[A4 B8] [DIY] Retrofit Sensor Chuva e Luz - Coming/Leaving Home

Não me responsabilizo por qualquer dano, seja no carro ou na pessoa!
Se ficarem com os sacos a porta, também não me responsabilizo!

:D:D:D:D:D

Vamos lá começar o DIY:

Este DIY é para carros de 2010>, visto terem a vida facilitada e uma boa parte das peças necessárias já instaladas, caso seja anterior a 2010 aconselho a trocar o para-brisas para o mais recente e adquirir a peças necessárias para o para-brisas.

Se quiserem desligar a bateria, por questões de segurança, insiram a chave sem ligar a ignição, e desliguem a bateria. Assim se for preciso rodar o volante podem o fazer e ajuda a consumir a energia residual para não terem nenhuma surpresa.

O mais importante neste retrofit são o sensor e o modulo de controlo das luzes.
O sensor podem escolher o:
-8K0 955 559
-8K0 955 559C(mais recente)

Existe o 8K0955559A mas não funciona no B8, existe também o 8K0955559B mas não posso confirmar se funciona.

Precisam também do adesivo para colocar entre o sensor e o vidro:

- 4E0 955 609

O modulo de luzes existe varias hipóteses, desde que tenham a função AUTO funciona qualquer um.
No meu caso escolhi o 8K0941531 AS, visto suportar a função de assistente de máximos.
Existem umas variantes com o manipulo todo preto, mas acho que ninguém os usa. :D

Alem disto precisam de:

- Cabos para o retrofit
- 1C0 973 119B (ficha de 3 pinos)
- 000 979 009E (pinos para a ficha 3x)
- 000 979 135E (pino para o fusível)
- Olhal para a massa
- Fita cola de tecido/anti-fogo

Ou compram o cabo já feito na kufatec. :)

O material necessário(cablagem de um M5 :p )

DSCF8868_zps2b98fb6a.jpg

Conectores:

DSCF8870_zpsf6bc2bbd.jpg

Sensor e adesivo:

DSCF8869_zps9a694daa.jpg

Vamos começar! :)


Começam por retirar a protecção dos cabos apertando a zona do lado do espelho e puxam:

DSCF8872_zpsef3fce69.jpg

Ficam apenas com a ficha do espelho / sensor de humidade:

DSCF8874_zps4bf826bc.jpg

Retiram o plafonier, que está seguro por um parafuso T20 na zona do porta óculos:

DSCF8875_zps3e6c333a.jpg

Depois de remover o parafuso, basta puxar pelo plafonier (de preferência mais pela frente)
Aqui com as fichas já desligadas:
DSCF8877_zps235a5c0c.jpg

Para remover o espelho, basta rodar a base do espelho no sentido contrario dos ponteiros do relógio:
DSCF8883_zps6549ef0e.jpg

Removem a peça que segura o sensor com ajuda de uma chave de fendas:

DSCF8884_zps5d7ffeaa.jpg

DSCF8885_zpsd66e6277.jpg

Para tirar o "dummy" basta puxar por ele:

DSCF8888_zps7bead028.jpg

Antes de aplicar o sensor limpem bem a zona onde ele fica(pode ser com álcool)
DSCF8889_zpscee673d4.jpg

A comparação entre o verdadeiro sensor e o falso :D

DSCF8891_zpsb16f794b.jpg

Apliquem o adesivo com cuidado, usem a película transparente que ele tem para o moldar, o modo de aplicação é como nas películas de ecrã começam de um lado e sempre devagar.

