AC Para/Arranca (B5)

Boas!

O AC da minha B5 já anda há uns anos volta e meia para durante uns segundos/minutos e volta a arrancar.
Na altura vi os erro, e dava um erro relativo ao sensor da pressão do circuito.
Com o tempo tenho notado que só acontece quando o carro está no para arranca, ou parado, se o carro for em andamento nada acontece.
Falta de gás não é, pois já foi verificado , e o AC faz frio com fartura, com a temperatura no LO uma pessoa até fica com frio.
Reparei é que a ventoinha elétrica, nunca arranca...poderá ser esse o problema?

No Climatronic Quando , quando o AC desliga aparece me o erro 22.1 (e de vez enquando associado ao 22.3 )
Não tenho aqui o VagCom para ir ver o erro ao certo .
 

Anexos

  • 20200729_104427.jpg
    20200729_104427.jpg
    485,5 KB · Visualizações: 15
Referente a esse erro 22.1, se dizes que tens a certeza que tens gaz, então será o sensor de pressão avariado. Na condição de pouco gaz, dá o mesmo erro. Agora decide qual o teu proximo passo. Seha como for, isso será feito numa casa que trabalhe com ac, e forçosamente, vão descarregar, trocar o sensor e repor o gaz após um teste as fugas e vacuo.
 
Certo, sempre tive ser o sensor de pressão, mas como reparei que a ventoinha eléctrica não arrancava, mesmo com o AC ligado e o carro parado durante uns bons minutos, pensei que isso fosse criar pressão a mais e fazer activar alguma segurança
Dado que o erro 22.1 indica "A/C Refrigerant High Pressure Switch, static open"
Vou fazer um teste com um sensor usado, se for mesmo o caso mando vir um novo.
Penso que não seja preciso retirar o gás, pelos vistos existe uma esfera a vedar, mas ainda tenho de investigar antes de ter a surpresa.
 
A ventoinha eléctrica obrigatoriamente deveria accionar com o AC em funcionamento.. algo se passa ai, vai ver isso quanto antes..
 
Certo, sempre tive ser o sensor de pressão, mas como reparei que a ventoinha eléctrica não arrancava, mesmo com o AC ligado e o carro parado durante uns bons minutos, pensei que isso fosse criar pressão a mais e fazer activar alguma segurança
Dado que o erro 22.1 indica "A/C Refrigerant High Pressure Switch, static open"
Vou fazer um teste com um sensor usado, se for mesmo o caso mando vir um novo.
Penso que não seja preciso retirar o gás, pelos vistos existe uma esfera a vedar, mas ainda tenho de investigar antes de ter a surpresa.
Salvo erro o sensor das b5 depois de 1997 controla tanto pressão alta como pressão baixa desatracando o compressor tanto numa como na outra situação. Também é através do sinal desse sensor que se faz a gestão da ventoinha.
 
acho que pelo output test ele ativa a ventoinha , mas sem certeza, agora não tenho o vagcom por perto , só depois das ferias
Mas se a ventoinha é accionada pelo sensor de pressão, também pode vir dai o problema da ventoinha não ligar.
Hoje durante a tarde o AC parou umas 2 ou 3 vezes, e com o carro em andamento, coisa que normalmente não acontece, só mesmo no para arranca ou com o carro parado

Vou actualizando o topico...
 
acho que pelo output test ele ativa a ventoinha , mas sem certeza, agora não tenho o vagcom por perto , só depois das ferias
Mas se a ventoinha é accionada pelo sensor de pressão, também pode vir dai o problema da ventoinha não ligar.
Hoje durante a tarde o AC parou umas 2 ou 3 vezes, e com o carro em andamento, coisa que normalmente não acontece, só mesmo no para arranca ou com o carro parado

Vou actualizando o topico...
O que me leva a pensar no sensor.
Em andamento vai arrefecendo o radiador.
Parado não arrefece e o ac para de dar frio.
Até diria que a eficiencia do teu ac está bem abaixo do que deveria ser. Não deve dar frio de jeito em dias de grande calor.
 
O gás foi verificado o ano passado, tinha la o que era necessário , ele foi carregado uma vez só, há uns 8 anos :D
Hoje devem de estar uns 30/35°C sem grandes problemas, e faz frio...até ao momento que para.
Mas como disse, faz frio com força, uma pessoa até fica com frio dentro do carro, nem o do meu A3 chega a tanto, acho que nem a A6.

A ideia que tenho é essa, é em andamento o arrefecimento do radiador é suficiente, agora parado, a coisa muda, a questão é se o problema está na ventoinha se no sensor de activa a ventoinha
 
Tenho aqui 2 sensores, logo a noite vou trocar ver se o problema se mantém.
Vieram a custo zero, portanto, não me posso queixar .
Já estive a ver , o sensor pode ser retirado sem tirar o gás , pois existe uma válvula onde enrosca o sensor
 
Troquei o sensor, ficou igual, voltei a por o sensor original.
Chegam 12V a ficha da ventoinha, mas ela não dava sinal de vida , bati com uma chave na traseira da ventoinha, arrancou logo.
Mas assim que para já não arranca, tenho de trocar a ventoinha ou ver se não há algum mau contacto .
Portanto o problema é mesmo a ventoinha não arrancar
 
Tive o mesmo problema no meu b5, ventoinha avariada, com o carro parado a ventoinha tentava arrancar mas não conseguia, só em andamento é que conseguia fazer frio devido à deslocação do ar.
 
Back
Top