boomtriker disse:
boas...
nestes ultimos dias tenho reparado que o ponteiro da temperatura esta sempre nos 60, 65 graus, se eu puxar por ele chega aos 90 graus mas é presico puxar durante um longo periodo de tempo....
e quando sobe é muito devagar, depois se torno a andar devagar a temperatura comeca a descer....
vi algures no forum falarem do sensor de temperatura, e no termostato, qual deles podera ser????????
e se alguem ja trocou num motor 2.5tdi, podia me dar umas luzes de aonde se encontra esse sensor....
cump...
Boas,
desculpa usar aqui o teu post, para tirar aqui uma duvida tambem em relação ao meu argolas.
tenho um A3 8L e os sintomas são praticamente iguais, ou iguais mesmo:
Neste Verão passado, comecei com esse tipo de problemas, mas como tenho o quadrante estragado ( o manometro do gasoleo) e fui á marca, dizendo eles que tanto o problema do ponteiro do gasoleo como o da temperatura, se devia unica e exclusivamente ao quadrante. fiquei descansado.
Quando fui de férias, e fiz mais ou menos 1000 Km seguidos, o carro fazia-me isto:
se fosse em aceleração, tudo bem, o ponteiro ia ali certinho nos 90º
se, numa descida longa, e fiz isso algumas vezes para confirmar bem, e inclusive, troquei de carro, com o meu irmão, para ele conduzir o meu, e experimentar, o ponteiro começava a descer, quando tornava a puxar por ele, passado um pouco o ponteiro voltava ao normal...............mas nem sempre isto acontecia, que por vezes, ao deixa-lo ir desengatado, na casa dos 130km, só para testar a minha teoria, ficava fod..............., porque o ponteiro ficava nos 90 certinho.
Atribuo isto a duas coisas:
ou o tempo que ia desengatado, não era o suficiente para arrefecer, ou na zona em que eu circularia a temperatura ambiente fosse tão alta (40º-45º graus) que não desse para arrefecer e a temperatura do carro se mantivesse nos 90º
Fui á marca novamente, continuaram a dizer-me que era do quadrante..............esqueci o assunto e deixei o carro andar assim.
Agora, e uma vez que sou da zona Norte, as temperaturas aqui no inverno, não são para bricadeira, e o meu argolas anda-me a f................. a cabeça novamente.
nem que o deixe ligado ao relantim uma data de tempo, o ponteiro não sobe !!!!!!!!!!!! só depois de começar a andar e passado muito tempo, pois porque tenho medo tambem, não o esforço muito e talvez por isso ele demore mais a atingir a temperatura de serviço, os tais 90º.
vou testar o truque dos tubos, se o ligar e os tubos começarem a ficar logo quentes, é porque deve ser do termoestato, e ficou estragado, mas na posição de aberto, certo !!!!!!!
se o termoestato estiver bom, um dos tubos não pode ficar logo quente, só passado algum tempo, quando ele atinguir a temperatura de cerviço, o termoestato abre, certo!!!!!!!!
Não existem uns codigos que se metem no climatronic, que dá para ver a temperatura do motor, da água, etc ???
Alguem tem isso???
se o problema for do termoestato: onde se localiza no A3 8l ? tenho que tirar a distribuição?
se o problema for da tal valvula da temperatura, onde se localiza ?
Obrigado a todos,
mais uma vez, peço desculpa ao boomtriker, por ter usado o topic dele, tambem para o meu problema.