DSCF8892_zps509708ad.jpg

Se ficarem micro-bolhas não tem problema, eventualmente acabam por sair ;)

A cablagem podem usar o Elsawin para ver, quem não tem deixo aqui a imagem:

elsawin_zpsd1fa8d17.jpg

Sensor G397
Pino 1 - Fusível 5A na posição 12 na caixa de fusíveis beije.
Pino 2 - Massa
Pino 3 - Ficha T16b pin 2

A cablagem final com fios extras para o retrofit do espelho com HBA:

DSCF8894_zps73622e8a.jpg

Podem passar os cabos levantado ligeiramente o forro do tecto, puxam do lado do plafonier e do pilar A de maneira a que a cablagem fique a passar junto aos outros cabos:

DSCF8896_zpse55da5e0.jpg

DSCF8903_zpsc887834d.jpg

Para remover a cobertura do pilar A, tiram a tampa que diz Airbag e devem ver um parafuso T20

DSCF8878_zps9a9b4726.jpg

Tenham cuidado com o Airbag tentem não lhe mexer: :oops:

DSCF8879_zpsd702200c.jpg

Removam a tampa dos fusiveis e uma peça preta que fica ao lado:

DSCF8880_zpsaab64016.jpg

Passem a cablegem junto á existente e prendam a esta: OEM Style 8)

DSCF8897_zps396a60f9.jpg

Removem o suporte dos fusíveis para ter mais espaço e porque vai ser necessário mexer nele :D

DSCF8904_zps8573cf2a.jpg

Metam-se debaixo do tabier e procurem isto:

Untitled2.jpg

263aosl.jpg


Tirem a ficha beije/amarelada (raio de cores esquisitas)
Aqui já sem a protecção colorida:

DSCF8907_zps16fb0f01.jpg

O pino que precisamos é o nº2 e como já é utilizado a ligação pode ser feita usando um "agarra corrente" ou podem cortar fio, soldar e isolar. Eu usei este ultimo porque como é uma ligação definitiva fica mais segura e com melhor aspecto. O cabo a ligar é o que vem do pin 3 do sensor.

Depois de soldado e isolado fica com este aspecto:

DSCF8908_zpsb031866f.jpg

DSCF8910_zpsb453e005.jpg

Com a ligação feita, podem volta a ligar a ficha.

Os 12V usam o pino que compraram para ligar a caixa de fusíveis, soldam ao fio que vem do sensor(pin 1).

Ligam no ST2 posição 12:

1rrvk0.jpg


DSCF8905_zps06beae18.jpg

A massa fui buscar onde o sensor vai originalmente, ao fundo do pilar A. Para lá chegar precisam de remover a pega da abertura do capot, que tem uma peça por trás que a tranca, puxam pela peça.
Para remover o plástico ao longo da porta basta puxar ou usar um remove plásticos, visto ser preso por 3 molas.

A ideia é chegarem a isto:

DSCF8912_zps1011db9d.jpg

Removem a porca tamanho 10 e ligam lá a vossa massa(pin 2 do sensor):

DSCF8913_zps57f72502.jpg

No final coloquem o fusível, o recomendado é de 5A, mas o mais pequeno que tinha era de 7.5A(podem ver no final da caixa)

DSCF8940_zpse1890961.jpg

Não se esqueçam de prender/isolar bem os fios depois de tudo feito!

Antes de começar a colocar os plasticos troquem o comutador de luzes:

Removem a ficha que ele tem e empurram de dentro para fora:

DSCF8941_zps269ca2e7.jpg

DSCF8943_zps5b43e39b.jpg

Comparação do manual com o automatico:

DSCF8942_zps6f47520f.jpg

DSCF8871_zpsd7147e26.jpg

No sitio:

DSCF8944_zps1e391573.jpg

Voltem a ligar a ficha.

Coloquem os plásticos/plafonier todos novamente no sitio e liguem a bateria.

Agora só falta codificar!
Acedem ao modulo 9 e activam as seguintes funções:

luz_zpse004ab53.jpg

Os mínimos ligam sempre com leaving/coming home, podem é escolher entre os médios ou os faróis de nevoeiro, no meu caso escolhi o ultimo.

