Acidente.Dúvidas relativamente ao arranjo + veículo substiuição

Boas,

Recentemente tive um acidente onde 1 individuo vindo de 1 rua secundária, sem parar num stop me bateu na zona lateral esquerda frontal. Como resultado o para-choques frontal do lado esquerdo ficou completamente rachado, o pisca esquerdo partido (pisca separado da óptica), balastro do xenon pendurado (não funca deste lado), guarda-lamas esquerdo metido dentro, penu frontal esquerdo rasgado, jante toda riscada/empenada e pior que tudo a direcção bastante afectada.

A peritagem está já agendada numa oficina pertencente à rede da minha seguradora e as minhas dúvidas são as seguintes:

- Sempre que for necessária uma peça para o carro (e a mesma era original), quero que seja também da marca, tenho direito a exigir isto, correcto?

- Material que tenha sido colcado no carro posteriormente sem pertencer à marca, é substituído por peças da marca?

- Relativamente ao pneu rasgado, ele tem cerca de 3 meses, nestes casos como costumam fazer, pagar o valor do pneu, colocar pneu igual?

- Em relação ao veículo de substituição, disseram que iriam atribuir um veículo de caracteristicas semelhantes. O que isso significa concretamente? Faço uma quantidade diária consideravel de Kms, queria no minimo 1 carro diesel. Pergunto isto porque 1 amigo que tem 1 comercial Seat, teve direito a 1 Daewoo Matiz (ou parecido) a gasolina :eek:

- Nos dias que antecedem a peritagem, tenho algum direito a indeminização no que respeita às deslocações, etc? Estou sem carro sensivelmente à 5 dias e tem sido muito mau para mim :'(

Estava indeciso entre deixar o carro na Audi ou numa oficina da seguradora, no entanto para ter o veículo de substituição o mais rapidamente possível, optei pela oficina em questão. Se não gostar da forma como o carro está planeado ser reparado, o carro vai para a Audi, sem hesitar.
 
Boas

mete o carro na Audi pk nessas oficinas a maior parte das vezes metem material da concorrencia......a unica vantagem mesmo sera carro substituiçao que é mais rapido mas tb de pior qualidade....

cps
 
espero que isto te ajude a responder as tuas duvidas pk ha uns meses atraz tive um acidente de automovel e "nao tive" direito a caro de substituiçao mas depende dos casos...

1º No Acidente alguem deu se como culpado?!
2º Quanto a carro de substituiçao podes fazer duas coisas; ou telefonas para a seguradora a perguntar com que Rent a Car trabalham e vais la tu e alugas um carro da mesma celindrada e com o mesmo valor venal e depois apresentas a seguradora as facturas (so convem fazer isto se o outro for mesmo o culpado) ou entao tens outra ipotese que é TAXIIIIIIII e pedes sempre factura e apresentas sempre a companhia as facturas.


Quanto a oficina tu tens direito a escolher onde queres metere o teu carro (amigo; marca) nao vas nas cenas de oficinas das seguradoras pk as vezes esses gajos fazem as cenas a pressao...!


O lesado pode exigir um veículo de substituição?

Verificando-se a imobilização do veículo sinistrado, o lesado tem direito a um veículo de substituição de características semelhantes, a partir da data em que a empresa de seguros assuma a responsabilidade exclusiva pelo ressarcimento dos danos resultantes do acidente.

Havendo perda total, o lesado tem direito a um veículo de substituição até ao momento em que a empresa de seguros lhe coloque à disposição o pagamento da indemnização.

A viatura de substituição deve possuir um seguro de coberturas idênticas às da viatura sinistrada. Esse seguro é da responsabilidade da empresa de seguros.

Sempre que a reparação do veículo sinistrado seja efectuada em oficina indicada pelo lesado, a empresa de seguros disponibiliza o veículo de substituição pelo período necessário à reparação tal como indicado no relatório da peritagem.


mais informaçoes vai aki - http://www.isp.pt/NR/exeres/FFE32D20-A95D-4C47-816C-8407ECCDB589.htm



ja agora ve como ficou o meu antigo carro (foi dado como salvado)
http://img366.imageshack.us/img366/420/imagem015largesf9.jpg




Abraço e espero ter ajudado
 
Vou deixar também o meu testemunho...
Relativamente ao carro de substituição, ser ou não da gama do "nosso" veículo, depende do acordo feito na seguradora! Pois por vezes, para ficar o seguro a preço mais baixo, os agentes das seguradoras colocam (ou negoceiam connosco, o meu caso) veículos de substituição de classe inferior, tipo a gasolina, comerciais... Aconselho-te a dar uma olhadela ao teu contrato de seguro e verificar este pequeno mas importante detalhe.

Infelizmente já passei por duas situações, na 1ª (acidente) tive carro de substituição sem problems da seguradora, na 2ª vez (assalto) tive que EXIGIR E AMEAÇAR a seguradora senão não teria veículo de substituição. Mas valeu a pena, pois de encontro ao que referi inicialmente, tenho no contrato um veículo comercial de substituição e nesta 2ª vez tive direito a uma 307 HDI com 600km :) :) Fiz-lhe uma bela rodagem de 6 dias...
Como vez, isto das seguradoras tem mto que se lhe diga.
 
