Esta discussao divide as pessoas e ha que respeitar as opinioes, mas nao nos podemos centrar apenas no sentido practico, temos de aprofundar o assunto e ver os pros e os contras...
Sei que a mudanca e inevitavel mas tem de ser consensual e etica, nao aos trambulhoes, e na minha terra um acordo nao e uma imposicao, e o novo Pseudo-acordo ortografico foi-nos imposto...

*PALOPS: para quem nao sabe, sao os paises de lingua oficial Portuguesa.



P.S. reparei que realmente nao e mencionada nenhuma alteracao aos ditongs, ao contrario do que foi dito numa peca jornalistica que vi no youtube.
 
Last edited:
Oh, Victor. Sinceramente tu já leste o Acordo para afirmar isso?

O acordo, é bom sabem porquê? Porque finalmente vai existir um acordo! Acordo esse que vai uniformizar, sem ter que obrigar os Portugueses a escrever como os Brasileiros e vice-versa, atualizando a escrita e aproximando o Português! Já que ninguém pronuncia os c's de acção, ou actulização, ou os p's de optimo ou baptizado, ou algumas acentuações que deixam de existir no Brasil!

Também é bom porquê, tal como referiste por questões económicas o Português, graças ao Brasil e Angola está agora a ganhar interesse no mundo. Se são os Brasileiros que estão a ter iniciativa é porque Portugal também nunca soube vender a sua língua, quando era um país com algum poder económico, agora...

Mas o pior é que não percebo porque as pessoas ficam chateadas com isto se nem sequer leram o acordo nem sabem o que vai mudar! Se o Português do Brasil é mais fácil de falar e escrever, olha problema o deles, nos States também não se fala o Inglês da Grã-Bretanha, assim como na Austrália ou na África do Sul e eles não andam em "guerra".
O que vos deve fazer mais confusão é o facto de o Português no Brasil usar basicamente o gerúndio! Não deixa de ser Português! Mas nós cá não vamos ser obrigados a usar o gerúndio! Já que as alterações são ORTOGRÁFICAS e não GRAMATICAIS!

Existe uma diferença entre gramática e ortografia.

Gramática são as regras para escrever e desenvolver os verbos nas suas várias pessoas.
Definição de gramática no Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora


Ortografia é a forma de escrever, mais nada!
Definição de ortografia no Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora




PS: PALOP's, significa Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa!
 
Oh, Victor. Sinceramente tu já leste o Acordo para afirmar isso?

O acordo, é bom sabem porquê? Porque finalmente vai existir um acordo! Acordo esse que vai uniformizar, sem ter que obrigar os Portugueses a escrever como os Brasileiros e vice-versa, atualizando a escrita e aproximando o Português! Já que ninguém pronuncia os c's de acção, ou actulização, ou os p's de optimo ou baptizado, ou algumas acentuações que deixam de existir no Brasil!

Também é bom porquê, tal como referiste por questões económicas o Português, graças ao Brasil e Angola está agora a ganhar interesse no mundo. Se são os Brasileiros que estão a ter iniciativa é porque Portugal também nunca soube vender a sua língua, quando era um país com algum poder económico, agora...

Mas o pior é que não percebo porque as pessoas ficam chateadas com isto se nem sequer leram o acordo nem sabem o que vai mudar! Se o Português do Brasil é mais fácil de falar e escrever, olha problema o deles, nos States também não se fala o Inglês da Grã-Bretanha, assim como na Austrália ou na África do Sul e eles não andam em "guerra".
O que vos deve fazer mais confusão é o facto de o Português no Brasil usar basicamente o gerúndio! Não deixa de ser Português! Mas nós cá não vamos ser obrigados a usar o gerúndio! Já que as alterações são ORTOGRÁFICAS e não GRAMATICAIS!

Existe uma diferença entre gramática e ortografia.

Gramática são as regras para escrever e desenvolver os verbos nas suas várias pessoas.
Definição de gramática no Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora


Ortografia é a forma de escrever, mais nada!
Definição de ortografia no Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora




PS: PALOP's, significa Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa!

Amigo Kripto, eu coloquei a foto com a pagina em questao, mas nao sei porque nao aparece, este novo plug in do forum e mesmo uma treta, fica aqui o link para a foto do que eu estava a criticar:

AudiPT varias cenas :: Acordoortografico.jpg picture by Vitor_Faria - Photobucket
 
Amigo Kripto, eu coloquei a foto com a pagina em questao, mas nao sei porque nao aparece, este novo plug in do forum e mesmo uma treta, fica aqui o link para a foto do que eu estava a criticar:

AudiPT varias cenas :: Acordoortografico.jpg picture by Vitor_Faria - Photobucket


Sim, á bocado não dava para ver...

Mas qual é o problema de existir as duas formas? Afinal a nossa língua é tão diversa e rica que por isso é que existem estas duas formas.

Como Portugal sempre foi um país de analfabetos, e desculpem falar desta forma mas é verdade porque só agora conseguimos atingir os 90 e tal % de alfabetização. Nunca se soube dar educação àqueles que foram e ficaram no Brasil, mas isto antes do Brasil ser um país independente e entretanto ter recebido paletes de emigrantes da Itália, Espanha, Alemanha, Polónia, Hungria, Japão...

Óbvio que ao fim de 200 anos e separados por 6000 Km's de mar, sem existir internet, telefone ou televisão como agora, surge uma língua com duas ortografias diferentes de um lado e do outro do oceano.
Mais, em África só não existe outra grafia diferente da de Portugal, porque estivemos lá até há 30 anos atrás! Porque se não era mais uma. E depois com que base e razão teríamos nós agora para "obrigar" 190 milhões de Brasileiros a escrever e usar a pronúncia Portuguesa? Até mesmo em Portugal um país pequeno existem várias pronúncias, vejam lá se agora existisse uma ortografia para o Norte, outra para o Centro, outra para o Alentejo e Algarve, mais outra na Madeira e outra nos Açores, isto era uma festa que ninguém se entendia. Mas ninguém é obrigado a falar com a pronúncia de Cascais, ou Alentejana ou Nortenha.


Aliás eu acho que os Brasileiros é que deviam ficar chateados porque eles vão deixar de usar o trema ¨, e algumas acentuações do tipo Européia passa a ser Europeia, ou idéia passa a ideia...

Nós nunca usamos esta acentuação agora o que os Portugueses e Brasileiros vão ter que aprender é que o têm passa a ser teem ou dêm passa a deem... ou por exemplo deixa-se de escrever pára e passa a ser para, só teremos que entender quando se abre a vogal ou não, conforme a natureza da frase. Mas isso os Brasileiros também vão ter que aprender!

Sinceramente, o Acordo não é para os Portugueses, nem para os Brasileiros e nem para os PALOP's, é para os estrangeiros que teem que aprender Português. Já que não existe nenhuma língua que faça tanto uso da acentuação como o Português. E os estrangeiros não entendem isso nem sabem qual a diferença, só ficam a saber ao fim de muitos anos a viver num país de língua Portuguesa, já que o inglês não usa acentuação ou o Holandês, ou o Francês, ou o Alemão, que só usa o trema!

Portanto... Não se chateiem, porque não vão sentir diferença nem vamos falar "Brasileiro".

Agora uma coisa é certa, existe muita mas muita desinformação!!!
 
Last edited:
Também estou de acordo com o Kripto, Kripto a presidente da junta sff... :D
Nós não vamos começar a falar brasileiro camaradas xD apenas desaparecem as letras que não fazem falta, nem no papel nem na própria fala... Se não lês a letra para que que a queres lá! Só está a estorvar ! :D
 
Back
Top