E activam o sensor de chuva/luz:

luz2_zps49a850c2.jpg

Fazem "Do it!" e se forem ao menu CAR do MMI, opção "luzes exteriores" tem lá novas funções. :)
Se colocarem o modulo de luzes em AUTO e estiverem num sitio mais escuro as luzes devem ligar, se não ligarem tem um problema de juntas. :D

Para configurar o sensor, acedem ao modulo 09 na mesma, carregam no botão de coding e alteram logo ao inicio na dropdown list para o vosso sensor. Ou seja o vosso sensor fica como se fosse um mini-modulo a parte:

chuva_zps5577e45f.jpg

Quando acedem ao modulo podem configurar como quiserem:

Este menu tem a opção de quando passam os 140kmh acender as luzes, mas como eu não passo dos 120 não activei :p

luz5_zps02313b16.jpg

O bit 6 está tapado com a lista, mas serve para desactivar o sensor de chuva caso o vidro seja a prova de bala, penso que não seja o vosso caso. :lol:

Sensibilidade do sensor de Luz:

luz3_zps53ee8a92.jpg

Sensibilidade do sensor de chuva:

luz4_zps5638b8df.jpg

Tem imensas configurações e assim podem jogar com a sensibilidade do sensor.

Agora já tem um extra que qualquer carro francês recente tem de origem. :lol::lol:

Se tiverem algum duvida perguntem!
:audipt:
 
Last edited:
Re: [A4 B8] [DIY] Retrofit Sensor Chuva e Luz

Muitos parabéns.:palmas:
Grande trabalheira que vale a pena. Experiencia própria.
Eu filo no meu b7, e uma mode de grande valor...lol:)
 
Re: [A4 B8] [DIY] Retrofit Sensor Chuva e Luz

Muito bom!! Parabens
Obrigado. :)

Parabéns pelo trabalho e partilha ;)
Obrigado pelo fornecimento de peças. :)

Muitos parabéns.:palmas:
Grande trabalheira que vale a pena. Experiencia própria.
Eu filo no meu b7, e uma mode de grande valor...lol:)
Obrigado.
Em termos de utilidade é muito bom, principalmente o de chuva e o de luz com o coming/leaving home.

que coragem xD respect
:lol:
Com cuidado e as ferramentas certas, só é preciso calma. :)

muitos parabéns ... muito bom
Obrigado. :)
 
Boa tarde,

Antes demais parabéns pela trabalho realizado... muito bom mesmo!

Recentemente adquiro um Audi A5 B8 de 2013 e constatei que não trouxe sensor de chuva e luz. Por esse mesmo motivo comprei o sensor 8U0 955 559 B e o módulo 8K0 941 531 AS com opção "Auto" para fazer a alteração que pretendo para o meu carro.

A mesma questão é a seguinte... para ativar o sensor de chuva e luz, bem como a opção Coming/Leaving Home a codificação no VAG é exatamente como foi descrito aqui ou sofre alterações?

E outra questão, preciso de fazer outro tipo de ligações extra com foi feito aqui... ou basta substituir as peças e configurar com VAG?

Obrigado!
 
Não me responsabilizo por qualquer dano, seja no carro ou na pessoa!
Se ficarem com os sacos a porta, também não me responsabilizo!

:D:D:D:D:D

Vamos lá começar o DIY:

Este DIY é para carros de 2010>, visto terem a vida facilitada e uma boa parte das peças necessárias já instaladas, caso seja anterior a 2010 aconselho a trocar o para-brisas para o mais recente e adquirir a peças necessárias para o para-brisas.

Se quiserem desligar a bateria, por questões de segurança, insiram a chave sem ligar a ignição, e desliguem a bateria. Assim se for preciso rodar o volante podem o fazer e ajuda a consumir a energia residual para não terem nenhuma surpresa.

O mais importante neste retrofit são o sensor e o modulo de controlo das luzes.
O sensor podem escolher o:
-8K0 955 559
-8K0 955 559C(mais recente)

Existe o 8K0955559A mas não funciona no B8, existe também o 8K0955559B mas não posso confirmar se funciona.

