Olá a todos,
Espero que tenham a paciência de ler e que me ajudem a descobrir algo que até pode ser de fácil identificação.
Tenho uma audi A6 c4 2.5 Tdi de 1995, motor de 5 cilindros (AAT) e desde 2011 ainda só fiz 15.000km com ela, em virtude de pouco depois ter passado a ter viatura de trabalho.
No entanto, quando a recebi, apercebi-me, para meu desgosto, que para além de babar gasóleo da bomba, também tinha dificuldade a pegar a frio e quando finalmente pegava, mandava uma valente fumarada e ficava muito irregular até que passados uns 5 segundos, normalizava. Resolvi estes problemas trocando as duas juntas principais da bomba e um O-ring e colocando a bomba no ponto certo, usando o vag-com.
Entretanto troquei de bicos de injector por Bosio PP764 e mandei limpar e calibrar, pois quando tirei os que lá estavam, vi que 3 deles estavam babados (cor preta) e as respectivas velas também estavam assim. Já com bicos novos, as velas têm estado secas.
O anterior proprietário disse-me que o carro teve a junta queimada na mão dele e que ele consumia agua. Mas não consumia óleo. Quem me vendeu o carro, já me tinha falado da junta, trocaram-na e trocaram também as correias toas antes de me vender. Eu quando vi o carro, já tinha tudo trocado.
Na minha mão, o carro não me consome água e o líquido está rosado.
Agora eis o problema principal !
Houve um sintoma que nunca desapareceu. Quando ligo o carro (e mesmo quando está quente) está sempre a sair uma “brisa” de fumo acizentado do escape. Parece que nem acompanha a cadência do ciclo do motor. É uma coisa leve, mas que se vê. No Inverno então ve-se muito bem, pois fica no ar e não é vapor.
Se estiver no transito durante muito tempo…. Quando finalmente arranco, sai um “puff” de fumo desta cor.
E o carro gasta cerca de 1 litro de óleo (do máximo ao mínimo da zona picotada da vareta) por cada 3000/4000km. Na melhor das hipóteses.
Quando fiz a primeira revisão, pus óleo 10w40 Shell Helix HX7. Mas depois troquei para BP 7000 Sport 5w40 que era o que usava na A4 AFN. O consumo de óleo não mudou com a troca de oleo.
Apesar de não ter folga nenhuma, já troquei o turbo K14 entretanto também. E ficou igual. Aproveitei e vi que o turbo anterior não tinha oleo na parte quente e que cada uma das 5 saídas que vão ao colector de escape estavam meramente com carvão e não estavam babadas com goma de óleo.
A EGR fechei electronicamente e com junta... ficou igual.
Pus o carro a trabalhar destapando a saída da EGR e o fumo sai da mesma cor : ligeiramente acizentado. E faz um grande ronco também.
O tubo da CCV deita fumo quase sem cor. Tem cheiro de gasoleo queimado, mais do que de óleo.
Já fui atrás do carro, de manhã, frio, e vi que fazia umas fumaças a arrancar de côr acizentada e muito raramente para o azulado muito clarinho. Mas não era aquele azulinho perfeito mais escuro como se costuma ver. É mais cizento e é mais visível em acelaração. Conforme se vai andando, vai-se vendo cada vez menos. Quando se para, vai aparecendo.
Se for sempre andando com o carro e com ele já quente, esta fumaça não é visível ou é quase imperceptível.
Em desacelaração (a descer uma serra), não vejo nada.
Tirei a vareta do oleo e faz um vacuo ligeiro. Tirei a tampa do oleo e faz mais vácuo. Aparentemente nas C4 2.5 TDi isto é normal. No cárter, tenho um ligeiro vácuo também.
O cheiro, é tipo escavadora pois alguém lhe tirou o miolo catalizador. A frio cheira a mais a enxofre (gasóleo) quando é a quente é mais a escavadora ou melhor ainda, a camioneta de reboque !
Troquei também uma membrana de borracha que fica dentro da tampa das válvulas e que “modera” a reciclação dos vapores do oleo.
Óleo no intercooler não tenho, só “transpiração”. Óleo no tubo que vai ao colector de admissão é ZERO. Está absolutamente seco, o que nunca vi antes em nenhum TDi. É estranho.
Fiz um teste de compressão e os valores dos cilindros 2, 3 e 4 estão entre 29,5 bar e 31 bar. Falta fazer o nº1 e o nº5, pois só agora temos adaptador.
Tirando isto, o carro trabalho certinho, pega à 1º a frio ou quente. Puxa muitíssimo bem e apesar da cilindrada, faz consumos entre 5,8/6,0 (viagem) e 6,7-7,0 (misto) a cada 100km. Só cidade e vai para os 8l/100. É um prazer conduzi-la.
Fico a aguardar as vossas sugestões.