Boas,

Em relação ao veículo de subsituição qunado deixei o meu para peritagem trouxe 1 outro mas a gasolina (polo 1.2). Exigi um veículo a diesel, no entanto apenas tinham esse para entrega. Ficou no entanto um pedido de reserva para 1 veículo diesel que me foi entregue posteriormente (carrinha megane diesel). Note-se que tive de fazer barulho para considerarem sequer dar-me 1 carro a diesel, alegando que o contrato com a seguradora era apenas para veículo a gasolina. No entanto tive que ser muito persistente (nada mais fiz do que EXIGIR aquilo que tinha direito)! Resumindo, o melhor será contactar o mediador de seguros para estarem informados dos direitos relativamente ao veículo em questão e exigir!

Relativamente às peças que não de origem, o que me foi dito é que se a loja onde se compram essas peças ainda as venderem eles conseguem adquirir iguais, por isso não há problema.

A dúvida em relação ao pneu persiste, não me souberam responder se tería direito a pneu novo ou indeminização mas falaram que o normal nestas situações é a indeminização do valor comercial do pneu! :eek: Nem sabia que também havia valores comerciais para os pneus, inclusivemente a existência de uma tabela de desvalorização! :evil: Vou ter de falar com eles para resolver este problema ainda. Alguém já passou por esta situação?
 
Ah e obrigado a todos pelo feedback.
Mesmo não sendo culpa nossa, sinto que ficamos sempre lesados, quanto mais não seja pelo stress e por ter de andar em cima da oficina, seguradora, etc.
 
cr disse:
.........Resumindo, o melhor será contactar o mediador de seguros para estarem informados dos direitos relativamente ao veículo em questão e exigir!

......

O veiculo de substituição deverá ser sempre equivalnete ao que esta assegurado. As Companhia é que tem a mania de querer fugir. Se o cliente não fizer barulho come e cala.
 
se a culpa for do outro gajo tas safo

as peças podes por de onde bem quizeres e entenderes (origem ou nao)
oficina sempre á tua escolha
veiculo de substitiução sempre de gama igual ou superior ( nunca inferior os gajos que se desenrasquem)
e pelo n de dias que o perito e a oficina xegarem a acordo para a reparação
quanto ao dias que ficas sem carro antes da peritagem, nao ha nada a fazer
 
rjbonifacio disse:
se a culpa for do outro gajo tas safo
quanto ao dias que ficas sem carro antes da peritagem, nao ha nada a fazer

Desculpa mas há, desde que tenham o carro imobilizado, andas de taxi, ou alugas um veiculo, apresentas as facturas que a companhia paga, despois da peritagem é então atribuido um veiculo de substituição.
 
Pondo um automovel a reparar numa oficina à nossa escolha, as peças de substituição podem de origem ou podem ser da concorrencia desde que certificadas, certo?

No caso de o perito não querer dar o valor das peças de origem mas sim de equivalentes, posso fazer algo em relação a isso?

Desculpem la, mas se puderem ajudar, agradecia pois na segunda-feira vou receber um telefonema a marcar peritagem, ja que houve um pintas que me bateu no argolas.
 
Luistar disse:
Pondo um automovel a reparar numa oficina à nossa escolha, as peças de substituição podem de origem ou podem ser da concorrencia desde que certificadas, certo?

No caso de o perito não querer dar o valor das peças de origem mas sim de equivalentes, posso fazer algo em relação a isso?

Desculpem la, mas se puderem ajudar, agradecia pois na segunda-feira vou receber um telefonema a marcar peritagem, ja que houve um pintas que me bateu no argolas.

Tens todo o direito de exigir peças de origem, as que lá estão tb o são.

O que pode acontecer, se for um grande acidente, por vezes só em peças la se vai o valor do carro e por isso em vez de o mandarem para a sucata tentas arranja-lo com peças mais baratas...
Espero que nao seja o caso ;)
 
No caso do carro de substituição, é verdade que so tens carro depois da peritagem feita, mas até lá, demore 2 dias ou 2 semanas, tudo o que seja facturas de autocarros, metros, taxis, comboios que apresentes, eles devolvem-te esse montante gasto.

A duvida do pneu é simples, eles vão ver o valor dele novo, avaliam o estado do teu pneus e pagam a percentagem equivalente ao estado do pneu, ou seja, se o pneu custou 100€ novo e estiver já meio gasto só te pagam 50€ percebes?

As peças, se exigires de origem a oficina faz o orçamento com elas de origem para apresentar ao perito, o que pode acontecer por vezes é o valor das peças e mão de obra ser practicamente o valor do carro e então os proprietarios e as oficinas chegam a acordo para se meter peças piratas de maneira a baixar o orçamento e evitar que o carro seja dado como perda total, não sei qual é o teu carro mas presumo que não seja o teu caso até porque a pancada não foi assim tão violenta nem danificou assim tanta coisa.

O xenon esquece porque eles não te pagam isso é certinho, mas há maneira de dar volta a situação, falas com o responsavel pela oficina se o conheceres, porque como é pouca coisa deve dar pa safar, ele mete mais 3 ou 4 horitas de mão de obra e se o perito aceitar, esse valor de mão de obra já dá pra o resto do pneu novo e para o balastro do xenon. ;)

Tudo o que escrevi foi de situações e experiencias que ja tive anteriormente.
 
Back
Top