Precisam também do adesivo para colocar entre o sensor e o vidro:

- 4E0 955 609

O modulo de luzes existe varias hipóteses, desde que tenham a função AUTO funciona qualquer um.
No meu caso escolhi o 8K0941531 AS, visto suportar a função de assistente de máximos.
Existem umas variantes com o manipulo todo preto, mas acho que ninguém os usa. :D

Alem disto precisam de:

- Cabos para o retrofit
- 1C0 973 119B (ficha de 3 pinos)
- 000 979 009E (pinos para a ficha 3x)
- 000 979 135E (pino para o fusível)
- Olhal para a massa
- Fita cola de tecido/anti-fogo

Ou compram o cabo já feito na kufatec. :)

O material necessário(cablagem de um M5 :p )

View attachment 52539

Conectores:

View attachment 52540

Sensor e adesivo:

View attachment 52541

Vamos começar! :)


Começam por retirar a protecção dos cabos apertando a zona do lado do espelho e puxam:

View attachment 52542

Ficam apenas com a ficha do espelho / sensor de humidade:

View attachment 52543

Retiram o plafonier, que está seguro por um parafuso T20 na zona do porta óculos:

View attachment 52544

Depois de remover o parafuso, basta puxar pelo plafonier (de preferência mais pela frente)
Aqui com as fichas já desligadas:
View attachment 52545

Para remover o espelho, basta rodar a base do espelho no sentido contrario dos ponteiros do relógio:
View attachment 52546

Removem a peça que segura o sensor com ajuda de uma chave de fendas:

View attachment 52547

View attachment 52548

Para tirar o "dummy" basta puxar por ele:

View attachment 52549

Antes de aplicar o sensor limpem bem a zona onde ele fica(pode ser com álcool)
View attachment 52550

A comparação entre o verdadeiro sensor e o falso :D

View attachment 52551

Apliquem o adesivo com cuidado, usem a película transparente que ele tem para o moldar, o modo de aplicação é como nas películas de ecrã começam de um lado e sempre devagar.

View attachment 52552

Se ficarem micro-bolhas não tem problema, eventualmente acabam por sair ;)

A cablagem podem usar o Elsawin para ver, quem não tem deixo aqui a imagem:

View attachment 52553

Sensor G397
Pino 1 - Fusível 5A na posição 12 na caixa de fusíveis beije.
Pino 2 - Massa
Pino 3 - Ficha T16b pin 2

A cablagem final com fios extras para o retrofit do espelho com HBA:

View attachment 52554

Podem passar os cabos levantado ligeiramente o forro do tecto, puxam do lado do plafonier e do pilar A de maneira a que a cablagem fique a passar junto aos outros cabos:

View attachment 52555

View attachment 52556

Para remover a cobertura do pilar A, tiram a tampa que diz Airbag e devem ver um parafuso T20

View attachment 52557

Tenham cuidado com o Airbag tentem não lhe mexer: :oops:

View attachment 52558

Removam a tampa dos fusiveis e uma peça preta que fica ao lado:

View attachment 52559

Passem a cablegem junto á existente e prendam a esta: OEM Style 8)

View attachment 52560

Removem o suporte dos fusíveis para ter mais espaço e porque vai ser necessário mexer nele :D

View attachment 52561

Metam-se debaixo do tabier e procurem isto:

View attachment 52562

263aosl.jpg


Tirem a ficha beije/amarelada (raio de cores esquisitas)
Aqui já sem a protecção colorida:

View attachment 52563

O pino que precisamos é o nº2 e como já é utilizado a ligação pode ser feita usando um "agarra corrente" ou podem cortar fio, soldar e isolar. Eu usei este ultimo porque como é uma ligação definitiva fica mais segura e com melhor aspecto. O cabo a ligar é o que vem do pin 3 do sensor.

Depois de soldado e isolado fica com este aspecto:

View attachment 52564

View attachment 52565

Com a ligação feita, podem volta a ligar a ficha.