Obrigado!.
Espero que tenham a paciência de ler e que me ajudem a descobrir algo que até pode ser de fácil identificação.
Tenho uma audi A6 c4 2.5 Tdi de 1995, motor de 5 cilindros (AAT) e desde 2011 ainda só fiz 15.000km com ela, em virtude de pouco depois ter passado a ter viatura de trabalho.
No entanto, quando a recebi, apercebi-me, para meu desgosto, que para além de babar gasóleo da bomba, também tinha dificuldade a pegar a frio e quando finalmente pegava, mandava uma valente fumarada e ficava muito irregular até que passados uns 5 segundos, normalizava. Resolvi estes problemas trocando as duas juntas principais da bomba e um O-ring e colocando a bomba no ponto certo, usando o vag-com.
Entretanto troquei de bicos de injector por Bosio PP764 e mandei limpar e calibrar, pois quando tirei os que lá estavam, vi que 3 deles estavam babados (cor preta) e as respectivas velas também estavam assim. Já com bicos novos, as velas têm estado secas.
O anterior proprietário disse-me que o carro teve a junta queimada na mão dele e que ele consumia agua. Mas não consumia óleo. Quem me vendeu o carro, já me tinha falado da junta, trocaram-na e trocaram também as correias toas antes de me vender. Eu quando vi o carro, já tinha tudo trocado.
Na minha mão, o carro não me consome água e o líquido está rosado.
Agora eis o problema principal !
Houve um sintoma que nunca desapareceu. Quando ligo o carro (e mesmo quando está quente) está sempre a sair uma “brisa” de fumo acizentado do escape. Parece que nem acompanha a cadência do ciclo do motor. É uma coisa leve, mas que se vê. No Inverno então ve-se muito bem, pois fica no ar e não é vapor.
Se estiver no transito durante muito tempo…. Quando finalmente arranco, sai um “puff” de fumo desta cor.
E o carro gasta cerca de 1 litro de óleo (do máximo ao mínimo da zona picotada da vareta) por cada 3000/4000km. Na melhor das hipóteses.
Quando fiz a primeira revisão, pus óleo 10w40 Shell Helix HX7. Mas depois troquei para BP 7000 Sport 5w40 que era o que usava na A4 AFN. O consumo de óleo não mudou com a troca de oleo.
Apesar de não ter folga nenhuma, já troquei o turbo K14 entretanto também. E ficou igual. Aproveitei e vi que o turbo anterior não tinha oleo na parte quente e que cada uma das 5 saídas que vão ao colector de escape estavam meramente com carvão e não estavam babadas com goma de óleo.
A EGR fechei electronicamente e com junta... ficou igual.
Pus o carro a trabalhar destapando a saída da EGR e o fumo sai da mesma cor : ligeiramente acizentado. E faz um grande ronco também.
O tubo da CCV deita fumo quase sem cor. Tem cheiro de gasoleo queimado, mais do que de óleo.
Já fui atrás do carro, de manhã, frio, e vi que fazia umas fumaças a arrancar de côr acizentada e muito raramente para o azulado muito clarinho. Mas não era aquele azulinho perfeito mais escuro como se costuma ver. É mais cizento e é mais visível em acelaração. Conforme se vai andando, vai-se vendo cada vez menos. Quando se para, vai aparecendo.
Se for sempre andando com o carro e com ele já quente, esta fumaça não é visível ou é quase imperceptível.
Em desacelaração (a descer uma serra), não vejo nada.
Tirei a vareta do oleo e faz um vacuo ligeiro. Tirei a tampa do oleo e faz mais vácuo. Aparentemente nas C4 2.5 TDi isto é normal. No cárter, tenho um ligeiro vácuo também.
O cheiro, é tipo escavadora pois alguém lhe tirou o miolo catalizador. A frio cheira a mais a enxofre (gasóleo) quando é a quente é mais a escavadora ou melhor ainda, a camioneta de reboque !
Troquei também uma membrana de borracha que fica dentro da tampa das válvulas e que “modera” a reciclação dos vapores do oleo.
Óleo no intercooler não tenho, só “transpiração”. Óleo no tubo que vai ao colector de admissão é ZERO. Está absolutamente seco, o que nunca vi antes em nenhum TDi. É estranho.
Fiz um teste de compressão e os valores dos cilindros 2, 3 e 4 estão entre 29,5 bar e 31 bar. Falta fazer o nº1 e o nº5, pois só agora temos adaptador.
Tirando isto, o carro trabalho certinho, pega à 1º a frio ou quente. Puxa muitíssimo bem e apesar da cilindrada, faz consumos entre 5,8/6,0 (viagem) e 6,7-7,0 (misto) a cada 100km. Só cidade e vai para os 8l/100. É um prazer conduzi-la.
Fico a aguardar as vossas sugestões.
Obrigado!.
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