Isso de dizer que pode ser isto, pode ser aquilo... é o adivinhar. Mais valia adivinhar os números do euromilhões e comprar um carro novo.
Podem ser inúmeras coisas, pode ser uma coisa de nada!
Quando o eletricista fez o diagnóstico, o erro (luz aviso) estava presente?
Faz o que diz o
@madlima29 ou se tiveres oportunidade, liga o vagcom e anda com ele em estrada (e com quem saiba interpretar) para ver se "apanhas" o erro em direto.
Eu tive há tempos um stress com a luz do ESP e ASR acesas (não notava nada no carro exceto que não tinha control de tração), com o meu vag umas vezes não encontrava erro, outras era o ABS, outras era o sensor aceleração lateral etc...Variava sempre. Também me deram (na boa fé) várias hipóteses do que poderia ser, nenhuma foi a certa. Até os pneus troquei na esperança de resolver. Só quando falei com um amigo eletricista que tem um vag oficial, apagamos o erro do ABS que na altura era o presente e fizemos o teste em estrada. Ao fim de rodar 3 km é que descobrimos, e ficamos intrigados com a leitura pois o que nos apontava o vag não fazia grande sentido. O código do erro agora não me lembro, mas era algo como "Falha esporádica de comunicação medidor massa ar- ECU". Pensamos: o que tem o m. massa ar a ver com o ESP e ASR ? O carro puxava normal e as médias estavam como sempre.
Chegados à oficina desse amigo desliguei o carro, esperamos meia hora e voltamos a fazer o diagnóstico. O erro já era outro, algo com o ESP. Arranjei um medidor massa ar emprestado para ensaio, apaguei os erros e andei 15 dias com ele. Não voltou a acender nenhuma luz, conseguia ligar/desligar o control tração finalmente. Mandei vir um novo OEM e até hoje não tive mais chatice.
Mas o meu carro é mais velho e motorização diferente. Serve este testamento apenas para lembrar que com adivinhas só mesmo uma coincidência ou alguém com o mesmo veiculo e que tivesse exatamente o mesmo problema.