Os 12V usam o pino que compraram para ligar a caixa de fusíveis, soldam ao fio que vem do sensor(pin 1).

Ligam no ST2 posição 12:

1rrvk0.jpg


View attachment 52566

A massa fui buscar onde o sensor vai originalmente, ao fundo do pilar A. Para lá chegar precisam de remover a pega da abertura do capot, que tem uma peça por trás que a tranca, puxam pela peça.
Para remover o plástico ao longo da porta basta puxar ou usar um remove plásticos, visto ser preso por 3 molas.

A ideia é chegarem a isto:

View attachment 52567

Removem a porca tamanho 10 e ligam lá a vossa massa(pin 2 do sensor):

View attachment 52568

No final coloquem o fusível, o recomendado é de 5A, mas o mais pequeno que tinha era de 7.5A(podem ver no final da caixa)

View attachment 52569

Não se esqueçam de prender/isolar bem os fios depois de tudo feito!

Antes de começar a colocar os plasticos troquem o comutador de luzes:

Removem a ficha que ele tem e empurram de dentro para fora:

View attachment 52570

View attachment 52571

Comparação do manual com o automatico:

View attachment 52572

View attachment 52573

No sitio:

View attachment 52574

Voltem a ligar a ficha.

Coloquem os plásticos/plafonier todos novamente no sitio e liguem a bateria.

Agora só falta codificar!
Acedem ao modulo 9 e activam as seguintes funções:

View attachment 52575

Os mínimos ligam sempre com leaving/coming home, podem é escolher entre os médios ou os faróis de nevoeiro, no meu caso escolhi o ultimo.

E activam o sensor de chuva/luz:

View attachment 52576

Fazem "Do it!" e se forem ao menu CAR do MMI, opção "luzes exteriores" tem lá novas funções. :)
Se colocarem o modulo de luzes em AUTO e estiverem num sitio mais escuro as luzes devem ligar, se não ligarem tem um problema de juntas. :D

Para configurar o sensor, acedem ao modulo 09 na mesma, carregam no botão de coding e alteram logo ao inicio na dropdown list para o vosso sensor. Ou seja o vosso sensor fica como se fosse um mini-modulo a parte:

View attachment 52577

Quando acedem ao modulo podem configurar como quiserem:

Este menu tem a opção de quando passam os 140kmh acender as luzes, mas como eu não passo dos 120 não activei :p

View attachment 52578

O bit 6 está tapado com a lista, mas serve para desactivar o sensor de chuva caso o vidro seja a prova de bala, penso que não seja o vosso caso. :lol:

Sensibilidade do sensor de Luz:

View attachment 52579

Sensibilidade do sensor de chuva:

View attachment 52580

Tem imensas configurações e assim podem jogar com a sensibilidade do sensor.

Agora já tem um extra que qualquer carro francês recente tem de origem. :lol::lol:

Se tiverem algum duvida perguntem!
:audipt:
Trabalho espectacular. gastava de fazer essa mod no A4 B8 , mas não tenho prática neste tipo de inalação, por isso mesmo se houver por ai alguém que queira dar uma ajuda, estou disposto a pagar um lanche e umas bojecas. Aproveito a Deixa e pergunto a onde posso comprar todas esta peças e qual as Part-Number das mesma para o meu carro. aqui fica o VIN: WAUZZZ8K4AN016646.
Fico à espera de uma resposta dos entendidos na matéria.
Mais uma vez parabéns e obrigo. pele patilha.
 
A onde compraste o sensor 8K0955559C tenho pesquisado mas só encontrei usados, o que não me espira confiança, se puderes dar os Sites a onde compraste as peças era óptimo.
 
Comprei tudo no ebay, o sensor é usado no ebay mas até hoje nunca me deu qualquer problema ;)
Pois eu também só encontro no EBay usados, mas não consigo quem venda o Kite com cabos, sensor e interruptor completo. Tem um amigo meu que vende o kite todo completo novo de origem por 180€, o que achas?
 
Back
Top