Acidente de viação

No dia 14/12/2009 vi-me envolvido num acidente de viação: Assim,

Pretendia mudar de direcção á esquerda a fim de entrar para a minha garagem, como a entrada tem um angulo oblicuo bastante assentuado e dado que a estrada é estreita (3,90 m), há necessidade de encostar a viatura totalmente á direita para depois iniciar a manobra. Após ter tomado todas as precauções, nomeadamente acionado o pisca da esquerda inicio lentamente a manobra pois é impossivel realiza-la a grande velocidade. Eis se não quando surge uma viatura a ultrapassar-me não sendo por isso possivel evitar a colisão. De notar que essa viatura inicialmente não tinha sido vista dado que existe uma curva a cerca de 100/150 m. Como resultado deste acidente vem agora a seguradora do outro veiculo declinar a responsabilidade, considerando-me por isso culpado com base no nº 1 do artº 35º do Código da Estrada.

Será isto uma decisão correcta? Que atitude devo tomar perante este caso?
 
Deves contestar... usando o artigo 38º aliena 2.

O que vai acontecer é isso ficar 50%-50%.
Tu apesar de estares com o pisca da esquerda ligado, deves tomar precauções ao efecutar a manobra.

(Se isto acontece-se num cruzamento, já não se colocava, porque é proibido ultrapassar em cruzamentos)
 
paulo oliveira disse:
Deves contestar... usando o artigo 38º aliena 2.

O que vai acontecer é isso ficar 50%-50%.
Tu apesar de estares com o pisca da esquerda ligado, deves tomar precauções ao efecutar a manobra.

(Se isto acontece-se num cruzamento, já não se colocava, porque é proibido ultrapassar em cruzamentos)

tendo em conta que nao vi nenhum carro na minha retaguarda que precauções mais deveria tomar? o que me disseram nas aulas de código é que sempre que um carro esta no eixo da via com o pisca da esquerda ligado jamais podera ser ultrapassado! tudo bem que eu estava encostado a direita.. mas como a estrada tem 3,90m nao tenho outra hipotese se nao encostar a direita para ir para o dito eixo da via certo?
 
rjbonifacio disse:
entao se na DAAA, isso foi bem explicado e assinado pelos dois, reclama como um doido, porque tens razao 8)

o problema é que na DAAA da parte do outro veiculo foi alegado que eu estava parado e que nao tinha o pisca feito (o que é errado), mas uma vez que não a testemunhas é a minha palavra contra a dela.

eu e o meu pai (o tomador do seguro) vamos falar hoje com um advogado e estamos a ponderar meter uma acção em tribunal. é o mais correcto?
 
TheKid disse:
o problema é que na DAAA da parte do outro veiculo foi alegado que eu estava parado e que nao tinha o pisca feito (o que é errado), mas uma vez que não a testemunhas é a minha palavra contra a dela.

eu e o meu pai (o tomador do seguro) vamos falar hoje com um advogado e estamos a ponderar meter uma acção em tribunal. é o mais correcto?
sem testemunhas....................... :S é como tu dizes, "uma palavra contra a outra"

http://www.salina.pt/sinistros_ids.pdf
 
rjbonifacio disse:
entao se na DAAA, isso foi bem explicado e assinado pelos dois, reclama como um doido, porque tens razao 8)
se nesse sítio existe linha descontínua ele pode ultrapassar à vontade, PORQUE tu estás a mudar de direcção à esquerda PARA ACEDER A LOCAL PRIVADO. Como tal, um dos cuidados que deves ter, além de pisca, aproximar do eixo da via, etc, é verificar que ao realizar a manobra não estejas a por em risco os demais utentes da via e que não estejas a ser ultrapassado. (MAIS UMA VEZ, SE AÍ EXISTE LINHA DESCONTÍNUA)

 
rjbonifacio disse:
entao se na DAAA, isso foi bem explicado e assinado pelos dois, reclama como um doido, porque tens razao 8)

- 1º Deduzo que seja dentro de um localidade.
- 2º Se dizes que á uma curva a 100/150 m ele vem em excesso de velocidade (os condutores são obrigados a adoptar a velocidade que lhes permita parar em 50 m.

- 3º Se ele está a mentira do pisca etc., tens de ser mais rápido faz um update á DAAA, e acrescenta 2 testemunhas a teu favor (que não é dificil arranjar ;) ).
 
Reclama pois tens a razão está do teu lado, o outro condutor foi inconsciente e nao teve nenhuma precaução, se tens o pisca a dar indicação para a esquerda ele nunca na vida te poderia ultrapassar pela esquerda!

Como a estrada é estreita ele teria de esperar que tu efectuasses a manobra ;)

Como ele se está de dificil e a inventar, tu também tens de inventar quer seja testemunhas ou velocidades excessivas do outro condutor, boa sorte!
 
pratinhol disse:
- 3º Se ele está a mentira do pisca etc., tens de ser mais rápido faz um update á DAAA, e acrescenta 2 testemunhas a teu favor (que não é dificil arranjar ;) ).

se nao me engano, testemunhas apresentadas a posteriori, nao sao validas, nem ouvidas sequer.
para serem validas , as testemunhas tem de assinar a DAAA no local do acidente.

ja me tentaram comer assim, apresentando testemunhas depois mais tarde ao balcão da seguradora, e isso acabou com a culpa a ser assumida pela seguradora do outro veiculo, quando o mais provavel era ser 50-50, e ainda ouve uma acçao em tribunal por parte da seguradora contra o dono do veiculo que tentou mentir ao apresentar testemunhas falsas...

mas informa-te na tua companhia de seguros se podes apresentar ou nao testemunhas.

boa sorte para essa situção sempre desagradavel.
 
dani7 disse:
se nao me engano, testemunhas apresentadas a posteriori, nao sao validas, nem ouvidas sequer.
para serem validas , as testemunhas tem de assinar a DAAA no local do acidente.
...

Então se um vizinho viu, e mais tarde lhe diz que viu, é sempre testemunha válida.

Por isso é que ás vezes ves no jornal pedidos de quem assistiu ao acidente x, no dia x, para telefonar. ;)

O que estava era a alerta-lo para não se deixar dormir, já que o outro estava a inventar.
 
as pessoas pedir no jornal nao quer dizer que depois as possam usar, mas como eu disse, no meu caso nao foi valido, e como disse novamente, ele que se informe na seguradora. e o melhor.

se for valido, que apresente 2 ou tres... :D :p :p
 
Back
Top